Pesquisar
Close this search box.

Gestão de Projetos

Sumário

Perseguir um objetivo em equipe, resolver um problema ou concluir uma tarefa importante – isso requer uma boa gestão de projetos. Caso contrário, o caos ameaça em vez de resultados bem-sucedidos.

As empresas reconhecem as vantagens do trabalho com projetos e confiam cada vez mais nele. O conhecimento do gerenciamento de projetos é correspondentemente procurado.

Explicamos o que é gerenciamento de projetos, quais métodos são particularmente populares e quais dicas farão do seu projeto um sucesso.

O que faz uma boa gestão de projetos?

Um bom planejamento é o princípio e o fim de um projeto e não inclui apenas o cronograma. O orçamento, capacidades, funcionários, prazos, apresentações, coordenação, cálculos e muito mais devem ser considerados e planejados.

Outros projetos, prazos internos, trabalho adicional e períodos de férias não devem ser esquecidos, assuntos essenciais e é, portanto, a base para a implementação de um projeto de sucesso!

Um gerente de projeto geralmente não entra em ação apenas quando o projeto comissionado está prestes a ser implementado. Uma boa gestão de projetos começa com a solicitação da parte interessada.

Responda a ele aqui, coloque-se no lugar dele e crie uma oferta que atraia diretamente seus futuros clientes. Quanto mais específica for a oferta, melhor o seu cliente se sentirá e menos complicado será o curso posterior do projeto!

Importante ao fazer uma oferta: Reúna sua equipe de projeto em potencial, coordene brevemente com todos os membros da equipe e obtenha as opiniões e avaliações de cada especialista.

Esta é a única forma de planejar as capacidades dos membros de sua equipe à medida que o projeto avança e aloca os recursos adequadamente para alcançar o melhor resultado possível no tempo disponível.

Gerenciar com sucesso o primeiro projeto

Liderar o primeiro projeto de forma independente é um grande desafio. Por um lado, é necessário se concentrar no essencial, por outro lado, deve-se escolher uma abordagem o mais pragmática possível.

Em seu primeiro projeto, concentre-se primeiro no planejamento. O planejamento é a base para colocar o projeto em funcionamento com sucesso e mantê-lo no caminho certo. Regras claras ajudam nisso.

No final das contas, é importante uma boa conclusão do projeto, que muitas vezes é esquecido na correria do dia a dia. Para gerenciar suas tarefas, os gerentes de projeto recorrem a métodos testados e comprovados.

Como o gerenciamento de projetos é uma tarefa transversal, vários métodos de diferentes disciplinas são usados ​​em projetos, por exemplo, gerenciamento de riscos ou gerenciamento de qualidade.

No entanto, também existem vários métodos específicos para gerenciamento de projetos, como a análise de valor agregado. Com esses métodos, você já tem um kit de ferramentas sólido para gerenciar um projeto simples.

Habilidades necessárias em liderança

A gestão no sentido de governança corporativa é feita por pessoas. Estes – muitas vezes referidos como gerentes de projeto – devem ter certas habilidades para conseguir gerenciar um projeto de maneira ideal.

Além das habilidades profissionais e metódicas, são necessárias habilidades sociais e pessoais, como em qualquer outra profissão de gestão:

  • habilidades comunicativas
  • orientação para resolução de problemas
  • habilidades de liderança
  • iniciativa
  • pensamento empreendedor
  • trabalho em equipe
  • empatia
  • habilidade crítica
  • vontade de realizar
  • flexibilidade

Claro, essas habilidades não são suficientes. É necessária uma excelente gestão de projetos já preestabelecidos.

Planejamento, controle e execução de um projeto

Em suma, o gerenciamento de projetos representa o planejamento, controle, implementação, organização e controle de um projeto com a ajuda de certos métodos pelo gerente de projeto e pela equipe do projeto.

A principal tarefa da gestão de projetos é atingir todos os objetivos e marcos do projeto, considerando os parâmetros estabelecidos. Os parâmetros geralmente são o escopo dos serviços, tempo e o orçamento.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Duplo Diamante

A técnica chamada Duplo Diamante é o modelo de design que forma a base da metodologia Design Thinking. Ele garante que o tempo e o esforço sejam alocados adequadamente e geralmente aumenta a eficiência e a eficácia do processo criativo. O Double

Comportamento Empreendedor

Você sabe o que é comportamento empreendedor ou como isso pode te ajudar a crescer no mercado de trabalho? Muitos pensam que é uma característica intrínseca, mas, na verdade, é algo adquirido com técnicas e estudos. É claro que existem

Notion

Você já ouviu falar sobre o Notion? Muitas pessoas nunca ouviram falar sobre esse aplicativo, mas ele é uma das ferramentas que podem solucionar a desorganização do seu dia a dia. Qualquer tipo de empresa ou até mesmo afazeres pessoais

Softskill – Pensamento Crítico

Pensamento crítico significa fazer as perguntas certas para tirar as conclusões certas. Pensadores críticos bem-sucedidos analisam informações de vários ângulos para determinar o melhor curso de ação. Não se preocupe se você não se considera um especialista em pensamento crítico (ainda).

Storytelling

Você já ouviu falar de storytelling? Caso você esteja em busca de aumentar as suas vendas – quem não está? – então com certeza esse é um conceito que você não pode deixar de conhecer. Vendas não é um dom, mas, sim,

Programação Neurolinguística (PNL)

A programação neurolinguística descreve a dinâmica entre os mecanismos cerebrais (neuro) e a linguagem (linguística), e como sua relação afeta nosso corpo e comportamento. Este termo foi cunhado pelos psicólogos John Grinder e Richard Bandler. As técnicas de programação neurolinguística melhoram sua confiança, autoconsciência,