Pesquisar
Close this search box.

Programação Neurolinguística (PNL)

Sumário

programação neurolinguística descreve a dinâmica entre os mecanismos cerebrais (neuro) e a linguagem (linguística), e como sua relação afeta nosso corpo e comportamento.

Este termo foi cunhado pelos psicólogos John Grinder e Richard Bandler. As técnicas de programação neurolinguística melhoram sua confiança, autoconsciência, habilidades de comunicação e como você percebe o mundo.

O que são técnicas de programação neurolinguística?

As técnicas de programação neurolinguística são alguns métodos que auxiliam a lidar com ansiedade, objeções e emoções e são amplamente aplicadas em negociações ou no mundo corporativo.

programação neurolinguística é baseada na suposição de que quase todo mundo usa distorções cognitivas, ou seja, “filtros de pensamento” que fazem você ver outras pessoas, você mesmo e eventos de uma forma mais negativa do que realmente são.

Em geral, você reage a esses pensamentos com mais frequência do que à realidade. E você os reforça com sua linguagem. Algumas técnicas de programação neurolinguística são:

Modelagem

Modelar é um processo de recriar o jeito de ser de alguém para enriquecer seu próprio modelo do mundo. Você pode modelar a excelência, o comportamento, a mentalidade e o sistema de crenças de outra pessoa. É como imitar alguém.

Você consegue canalizar magicamente suas características e entender como eles pensam e se comportam

Espelhamento

Este método de comunicação enfatiza a importância das pistas verbais e não-verbais. Espelhar ou combinar a energia de alguém (ou, às vezes, a postura) pode ajudá-lo a parecer mais agradável ou confiável no nível inconsciente.

É como se você transmitisse a outra pessoa exatamente como ela se comporta na conversa.

Metaposição

Este exercício ajuda você a falar de suas ações, crenças e comportamento na terceira pessoa e a se tornar menos emocional e menos apegado à sua posição sobre algo específico.

Ao dissociar de forma consciente e segura usando a posição meta (ou “além de si”), ela observa que você pode obter mais insight e uma melhor abordagem em relação a uma situação.

Reenquadramento em seis etapas

A reformulação em seis etapas é um processo poderoso que ajuda você a ver, reconhecer, dar voz [a] e, finalmente, negociar entre suas partes conflitantes internas.

Reenquadramento refere-se a reavaliar suas crenças e pensamentos, para que você possa vê-los de diferentes ângulos.

A reformulação é uma ótima ferramenta para estabelecer uma conexão melhor consigo mesmo e uma abordagem mais racional para algo que está acontecendo em sua vida.

Benefícios da programação neurolinguística

A programação neurolinguística é uma ótima maneira de aprender a se comunicar melhor e pode ensiná-lo a pensar em múltiplas perspectivas.

Além disso, desenvolver essas habilidades permite que você veja e entenda as perspectivas de outras pessoas com mais facilidade.

Isso ajuda especialmente quando há um conflito de pontos de vista e um conflito crescente entre pessoas ou grupos de pessoas.

Estas técnicas são utilizadas por alguns profissionais da área da saúde para auxiliar pacientes a terem formas mais racionais de lidarem com problemas do dia a dia e pesquisas já comprovam os benefícios da prática.

Mas além desta aplicação a programação neurolinguística é um tópico crescente no mundo dos negócios, entre aqueles profissionais que lidam diretamente com o público.

E de fato dominar algumas destas técnicas pode facilitar negociações, deixá-lo mais confiante e racional a respeito de algumas situações e claro, otimizar a vida pessoal e profissional;

Investidores, vendedores e responsáveis por negociações são grandes candidatos a se dar bem quando decidem aplicar a programação neurolinguística. Entretanto, sabemos que nem sempre é simples.

Requer um pouco de prática e autoconsciência, mas com o tempo a programação neurolinguística se torna algo natural e muito mais simples de ser incorporada nas interações diárias.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Viéses Cognitivos

Você sabe o que são vieses cognitivos? Mesmo que nunca tenha escutado o termo, saiba que você provavelmente já foi afetado por ele e está constantemente presente no seu dia a dia. Os vieses cognitivos são basicamente processos de pensamento que ocorrem de forma

Modelos de negócio

Os modelos de negócio são a estrutura básica com a qual uma empresa gera receita e lucro. Eles descrevem como uma empresa pretende criar, entregar e capturar valor. Existem vários tipos diferentes de modelos de negócio, cada um com suas próprias vantagens e

O bicho do empreendedorismo te mordeu?

Liberdade, ainda que a trabalho Cada vez vejo mais gente querendo abrir o próprio negócio, vincular o estilo de vida ao trabalho fazendo suas tarefas de qualquer lugar do mundo, ter liberdade de tempo, poder se dedicar mais a quem

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Imagine um mundo onde suas informações pessoais são tratadas com o devido cuidado e respeito. Um mundo onde você tem o controle sobre quem tem acesso aos seus dados e como eles são utilizados. Esse mundo já existe e se