A programação neurolinguística descreve a dinâmica entre os mecanismos cerebrais (neuro) e a linguagem (linguística), e como sua relação afeta nosso corpo e comportamento.
Este termo foi cunhado pelos psicólogos John Grinder e Richard Bandler. As técnicas de programação neurolinguística melhoram sua confiança, autoconsciência, habilidades de comunicação e como você percebe o mundo.
O que são técnicas de programação neurolinguística?
As técnicas de programação neurolinguística são alguns métodos que auxiliam a lidar com ansiedade, objeções e emoções e são amplamente aplicadas em negociações ou no mundo corporativo.
A programação neurolinguística é baseada na suposição de que quase todo mundo usa distorções cognitivas, ou seja, “filtros de pensamento” que fazem você ver outras pessoas, você mesmo e eventos de uma forma mais negativa do que realmente são.
Em geral, você reage a esses pensamentos com mais frequência do que à realidade. E você os reforça com sua linguagem. Algumas técnicas de programação neurolinguística são:
Modelagem
Modelar é um processo de recriar o jeito de ser de alguém para enriquecer seu próprio modelo do mundo. Você pode modelar a excelência, o comportamento, a mentalidade e o sistema de crenças de outra pessoa. É como imitar alguém.
Você consegue canalizar magicamente suas características e entender como eles pensam e se comportam
Espelhamento
Este método de comunicação enfatiza a importância das pistas verbais e não-verbais. Espelhar ou combinar a energia de alguém (ou, às vezes, a postura) pode ajudá-lo a parecer mais agradável ou confiável no nível inconsciente.
É como se você transmitisse a outra pessoa exatamente como ela se comporta na conversa.
Metaposição
Este exercício ajuda você a falar de suas ações, crenças e comportamento na terceira pessoa e a se tornar menos emocional e menos apegado à sua posição sobre algo específico.
Ao dissociar de forma consciente e segura usando a posição meta (ou “além de si”), ela observa que você pode obter mais insight e uma melhor abordagem em relação a uma situação.
Reenquadramento em seis etapas
A reformulação em seis etapas é um processo poderoso que ajuda você a ver, reconhecer, dar voz [a] e, finalmente, negociar entre suas partes conflitantes internas.
Reenquadramento refere-se a reavaliar suas crenças e pensamentos, para que você possa vê-los de diferentes ângulos.
A reformulação é uma ótima ferramenta para estabelecer uma conexão melhor consigo mesmo e uma abordagem mais racional para algo que está acontecendo em sua vida.
Benefícios da programação neurolinguística
A programação neurolinguística é uma ótima maneira de aprender a se comunicar melhor e pode ensiná-lo a pensar em múltiplas perspectivas.
Além disso, desenvolver essas habilidades permite que você veja e entenda as perspectivas de outras pessoas com mais facilidade.
Isso ajuda especialmente quando há um conflito de pontos de vista e um conflito crescente entre pessoas ou grupos de pessoas.
Estas técnicas são utilizadas por alguns profissionais da área da saúde para auxiliar pacientes a terem formas mais racionais de lidarem com problemas do dia a dia e pesquisas já comprovam os benefícios da prática.
Mas além desta aplicação a programação neurolinguística é um tópico crescente no mundo dos negócios, entre aqueles profissionais que lidam diretamente com o público.
E de fato dominar algumas destas técnicas pode facilitar negociações, deixá-lo mais confiante e racional a respeito de algumas situações e claro, otimizar a vida pessoal e profissional;
Investidores, vendedores e responsáveis por negociações são grandes candidatos a se dar bem quando decidem aplicar a programação neurolinguística. Entretanto, sabemos que nem sempre é simples.
Requer um pouco de prática e autoconsciência, mas com o tempo a programação neurolinguística se torna algo natural e muito mais simples de ser incorporada nas interações diárias.