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Jornada do Cliente

Sumário

Seja você, empresário ou cliente, sem dúvidas tem conhecimento de que é muito importante conhecer o seu consumidor, principalmente para que o negócio tenha sucesso, logo, é muito importante ter a compreensão sobre a jornada do cliente.

Para que um comércio consiga ter mais vendas, é necessário que ele saiba o que leva esse consumidor a procurar pelo produto ou serviço, mas não só isso, é preciso ter conhecimento do que o motivou a finalizar a compra na sua loja.

Através do entendimento dos motivos que permeiam o cliente antes, durante e após a compra, é possível que as empresas compreendam melhor o seu público e venda mais e, para isso, deve ser traçado a jornada do cliente em seu comércio.

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A jornada do cliente é todo o trajeto que o consumidor percorre durante uma compra, isto é, desde o primeiro contato com a empresa ou marca até a compra efetiva desse item ou serviço.

É por meio do conhecimento da **jornada do cliente** que os comércios conseguem elaborar suas estratégias de marketing e venda, aprimorando esse caminho feito pelos consumidores.

Com ela é possível estruturar sua empresa desde a fase de pré-vendas, para vendas e até a pós-vendas, por isso é muito importante saber como ela funciona e como você pode construir uma jornada aos seus clientes.

Quais são as etapas da jornada do cliente?

1. Aprendizado e descoberta;
2. Reconhecimento do problema;
3. Consideração da solução; e,
4. Decisão de compra.

Sendo assim, se você quer elaborar estratégias de marketing de venda para sua empresa do modo correto, é necessário conhecer os detalhes de cada uma dessas etapas para se adaptar a elas.

Fase 1: Aprendizado e descoberta

Essa é a fase da pré-venda, nela o consumidor não sabe que precisa de um produto ou um serviço, as vezes ele sequer conhece a empresa o que ela pode oferecer.

Por isso, nessa etapa o cliente terá o primeiro contato com o negócio, logo, o recomendado é que seja realizado uma abordagem menos invasiva e mais sutil.

Nessa fase, o mais interessantes para empresa é apenas mostrar ao cliente que ela existe e está disponível, deixando de lado uma abordagem de venda mais incisiva.

Fase 2: Reconhecimento do problema

Nessa etapa, o cliente já entendeu que tem um problema que precisa ser sanado. Esse reconhecimento pode ter sido feito pelo próprio cliente ou através da abordagem sutil da empresa.

Com esse reconhecimento, o cliente passará a buscar meios de solucioná-lo, ocasião em que o seu negócio será evidenciado a ele, momento que deverá ser mostrado que você pode ajudá-lo, pois tem o que ele precisa.

Nesse momento, a melhor abordagem é impulsionar o marketing da sua empresa, chamando a sua atenção.

Fase 3: Consideração da solução

Essa etapa é onde o cliente passa a pesquisar mais profundamente seus problema e buscar soluções, já tendo um claro objetivo de compra.

Nessa etapa, a empresa deve criar um senso de urgência no consumidor, para que o cliente compre com aquele comércio.

Fase 4: Decisão de Compra

Aqui o cliente já está comparando serviços e produtos e apurando qual é o melhor para ele, portanto, é nesse momento que você deve deixar claro quais são as vantagens e diferencial em relação aos concorrentes.

Com o conhecimento dessas 4 etapas sobre a jornada do cliente, você poderá construir estratégias de marketing de vendas ideal para o seu negócio.

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Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

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