Softskill – Negociação

Sumário

O que se entende por competência para negociação?

Funcionários e gerentes precisam negociar constantemente com pessoas diferentes em contextos diferentes. Competência de negociação é a capacidade de conduzir transações de forma eficaz e eficiente.

O pré-requisito para isso é que consiga definir e articular seus próprios interesses para que seja possível transmitir os pontos de vista relevantes, metas de negócios e limites já pré estabelecidos para o resultado.

O desempenho na negociação depende da estratégia, o estilo e métodos de abordagem, como a técnica de fechamento apropriada, bem como sua disposição de fazer concessões.

Para ter uma conversa profissional, é necessário se envolver com sua contraparte e, ao mesmo tempo, ter em mãos os fatos e detalhes relevantes para o tópico em discussão – até os resultados de uma análise da concorrência.

Habilidades de negociação são habilidades profissionais

Quem negocia um item ou um serviço, obviamente, deve estar totalmente informado sobre o conteúdo e as possibilidades do item a ser negociado.

Além disso, é necessário ser capaz de avaliar o setor e as relações entre o objeto da negociação e outras áreas, bem como a posição econômica da outra parte. Experiência também significa dominar a perspectiva de análise e síntese.

A participação em uma negociação só faz sentido com base nessas habilidades. A falta de competência profissional só pode ser compensada em transações com temas especiais, por exemplo, com a apresentação de uma segunda pessoa.

Competência de negociação é competência metódica

Estratégia de negociação, técnica de comunicação, condução da conversa, elaboração de resultados – sem esses meios não é possível conduzir uma negociação com sucesso.

Cada competência só se desenvolve efetivamente em um acordo se for metodicamente aplicado com certeza. De nada serve a melhor competência profissional se não puder ser transmitida comunicativamente.

Aprenda a negociar - Como convencer

As negociações geralmente deixam as pessoas desconfortáveis. Habilidades de negociação podem ser aprendidas e são um dos componentes básicos para o sucesso profissional.

Seja em negociações salariais, reuniões de equipe ou conversas de vendas – com as táticas certas, o profissional será capaz de convencer seu parceiro de conversa sobre suas ideias!

A negociação hábil tem uma influência decisiva na qualidade e no resultado de uma transação. Dicas e truques úteis o ajudarão a aumentar suas habilidades dessa softskill. Tais como:

  • Ouça com atenção. Quais são os desejos e objetivos de sua contraparte?
  • Seja empático e compreenda os motivos e necessidades.
  • Construir confiança e construir um relacionamento.
  • Influencie a pessoa com quem está falando e seja fiel a si mesmo.
  • Esteja disposto a se comprometer e dar um passo em direção ao seu parceiro de negociação.

Habilidades de negociação são habilidades de personalidade

As negociações são conduzidas por pessoas e as respectivas personalidades negociadoras determinam o curso e a atmosfera de uma negociação.

O que é lógica e metodicamente correto na matéria não precisa necessariamente encontrar uma avaliação correspondente por parte do parceiro de acordo.

É importante apresentar os argumentos com os padrões individuais do oponente. Para gerar as reações desejadas, é necessário conhecimento psicológico e de personalidade. Quem quer ser convincente ao negociar também deve fazê-lo emocionalmente.

Conclusões finais

Conversas construtivas não consistem em usar truques sofisticados para enganar o outro lado, mas em abordar situações de negociação de forma mais abrangente e consciente e reconhecer possíveis soluções.

Se deseja negociar com sucesso, deve ser capaz de apresentar seus próprios argumentos de maneira compreensível e plausível e entender a outra parte.

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Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

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