Saber como se comunicar com o seu consumidor é fato essencial para todas as empresas, e é por esse motivos que elas criam um plano de comunicação com seus clientes com tanto cuidado.
Nesse artigo, vamos explicar o que é um plano de comunicação, bem como dar dicas para que você possa desenvolvê-lo para sua empresa com o intuito de enviar as mensagens certas ao seus clientes.
Afinal, o que é um plano de comunicação?
O plano de comunicação é um documento elaborado por empresas que tem como objetivo conduzir as ações desse empreendimento, ou seja, um roteiro de como e quando esse negócio irá conversar com o seu público-alvo.
É por meio dessa comunicação que a empresa irá expor ao ambiente externo a sua marca e imagem, com o intuito de atrair e fidelizar o seu consumidor, unificando a mensagem que o negócio quer levar da sua marca ao público.
Com esse roteiro, é possível que o empreendimento se planeje e organize de forma mais estratégica e ordenada, seja na estratégia de conteúdo quanto na jornada do cliente.
Qual é a importância de um plano de comunicação?
O plano de comunicação é importante para a empresa pois ela permite que:
– Seja criada e passada uma boa imagem do negócio aos seus consumidores;
– Reduz custos de operações, eis que através dela é possível saber exatamente os recursos que são utilizados e não gastar desnecessariamente;
– Aproxima a empresa do cliente e faz com que ele o conheça ainda mais;
– Aumenta a visibilidade da empresa e unifica a mensagem que a marca quer passar aos seu público-alvo e muitos outros benefícios.
Dicas de como desenvolver um plano de comunicação
Para desenvolver um bom plano de comunicação é necessário que seja questionado:
- Qual é o motivo pelo qual a marca quer se comunicar?
- Com quem a empresa quer conversar e enviar suas mensagens?
- O que a marca deseja dizer ao seu público-alvo?
- Como a empresa quer realizar essa comunicação, isto é, por quais canais?
Com a ciência que o desenvolvedor do plano de comunicação deve se questionar sobre as perguntas acima, isso desde já facilitará com que ele siga as dicas que iremos dar abaixo:
1. Compreenda qual é o posicionamento da marca e como ele se encaixa nesse
2. Estabeleça qual é o objetivo que essa comunicação com o público-alvo quer alcançar a longo e a curto prazo;
3. Defina o seu público-alvo, aqui é importante que você saiba quem a sua marca quer alcançar com esse plano de comunicação;
4. Determine quais meios de comunicação serão utilizados nesse plano, ou seja, lembre-se de entender qual canal está mais presente no público-alvo que você quer alcançar na hora de escolher o meio;
5. Faça um cronograma para o seu plano, na hora de elaborar seu plano de comunicação é essencial que tenha feito uma estratégia de conteúdo para ela, com definições sobre quando e como será feito.
6. Realize testes antes de colocar todo o plano em ação, experimente por exemplo o canal de comunicação escolhido e veja se ele funciona, evitando futuras ruídos ou falhas na entrega da mensagem.
7. Apure os resultados objetivos desse plano de comunicação após ele já estar em execução e analise se está obtendo os efeitos requeridos.
Seguindo essas dicas, tornará mais fácil o processo de criação do plano de comunicação da sua empresa.