Pesquisar
Close this search box.

Círculo Cromático

Sumário

Muitas vezes não nos damos conta, mas é fato que as cores desempenham um papel fundamental no nosso dia a dia, influenciando as emoções e associações mesmo inconscientes. Por isso conhecer o círculo cromático é muito importante.

Estudos indicam que as cores podem inclusive nos afetar fisicamente, com determinadas tonalidades aumentando o apetite, alterando a pressão arterial ou acalmando os olhos.

Para quem trabalha com comunicação é uma ferramenta fenomenal de expressão. Para aqueles que não trabalham com design ou artes, conhecer o círculo cromático ainda é importante na medida que possibilita entender como as cores te afetam e fazer boas escolhas e combinações.

Círculo cromático e harmonização de cores

Combinar cores de forma harmoniosa requer certo conhecimento sobre o círculo cromático. Mas afinal, o que é e como ele funciona?

círculo cromático pode ser simplificado como um diagrama circular que é uma espécie de bússola para orientar escolhas de cores e suas combinações. O círculo é uma representação gráfica padrão das cores disponíveis.

Ele dispõe de doze cores que são baseadas no já conhecido sistema RGB d e verde, vermelho e azul. No círculo cromático as cores primárias são espaçadas e entre elas há as cores secundárias.

Lembrando que as cores primárias são azul, amarelo e vermelho e as cores secundárias são aquelas originadas da mistura das primárias, como roxo, verde, laranja, etc.

Já as cores terciárias, como é possível deduzir pelo nome, são originadas da mistura de uma cor primária e uma secundária. A ideia é que o círculo cromático poderia representar todas as cores existentes.

A cor principal como ponto de partida

Uma dica para quem quer montar uma composição de cores diversas mas com harmonia é sempre começar partindo de uma cor principal. Ela pode ser primária, secundária ou terciária e será o foco inicial para escolhermos as demais.

Feita essa escolha, podemos partir para a análise do círculo cromático e iniciar a composição, que pode ser realizada com a aplicação de algumas técnicas bem simples:

Cores complementares

As cores complementares como indicado pelo nome, são aquelas que se complementam e é fácil identificá-las no círculo cromático, pois são aquelas que estão em lados diretamente opostos.

É preciso dizer que são cores marcantes e quando combinadas isso é evidenciado. Exemplos mais comuns são amarelo e roxo, azul e laranja ou vermelho e verde.

Cores análogas

As cores análogas são ainda mais fáceis de identificar e são aquelas encontradas logo ao lado da sua cor principal no  círculo cromático, elas são visualmente agradáveis e relativamente próximas.

Tríades

Podemos dizer que a combinação de cores tríades é um pouco mais avançada. Consiste em combinar opções que estão equidistantes entre si no círculo cromático.

Pode ser uma escolha extremamente elegante quando uma das cores é aplicada como destaque (cor principal) e as outras duas como realce de detalhes.

Em algumas situações pode parecer confuso aos olhos e por isso mencionamos anteriormente que é uma combinação que requer maior familiaridade com o círculo cromático.

Monocromático

O monocromático é uma harmonização que dispensa maiores explicações, a combinação de cores iguais e com leves nuances de diferença já é consagrada no design, na moda e nas artes.

É sofisticado, elegante e minimalista, mas requer um certo cuidado para que também não se torne monótono, seja com aplicação de textura, fontes diferentes, formas ou outros recursos visuais.

A combinação de cores é algo aprimorado com a prática. Esperamos que este texto sobre o círculo cromático possa te ajudar a escolher boas combinações e harmonizar as cores mais facilmente no seu dia a dia, seja você um profissional das artes ou não.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Proposta de Valor

Com a globalização da internet, tem se tornado cada vez mais difícil ter uma empresa e se destacar no mercado, ante a grande quantidade de comércios que o consumidor tem acesso, logo, para destacar é preciso que o negócio tenha uma proposta

Criatividade

Você sabe o quanto a criatividade é importante para que o seu negócio deslanche no mercado? Com uma concorrência extremamente acirrada, você precisa trazer bons diferenciais para conseguir o devido destaque dentre eles. Muitos pensam que ser criativo é algo

Modelos de negócio

Os modelos de negócio são a estrutura básica com a qual uma empresa gera receita e lucro. Eles descrevem como uma empresa pretende criar, entregar e capturar valor. Existem vários tipos diferentes de modelos de negócio, cada um com suas próprias vantagens e

Marca

Você realmente sabe o que é uma marca? O nome é realmente muito familiar em nosso dia a dia, mas tenho certeza de que poucas foram as vezes que você parou para refletir sobre ele. Se você está começando o seu

Pitch

A ideia de atrair investidores para os negócios soa interessante para todos os empresários, mas ainda que seja algo positivo, não é tão simples de se conseguir, por isso, é importante conhecer o que é o Pitch. Saber como convencer