Pesquisar
Close this search box.

Marca

Sumário

Você realmente sabe o que é uma marca? O nome é realmente muito familiar em nosso dia a dia, mas tenho certeza de que poucas foram as vezes que você parou para refletir sobre ele.

Se você está começando o seu próprio negócio ou está em vias de investir mais em marketing digital ou novas estratégias para aumentar as vendas, com certeza você precisa entender melhor sobre o conceito de marcas.

E é justamente sobre isso que iremos falar neste artigo. Aqui você vai entender o que são as marcas de fato e, além disso, entender o porquê de ela ser tão importante para o seu negócio.

O que é marca?

Quando falamos de marca a primeira coisa que deve ser salientada é a questão do INPI, ou seja, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

O órgão é vinculado ao Ministério da Economia e sua principal responsabilidade, como o próprio nome já sugere, é cuidar da Propriedade Industrial. Mas o que seria isso e o que isso tem a ver com marcas?

A Propriedade Industrial é justamente a sua marca. As marcas nada mais são do que uma representação vendável do seu produto ou serviço.

Para que você efetivamente seja dono de uma, pensar em um logo, slogan ou coisas do gênero não é o suficiente. Para que você realmente tenha uma marca é necessário realizar o devido registro no INPI.

Ou seja, as marcas são válidas perante o Ministério da Economia e não podem ser copiadas. A partir do momento que você registra a sua, ninguém poderá usufruir dela. Mas, indo além dessas questões técnicas, quais são os benefícios de ter uma marca? 

Benefícios das marcas

Os benefícios de optar pelo registro no INPI são diversos, indo muito além de um documento que você terá na gaveta. Veja a seguir:

Credibilidade

A partir do momento que você tem uma marca devidamente registrada ganhará maior credibilidade no mercado. Isso porque o seu público verá que o seu negócio é sólido. Isso agrega mais valor para o seu produto ou serviço.

Exclusividade

Outro benefício é a questão da exclusividade. A partir do momento que você faz o registro, ninguém poderá se apropriar de sua ideia.

Identidade

Quando pensamos em marcas a relação com a identidade é uma das primeiras que vem à nossa cabeça. E, de fato, construir uma marca e dar uma identidade para ela é muito importante para ganhar espaço no mercado.

Quanto mais forte for o visual da sua marca, maior será o seu avança com o público alvo. Além de as pessoas reconhecerem logo de cara um produto seu, expandir fica ainda mais fácil. Isso porque mesmo algo novo no mercado já terá credibilidade pelo reconhecimento de sua marca.

Fidelização

E tudo isso irá levar à fidelização de cliente. Quando as marcas são bem estabelecidas, a ponto de serem praticamente uma personalidade, as pessoas sentem maior afinidade e criam uma espécie de vínculo.

Então, se você realmente deseja ter todos esses benefícios, é importante ir além do papel e começar a trabalhar a imagem, estilo e ideias das marcas envolvidas no seu negócio.

Como criar boas marcas

Criar boas marcas depende muito do seu nicho de atuação, mas sempre pense que o importante é se comunicar com o seu público.

Por isso, estude quem você deseja atingir e veja aquilo que poderia fazer sentido para eles. Registro de marcos é uma coisa séria e você levará esse nome!

E aí, já está pensando em qual será a sua marca? Lembre-se que ela deve ser única, então não pode haver registro de mesmo nome atualmente.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Feedback e Feedforward

Feedback e feedforward são dois meios muito utilizados par fornecer apoio aos seus funcionários, em todo processo do desenvolvimento profissional através da comunicação. Quando essas técnicas são utilizadas de forma combinada, são capazes de guiar os funcionários rumo aos seus principais

O que um cachorro pode te ensinar sobre vendas

Seja persuasivo sem ser chato Sabe quando uma reportagem de TV mostra um conflito entre grupos, a violência está a solta, o clima é de tensão e passa um cachorro tranquilo e em paz lá no fundo? Os cães costumam ser bons de relacionamento. E

Criatividade

Você sabe o quanto a criatividade é importante para que o seu negócio deslanche no mercado? Com uma concorrência extremamente acirrada, você precisa trazer bons diferenciais para conseguir o devido destaque dentre eles. Muitos pensam que ser criativo é algo

Gestão de Projetos

Perseguir um objetivo em equipe, resolver um problema ou concluir uma tarefa importante – isso requer uma boa gestão de projetos. Caso contrário, o caos ameaça em vez de resultados bem-sucedidos. As empresas reconhecem as vantagens do trabalho com projetos e

Plano de Comunicação

Saber como se comunicar com o seu consumidor é fato essencial para todas as empresas, e é por esse motivos que elas criam um plano de comunicação com seus clientes com tanto cuidado. Nesse artigo, vamos explicar o que é um plano de

Os 6 chapéus (Edward Bono)

No momento em que se procura a resolução de um problema, seja em uma reunião ou quaisquer situações que é necessário alcançar um senso comum, são muitas as opiniões que divergem uma das outras. Neste momento entra os 6 chapéus (Edward