Empresas de sucesso têm uma coisa importante em comum: uma forte estratégia de posicionamento de marca. Na verdade, seus nomes de marca tornaram-se termos genéricos para todos os produtos similares em seu nicho.
Uma forte estratégia de posicionamento é uma necessidade absoluta para todas as empresas que buscam o sucesso. A prova disso está nos números quando se analisa aumento de receita e clientes fidelizados
O posicionamento eficaz acontece quando uma marca é percebida como favorável, valiosa e confiável para o consumidor. A soma desses três garante uma identidade relacionável que o diferencia da concorrência.
Por que o posicionamento de marca é importante?
Você tem uma reputação, quer você a cultive ou não, então você também pode criar um plano de posicionamento de marca que possa ajudá-lo a assumir o controle de sua reputação e imagem.
O posicionamento permite aumentar o reconhecimento da marca, comunicar valor e justificar preços tudo isso afetando seus resultados. Mas nem todas as estratégias de posicionamento de marca são iguais ou têm o mesmo objetivo.
Dependendo da natureza de sua oferta e do setor, seu posicionamento e suas mensagens variam. Criar sua própria estratégia envolve descobrir o que você faz melhor do que ninguém.
Determine o posicionamento atual da sua marca.
O posicionamento de marca atual da sua marca fornece informações importantes sobre para onde ir a seguir. Você precisará entender sua posição atual para analisar melhor sua concorrência.
Comece considerando seu cliente-alvo e definindo quem ele é. Em seguida, identifique sua missão, valores e o que o diferencia do resto do mercado. Por fim, faça um balanço de sua proposta de valor e de sua persona.
Depois de determinar onde sua marca está no mercado, é hora de entender o que ela significa para os clientes. A essência da marca pode ser sintetizada com alguns tópicos:
- Atributos: Pense nisso como recursos. Para um produto físico, isso pode ser um pouco mais fácil de fazer brainstorming do que SaaS ou um produto de tecnologia.
- Benefícios: O que o cliente pode experimentar como resultado dos atributos do seu produto ou serviço?
- Personalidade: Esses adjetivos descrevem características da sua marca. As personalidades podem e devem ser descritas para distinguir sua marca da concorrência.
- Fonte de autoridade e suporte: Qual é a base da sua marca? Pode ser um histórico de experiência no setor, prêmios e reconhecimento por agências reguladoras ou até mesmo suporte ao cliente na forma de depoimentos.
- O que diz sobre você (o cliente): Com base nos elementos que discutimos até agora, o que sua marca diz sobre seu cliente ideal? Use a inspiração da seção de personalidade para ajudá-lo a completar esta seção.
- Como isso faz você (o cliente) se sentir: Quais são algumas palavras ou frases que seu cliente ideal pode usar para descrever como ele se sente quando interage com sua marca?
- Posicionamento/essência da marca: Por fim, você unirá todos esses elementos para criar uma declaração simples que descreva o que o cliente deve tirar da sua marca.
Como você pode ver, uma marca forte faz toda a diferença na hora de entrar ou competir em qualquer mercado. Use as estratégias e estruturas de posicionamento de marca descritas neste artigo para começar.
Não tenha medo de se posicionar, o sucesso exige que você esteja preparado para estar alinhado com seu público e com o que eles têm em comum com o que seu negócio tem a oferecer.
Uma estratégia de posicionamento de marca exclusiva é fundamental para fazer uma declaração, obter (e manter) a atenção do seu público-alvo e fazer com que sua marca cresça com sucesso!