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Proposta de Valor

Sumário

Com a globalização da internet, tem se tornado cada vez mais difícil ter uma empresa e se destacar no mercado, ante a grande quantidade de comércios que o consumidor tem acesso, logo, para destacar é preciso que o negócio tenha uma proposta de valor.

Manter um empreendimento em um mercado com ampla concorrência e até mesmo iniciar um novo negócio é trabalhoso e arriscado, sendo assim, é importante que esses estabelecimentos saibam como se diferenciar dos demais.

Nesse sentido, tendo em mente a necessidade das empresas se diferenciarem para continuarem no mercado, esse texto irá te mostrar tudo o que você precisa saber para se destacar ao criar uma proposta de valor para o seu negócio.

Antes de tudo, o que é proposta de valor?

Se você quer saber como se destacar no mercado, tem que saber o que é uma proposta de valor. Pois bem, ela é um elemento oriundo do marketing, que tem como propósito informar ao cliente os motivos pelo qual essa empresa seria relevante a ele.

Nessa proposta, a empresa mostrará ao consumidor porque ele deve usar sua marca e
a experiência que ela poderá oferecer ao cliente se ele optar por seus produtos ou serviços.

Em suma, o conceito trazido por Phillip Kotler resume bem o que é: “A proposta de valor é um conjunto de benefícios ou valores que se promete oferecer aos consumidores para satisfazer suas necessidades.”.

Importância da proposta de valor para um negócio

Elaborar uma proposta de valor de um empreendimento de maneira clara e transparentes é fundamental, pois é através dela que os clientes serão atraídos a conhecê-la.

Além disso, é por meio dela que os clientes irão apurar os motivos pelo qual ele deve escolher a sua marca, produto ou serviço ao invés da concorrência, eis que ela demonstrará tudo o que o negócio pode oferecer as necessidades do consumidor.

O que você precisa saber para montar a sua proposta de valor?

Para que seja possível criar a proposta de valor de um negócio eficiente, é importante
que o seu desenvolvedor se atente a alguns aspectos:

Público-alvo

Ter conhecimento de quem é o consumidor do negócio e identificar quais são as necessidades dele, para que você possa informá-lo se é capaz de solucioná-las;

Concorrentes

Conhecer seus concorrentes é fundamental, pois será necessário que você aponte na sua proposta o que tem a oferecer aos seus clientes que é um diferencial no mercado.

Benefício do seu produto

Conheça o produto que sua empresa tem a oferecer e pontue de forma clara quais as vantagens e benefícios que pode trazer aos consumidores;

Linguagem utilizada

Escolha usar uma linguagem clara e objetiva quando for montar a sua proposta de valor, deixando de forma transparente e despojada o que ela pode oferecer.

Como montar uma proposta de valor

É claro que existem inúmeras formas para sua criação, mas aqui vamos mostrar a estrutura mais fácil:

Título

Escreva, em uma frase curta, suas vantagens;

Subtítulo

Em 2 ou 3 linhas, explique o que é e para quem sua marca está direcionada e seus benefícios;

Use Bullet points

Liste de maneira breve o porquê a empresa deve ser escolhida, indicado as vantagens e benefícios que ela pode oferecer;

Recursos visuais

Use imagens para intensificar a mensagem.

Após essa leitura, você tem o conhecimento do que precisa saber para desenvolver uma proposta de valor eficiente a sua marca

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Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

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