Você sabe o que são vieses cognitivos? Mesmo que nunca tenha escutado o termo, saiba que você provavelmente já foi afetado por ele e está constantemente presente no seu dia a dia.
Os vieses cognitivos são basicamente processos de pensamento que ocorrem de forma inconsciente e originados pela tendência natural do cérebro de simplificar pensamentos e fazer inferências.
O viés cognitivo permite aos humanos utilizar atalhos de pensamento para lidar com tarefas do dia a dia, mas que também podem acarretar em interpretações irreais.
O que são vieses cognitivos?
O conceito de vieses cognitivos foi utilizado pela primeira vez em 1972 e é amplamente utilizado pela indústria e por designers para guiar os usuários ou ativar alguns gatilhos que os tornem mais suscetíveis a fazer algo desejado
Isso pode ser por exemplo passar mais tempo em uma página, realizar uma compra ou considerar uma empresa mais confiável. Alguns vieses comuns são:
Viés da ancoragem
É um dos vieses cognitivos mais comuns em sites de compras e mesmo lojas físicas. O viés da ancoragem representa a tendência do cérebro em confiar demais na primeira informação recebida ao tomar uma decisão.
Por exemplo, você entrou na página de um produto e bem no topo está um preço mais caro riscado e logo abaixo o novo preço. Inconscientemente seu cérebro passa a considerar uma boa proposta, pois tende a se atentar a informação que está em destaque, ou seja, o preço riscado.
Viés de beleza e usabilidade
A tendência do cérebro de achar que algo mais bonito e harmonioso também tende a ser mais funcional ou capaz. Pense, quando entra em um site com uma aparência pouco agradável, o que vem a sua mente?
Com certeza a confiabilidade do sistema não está entre os pensamentos iniciais e é por isso que investir em uma boa apresentação pessoal, um bom design ou ambiente bonito não são supérfluo, mas algo essencial aos negócios.
Viés de negatividade
Um dos vieses cognitivos mais perigosos. Ele indica a tendência do cérebro de se apegar mais aos acontecimentos negativos do que aos positivos e pode caber tanto a sistemas quanto na vida pessoal.
Não é incomum a pessoa receber diversos elogios, ser uma excelente profissional e ainda assim se apegar em feedbacks negativos.
Ou a pessoa se lembrar primeiro das experiências ruins em um site mesmo que no balanço geral tenha tido mais experiências positivas.
Viés de confirmação
A tendência do cérebro de valorizar novas informações que apoiam ideias existentes. Se você tem uma opinião, é comum que queira fazer com que fatos e dados se alinham a essa ideia.
Ou seja, as pessoas tendem a aceitar apenas os fatos que já estão de acordo com aquilo que possuem como crença.
Viés retrospectivo
A tendência de interpretar eventos passados como mais previsíveis do que realmente eram. Quando algo acontece e você acha que já havia indícios de que você não havia percebido?
Ou quando um amigo te conta uma situação inusitada e você se pergunta como ele não percebeu os sinais antes, afinal, era algo tão previsível. Pois é, provavelmente estas situações são o viés retrospectivo agindo na prática.
Efeito de custo afundado
Também chamada de falácia do custo irrecuperável, é a tendência do cérebro de continuar investindo em algo que claramente não está funcionando para evitar o fracasso.
Nosso cérebro não gosta de lidar com o fracasso e por isso tende a mascarar situações para evitar lidar com ele de frente. Isso pode ser um grande perigo no mundo dos negócios.
Estes são apenas alguns dos vieses cognitivos identificados no mercado e reconhecê-los com certeza te permitirá tomar decisões mais conscientes!