Pesquisar
Close this search box.

Mínimo Produto Viável (MVP)

Sumário

Você já ouviu falar sobre MVP? Esse conceito é extremamente importante para quem está pensando em começar um negócio ou até mesmo para empresas bem consolidadas, mas que querem lançar um novo produto ou mudar processos.

Nem sempre acertamos de primeira, por mais estudos prévios que realizemos. Por isso, é muito importante fazer uma espécie de teste antes de apostar totalmente em uma estratégia.

Avaliar o que funciona e o que não funciona é primordial para ter bons resultados e isso está totalmente conectado com o MVP. Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre esse conceito.

O que é MVP

Obviamente, a primeira coisa que devemos esclarecer é a respeito do MVP. O que seria? É a sigla para Minimum Viable Product, cuja tradução é Mínimo Produto Viável.

É uma estratégia que visa testar várias ideias para o seu negócio, avaliando aquilo que pode ou não funcionar. Existem diferentes MVPs, mas o princípio de todos eles é o mesmo.

O conceito foi desenvolvido por Eric Ries, que traz o MVP como uma maneira de evitar gastos precipitados.

O MVP tem por objetivo testar a aceitação de um serviço ou produto no mercado antes de ele ser definitivamente lançado.

Apesar de ser algo muito relacionado com startups, o conceito de Mínimo Produto Viável vem sendo utilizado por diversas empresas, até mesmo as mais consolidadas no mercado.

Finalidades de um MVP

Os objetivos de um MVP são diversos, sendo que a finalidade irá depender muito do seu tipo de negócio. De modo geral, essa técnica pode ser utilizada para:

Validar um modelo

Essa técnica pode ser utilizada para validar um modelo de negócios, ou seja, avaliar se determinado produto ou serviço, sendo oferecido de determinada maneira, realmente tem potencial para crescer no mercado.

Avaliar melhor o mercado

Na teoria tudo é lindo! Porém, quando passamos para a prática fica fácil ver que nem tudo é como esperávamos. Ao partir para um MVP você consegue ter uma prévia do que seria a sua prática e, então, passa a conhecer um pouco melhor o mercado.

Obter investimentos

Não é incomum que investidores apostem em MVPs. Se a ideia realmente parecer promissora aos olhos dos investidores, eles podem, sim, contribuir financeiramente para que o projeto decole.

Como elaborar

Para que o MVP seja, de fato, factível, você precisa responder algumas perguntas, como:

  • Para que irá servir
  • Quem é o público-alvo?
  • Quais os custos de produção ou operação?
  • Qual será a solução proposta ao público?
  • Como chegar a essa solução?
  • O que tem de inovador?
  • Qual o tamanho do mercado?

A partir disso você consegue avaliar melhor qual será o seu direcionamento nesse novo projeto.

Saiba a hora de desistir

É claro que desejamos que o seu projeto deslanche e que você atinja os melhores resultados do mercado, porém, é muito importante que você saiba a hora de desistir de um MVP. 

Este método é utilizado justamente para avaliar a viabilidade de um produto ou serviço no mercado.

É claro que você pode ir ajustando o seu MVP, porém é importante avaliar os resultados e as tentativas… chega um momento que você precisa se desapegar, pois esse projeto pode não ter sido a melhor escolha.

Isso quer dizer que você não vai trazer algo novo para o seu negócio? De forma alguma! Porém, mudar de direcionamento pode ser a melhor escolha depois de muitas tentativas sem retorno.

O conceito de MVP pode ser aplicado a muitas coisas e é realmente fundamental para você conseguir investir de forma muito mais assertiva. Tem um projeto em mente? Lide com ele com essa técnica!

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

PDCA

O ciclo PDCA é um modelo universal para otimizar a gestão da qualidade nas empresas. O ciclo prevê o processo de resolução de problemas em quatro etapas. O objetivo da aplicação a longo prazo do ciclo é criar uma base saudável para

Criar Personas Funciona?

Segmentar os clientes com precisão não é uma tarefa fácil. É preciso perspicácia empresarial para atrair e convencer o cliente certo a adotar seu produto ou serviço. A solução está em criar personas de clientes. Elas permitem que suas equipes conheçam seus

Softskill – Inteligência Emocional

A inteligência emocional necessita da estrutura da personalidade e do ambiente do indivíduo. Assim, a inteligência emocional e das softskills que são treinadas. Quanto mais cedo começar, mais fácil e rápido será o caminho para uma personalidade emocionalmente equilibrada. A base para a formação