Você realmente sabe o que é uma marca? O nome é realmente muito familiar em nosso dia a dia, mas tenho certeza de que poucas foram as vezes que você parou para refletir sobre ele.
Se você está começando o seu próprio negócio ou está em vias de investir mais em marketing digital ou novas estratégias para aumentar as vendas, com certeza você precisa entender melhor sobre o conceito de marcas.
E é justamente sobre isso que iremos falar neste artigo. Aqui você vai entender o que são as marcas de fato e, além disso, entender o porquê de ela ser tão importante para o seu negócio.
O que é marca?
Quando falamos de marca a primeira coisa que deve ser salientada é a questão do INPI, ou seja, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
O órgão é vinculado ao Ministério da Economia e sua principal responsabilidade, como o próprio nome já sugere, é cuidar da Propriedade Industrial. Mas o que seria isso e o que isso tem a ver com marcas?
A Propriedade Industrial é justamente a sua marca. As marcas nada mais são do que uma representação vendável do seu produto ou serviço.
Para que você efetivamente seja dono de uma, pensar em um logo, slogan ou coisas do gênero não é o suficiente. Para que você realmente tenha uma marca é necessário realizar o devido registro no INPI.
Ou seja, as marcas são válidas perante o Ministério da Economia e não podem ser copiadas. A partir do momento que você registra a sua, ninguém poderá usufruir dela. Mas, indo além dessas questões técnicas, quais são os benefícios de ter uma marca?
Benefícios das marcas
Os benefícios de optar pelo registro no INPI são diversos, indo muito além de um documento que você terá na gaveta. Veja a seguir:
Credibilidade
A partir do momento que você tem uma marca devidamente registrada ganhará maior credibilidade no mercado. Isso porque o seu público verá que o seu negócio é sólido. Isso agrega mais valor para o seu produto ou serviço.
Exclusividade
Outro benefício é a questão da exclusividade. A partir do momento que você faz o registro, ninguém poderá se apropriar de sua ideia.
Identidade
Quando pensamos em marcas a relação com a identidade é uma das primeiras que vem à nossa cabeça. E, de fato, construir uma marca e dar uma identidade para ela é muito importante para ganhar espaço no mercado.
Quanto mais forte for o visual da sua marca, maior será o seu avança com o público alvo. Além de as pessoas reconhecerem logo de cara um produto seu, expandir fica ainda mais fácil. Isso porque mesmo algo novo no mercado já terá credibilidade pelo reconhecimento de sua marca.
Fidelização
E tudo isso irá levar à fidelização de cliente. Quando as marcas são bem estabelecidas, a ponto de serem praticamente uma personalidade, as pessoas sentem maior afinidade e criam uma espécie de vínculo.
Então, se você realmente deseja ter todos esses benefícios, é importante ir além do papel e começar a trabalhar a imagem, estilo e ideias das marcas envolvidas no seu negócio.
Como criar boas marcas
Criar boas marcas depende muito do seu nicho de atuação, mas sempre pense que o importante é se comunicar com o seu público.
Por isso, estude quem você deseja atingir e veja aquilo que poderia fazer sentido para eles. Registro de marcos é uma coisa séria e você levará esse nome!
E aí, já está pensando em qual será a sua marca? Lembre-se que ela deve ser única, então não pode haver registro de mesmo nome atualmente.