Pesquisar
Close this search box.

O que é posicionamento

Sumário

Empresas de sucesso têm uma coisa importante em comum: uma forte estratégia de posicionamento de marca. Na verdade, seus nomes de marca tornaram-se termos genéricos para todos os produtos similares em seu nicho.

Uma forte estratégia de posicionamento é uma necessidade absoluta para todas as empresas que buscam o sucesso. A prova disso está nos números quando se analisa aumento de receita e clientes fidelizados

O posicionamento eficaz acontece quando uma marca é percebida como favorável, valiosa e confiável para o consumidor. A soma desses três garante uma identidade relacionável que o diferencia da concorrência.

Por que o posicionamento de marca é importante?

Você tem uma reputação, quer você a cultive ou não, então você também pode criar um plano de posicionamento de marca que possa ajudá-lo a assumir o controle de sua reputação e imagem.

O posicionamento permite aumentar o reconhecimento da marca, comunicar valor e justificar preços tudo isso afetando seus resultados. Mas nem todas as estratégias de posicionamento de marca são iguais ou têm o mesmo objetivo.

Dependendo da natureza de sua oferta e do setor, seu posicionamento e suas mensagens variam.  Criar sua própria estratégia envolve descobrir o que você faz melhor do que ninguém.

Determine o posicionamento atual da sua marca.

posicionamento de marca atual da sua marca fornece informações importantes sobre para onde ir a seguir. Você precisará entender sua posição atual para analisar melhor sua concorrência.

Comece considerando seu cliente-alvo e definindo quem ele é. Em seguida, identifique sua missão, valores e o que o diferencia do resto do mercado. Por fim, faça um balanço de sua proposta de valor e de sua persona.

Depois de determinar onde sua marca está no mercado, é hora de entender o que ela significa para os clientes. A essência da marca pode ser sintetizada com alguns tópicos:

  • Atributos: Pense nisso como recursos. Para um produto físico, isso pode ser um pouco mais fácil de fazer brainstorming do que SaaS ou um produto de tecnologia.
  • Benefícios: O que o cliente pode experimentar como resultado dos atributos do seu produto ou serviço?
  • Personalidade: Esses adjetivos descrevem características da sua marca. As personalidades podem e devem ser descritas para distinguir sua marca da concorrência.
  • Fonte de autoridade e suporte: Qual é a base da sua marca? Pode ser um histórico de experiência no setor, prêmios e reconhecimento por agências reguladoras ou até mesmo suporte ao cliente na forma de depoimentos.
  • O que diz sobre você (o cliente): Com base nos elementos que discutimos até agora, o que sua marca diz sobre seu cliente ideal? Use a inspiração da seção de personalidade para ajudá-lo a completar esta seção.
  • Como isso faz você (o cliente) se sentir: Quais são algumas palavras ou frases que seu cliente ideal pode usar para descrever como ele se sente quando interage com sua marca?
  • Posicionamento/essência da marca: Por fim, você unirá todos esses elementos para criar uma declaração simples que descreva o que o cliente deve tirar da sua marca.

Como você pode ver, uma marca forte faz toda a diferença na hora de entrar ou competir em qualquer mercado. Use as estratégias e estruturas de posicionamento de marca descritas neste artigo para começar.

Não tenha medo de se posicionar, o sucesso exige que você esteja preparado para estar alinhado com seu público e com o que eles têm em comum com o que seu negócio tem a oferecer.

Uma estratégia de posicionamento de marca exclusiva é fundamental para fazer uma declaração, obter (e manter) a atenção do seu público-alvo e fazer com que sua marca cresça com sucesso!

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Softskill – Pensamento Crítico

Pensamento crítico significa fazer as perguntas certas para tirar as conclusões certas. Pensadores críticos bem-sucedidos analisam informações de vários ângulos para determinar o melhor curso de ação. Não se preocupe se você não se considera um especialista em pensamento crítico (ainda).

Notion

Você já ouviu falar sobre o Notion? Muitas pessoas nunca ouviram falar sobre esse aplicativo, mas ele é uma das ferramentas que podem solucionar a desorganização do seu dia a dia. Qualquer tipo de empresa ou até mesmo afazeres pessoais

Softskill – Inteligência Emocional

A inteligência emocional necessita da estrutura da personalidade e do ambiente do indivíduo. Assim, a inteligência emocional e das softskills que são treinadas. Quanto mais cedo começar, mais fácil e rápido será o caminho para uma personalidade emocionalmente equilibrada. A base para a formação

Programação Neurolinguística (PNL)

A programação neurolinguística descreve a dinâmica entre os mecanismos cerebrais (neuro) e a linguagem (linguística), e como sua relação afeta nosso corpo e comportamento. Este termo foi cunhado pelos psicólogos John Grinder e Richard Bandler. As técnicas de programação neurolinguística melhoram sua confiança, autoconsciência,

Economia 4.0

Uma economia 4.0 é uma digitalização desde a sua produção. A digitalização refere-se ao uso crescente de tecnologias automatizadas, digitalizadas e em rede em nossa sociedade. A economia 4.0 designa especificamente o desenvolvimento na indústria, seja na construção de veículos, engenharia mecânica

Foco

Você sabe o que é o foco ou como ele pode ser aplicado ao design? Para explicar o foco e como ele impacta decisões é preciso analisar alguns princípios. Por exemplo, como uma pessoa entende e interpreta o que está ao seu