A melhor forma de atrair o publico e criar uma conexão com ele é através de símbolos e representações que eles irão olhar, se conectar e captar a mensagem transmitida, e é nesse momento que a semiótica ajuda.
Quando o assunto é marketing, é interessante saber que há diversos estudos envolvidos que foram feitos para analisar a melhor forma de criar publicidades, seja na análise das cores envolvidas, imagens, símbolos e até tom de voz.
É através desses estudos que foi possível desenvolver e aprimorar um marketing que atinja de forma precisa o seu público-alvo, e foi por meio dessas pesquisas feitas que descobriram a importância que a semiótica tem nesse assunto.
Antes de tudo, o que é semiótica?
Antes de falarmos como a semiótica está diretamente ligada ao marketing, é importante defini-la para um melhor entendimento, em suma, ela é o estudo de inúmeras linguagem que nos acompanham no dia a dia, visando entender o seu significado.
Ou seja, a semiótica tem como objetivo estudar símbolos ou signos e pesquisar sobre o processo de significados que eles tem, atribuindo entendimentos a essa mensagem e demonstrando o que ela representa.
Através dos estudos feitos pela semiótica, a pessoa que quer criar uma mensagem poderá realizá-la com base nessas pesquisas, fazendo com que os símbolos e meios de linguagem utilizados entreguem a mensagem que ele quer com êxito e sem outras interpretações.
Como a semiótica é utilizada no marketing?
O marketing é o meio de comunicação que uma empresa ou pessoa tem com seus consumidores, portanto, é importante que ele saiba usar a semiótica a seu valor para que a mensagem transmitida por ele tenha os resultados esperados.
Sendo assim, vamos mostrar como a semiótica pode ser usada durante esse processo de comunicação.
Eliminação de ruídos
A primeira forma de usar a semiótica é eliminando os ruídos da mensagem, ou seja, tirar qualquer significado dentro dela que possa confundir o ouvinte e fazê-lo interpelá-lo de forma diferente da que você gostaria.
Sendo assim, na elaboração de uma campanha, utilizando a semiótica, o criador irá analisar as palavras que serão usadas e apurar se elas não tem outro significado que possam levar o cliente a entender a mensagem de maneira diversa da pretendida.
Escolha de signos
Com o estudo da semiótica, no momento de elaborar anúncios e campanhas de marketing, será possível associar cores, formato de texto, linguagem escolhida e imagens que transmitam toda a mensagem pretendida, fazendo com que o consumidor a veja e já associe a sua empresa ou marca.
A escolha desses signos deve levar em consideração os significados que já estão atribuídos pelo público a eles, analisando como eles se comportam com essas referências e se gerou o resultado esperado.
Atração do público
Outra forma de usar a semiótica é utilizado seus símbolos para atrair o público ao seu marketing, chamado atenção através das cores, som, imagens utilizadas.
Há diversos estudos relacionados a cores e músicas e aos sentimentos que elas geram aos consumidores, sendo assim, ao pesquisar sobre o assunto, você poderá optar por usar as que transmitem a mensagem e sentimento que a sua publicidade precisa.
Análise da concorrência
Ainda no âmbito do marketing e como a semiótica pode ajudá-lo, através dela é possível verificar quais são os símbolos usados pela concorrência, analisar se estão funcionando, como o público está reagindo.
Ao longo desse texto vimos a importância que a semiótica tem para o marketing e como ela pode ajudá-lo se utilizada da forma correta.