Pesquisar
Close this search box.

Semiótica

Sumário

A melhor forma de atrair o publico e criar uma conexão com ele é através de símbolos e representações que eles irão olhar, se conectar e captar a mensagem transmitida, e é nesse momento que a semiótica ajuda.

Quando o assunto é marketing, é interessante saber que há diversos estudos envolvidos que foram feitos para analisar a melhor forma de criar publicidades, seja na análise das cores envolvidas, imagens, símbolos e até tom de voz.

É através desses estudos que foi possível desenvolver e aprimorar um marketing que atinja de forma precisa o seu público-alvo, e foi por meio dessas pesquisas feitas que descobriram a importância que a semiótica tem nesse assunto.

Antes de tudo, o que é semiótica?

Antes de falarmos como a semiótica está diretamente ligada ao marketing, é importante defini-la para um melhor entendimento, em suma, ela é o estudo de inúmeras linguagem que nos acompanham no dia a dia, visando entender o seu significado.

Ou seja, a semiótica tem como objetivo estudar símbolos ou signos e pesquisar sobre o processo de significados que eles tem, atribuindo entendimentos a essa mensagem e demonstrando o que ela representa.

Através dos estudos feitos pela semiótica, a pessoa que quer criar uma mensagem poderá realizá-la com base nessas pesquisas, fazendo com que os símbolos e meios de linguagem utilizados entreguem a mensagem que ele quer com êxito e sem outras interpretações.

Como a semiótica é utilizada no marketing?

O marketing é o meio de comunicação que uma empresa ou pessoa tem com seus consumidores, portanto, é importante que ele saiba usar a semiótica a seu valor para que a mensagem transmitida por ele tenha os resultados esperados.

Sendo assim, vamos mostrar como a semiótica pode ser usada durante esse processo de comunicação.

Eliminação de ruídos

A primeira forma de usar a semiótica é eliminando os ruídos da mensagem, ou seja, tirar qualquer significado dentro dela que possa confundir o ouvinte e fazê-lo interpelá-lo de forma diferente da que você gostaria.

Sendo assim, na elaboração de uma campanha, utilizando a semiótica, o criador irá analisar as palavras que serão usadas e apurar se elas não tem outro significado que possam levar o cliente a entender a mensagem de maneira diversa da pretendida.

Escolha de signos

Com o estudo da semiótica, no momento de elaborar anúncios e campanhas de marketing, será possível associar cores, formato de texto, linguagem escolhida e imagens que transmitam toda a mensagem pretendida, fazendo com que o consumidor a veja e já associe a sua empresa ou marca.

A escolha desses signos deve levar em consideração os significados que já estão atribuídos pelo público a eles, analisando como eles se comportam com essas referências e se gerou o resultado esperado.

Atração do público

Outra forma de usar a semiótica é utilizado seus símbolos para atrair o público ao seu marketing, chamado atenção através das cores, som, imagens utilizadas.

Há diversos estudos relacionados a cores e músicas e aos sentimentos que elas geram aos consumidores, sendo assim, ao pesquisar sobre o assunto, você poderá optar por usar as que transmitem a mensagem e sentimento que a sua publicidade precisa.

Análise da concorrência

Ainda no âmbito do marketing e como a semiótica pode ajudá-lo, através dela é possível verificar quais são os símbolos usados pela concorrência, analisar se estão funcionando, como o público está reagindo.

Ao longo desse texto vimos a importância que a semiótica tem para o marketing e como ela pode ajudá-lo se utilizada da forma correta.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Suporte ao cliente

O que realmente caracteriza um bom suporte ao cliente? O atendimento ideal ao cliente agora é obrigatório para todas as empresas bem administradas. Somente através da satisfação de clientes anteriores, muitos mais podem ser conquistados e os clientes existentes conseguem ser

Economia 4.0

Uma economia 4.0 é uma digitalização desde a sua produção. A digitalização refere-se ao uso crescente de tecnologias automatizadas, digitalizadas e em rede em nossa sociedade. A economia 4.0 designa especificamente o desenvolvimento na indústria, seja na construção de veículos, engenharia mecânica

Comportamento Empreendedor

Você sabe o que é comportamento empreendedor ou como isso pode te ajudar a crescer no mercado de trabalho? Muitos pensam que é uma característica intrínseca, mas, na verdade, é algo adquirido com técnicas e estudos. É claro que existem

Círculo Cromático

Muitas vezes não nos damos conta, mas é fato que as cores desempenham um papel fundamental no nosso dia a dia, influenciando as emoções e associações mesmo inconscientes. Por isso conhecer o círculo cromático é muito importante. Estudos indicam que as cores

O poder das histórias

Você tem ideia sobre o poder das histórias para o seu negócio? Se você nunca ouviu falar sobre storytelling ou simplesmente não pratica isso para aumentar o alcance do seu negócio, saiba que pode estar cometendo um erro. Hoje em

Softskill – Inteligência Emocional

A inteligência emocional necessita da estrutura da personalidade e do ambiente do indivíduo. Assim, a inteligência emocional e das softskills que são treinadas. Quanto mais cedo começar, mais fácil e rápido será o caminho para uma personalidade emocionalmente equilibrada. A base para a formação