Pesquisar
Close this search box.

Descobrindo a mensagem perfeita para sua marca – Comunicando-se de forma clara com seus clientes

Descubra a mensagem perfeita para sua marca atrair clientes. Encontre a solução para comunicar sua marca de forma clara, relevante e focada.

Sumário

Se você deseja atrair clientes qualificados para sua empresa, é fundamental descobrir sua mensagem e como comunicar sua marca de forma clara, relevante e focada. Coloque-se no lugar dos clientes dos seus sonhos. Eles estão ocupados. Sendo bombardeado com milhares de mensagens todos os dias.

Se você quer que eles entendam o que você faz e por que é para eles, você precisa saber adaptar sua comunicação para diferentes contextos, deve ser capaz de explicar com detalhes quando tiver mais tempo, mas também ser objetivo pois muitas vezes você tem um intervalo curto, ou um espaço pequeno para conseguir expressar.

Não é fácil resumir tudo o que fazemos e representar em um slogan de apenas uma frase. A síntese é um resultado da clareza e lapidação da sua mensagem. Se você ainda não chegou a ela, persista! As dicas a seguir vão te direcionar para conseguir descobrir e comunicar com clareza a sua mensagem.

Como descobrir sua mensagem em 5 passos

Para descobrir sua mensagem é preciso refletir sobre alguns aspectos da sua solução. Se você não tem clareza sobre o problema que resolve, para quem, seu diferencial e motivação, será difícil se comunicar de maneira assertiva..

Descubra o problema que resolve - A chave para uma comunicação eficaz com seu cliente.

Este é um passo fundamental para qualquer negócio que deseja se comunicar de forma clara e assertiva com seus potenciais clientes. Se você apenas lista todas as coisas que sua empresa é capaz de fazer, sem deixar claro qual problema está resolvendo, pode ser difícil as pessoas certas encontrarem você. É importante ser claro sobre o problema que sua empresa resolve, para que o cliente se identifique com o problema descrito e sinta vontade de entender a solução que você oferece.

Para quem é? - Encontre sua tribo e transforme a comunicação da sua marca.

Primeiro, você descobre o problema que resolve – Quais são seus pontos fortes? e então descreve para quem você vai resolvê-lo. Existe uma fórmula simples:

Eu ajudo [público-alvo] [a alcançar essa transformação] por [sua solução]”.

Descubra sua motivação e impulsione a estratégia do seu negócio

Motivação é um termo usado para descrever o impulso interno que leva uma pessoa a agir de certa maneira ou a buscar a realização de um objetivo. A motivação pode ser influenciada por diversos fatores, como necessidades pessoais, interesses, valores, metas e expectativas. Ela pode ser intrínseca, ou seja, originada dentro da própria pessoa, ou extrínseca, vinda de fatores externos, como recompensas e reconhecimento.

A motivação é uma força poderosa que pode levar as pessoas a superar desafios e alcançar grandes conquistas. Procure entender a sua motivação! Quanto mais vinculada a um propósito, mais potente ela costuma ser. Se quando você começar este propósito maior não estiver claro, não deixe de agir e realizar, muitas vezes é no caminho que ele se revela. Esteja atento para esta força e quando a identificar, leve esta essência que permeia tudo o que faz de maneira intencional para a sua comunicação da marca.

Qual é o seu diferencial? - Destaque-se dos competidores com uma proposta de valor única.

Esta é a sua proposta de valor – o que faz de você a melhor escolha entre todas as opções que eles estão considerando? Quais são os benefícios específicos? Como sua abordagem, método ou processo é diferente?

Você também quer deixar seus pontos de diferença muito claros ao descobrir sua mensagem, caso contrário eles tomarão uma decisão com base no preço e com certeza não é isso que você quer.
Vale lembrar que o valor é construído da perspectiva do cliente, à partir do que ele quer ou precisa realizar. Das tarefas que ele precisa fazer para atender aos seus desejos ou necessidades.

Como o posicionamento de marca te ajuda a transmitir sua mensagem

As pessoas trabalham com pessoas que conhecem, gostam e confiam. Então, como você pode dar a completos estranhos da internet uma noção de como será essa experiência?

Você faz isso escolhendo suas palavras e a maneira como as usa com cuidado. Seu tom de voz em sua escrita e em seu conteúdo de marketing deve dar a eles um vislumbre de como você é como pessoa. Não tenha medo de expressar sua personalidade em suas palavras e visuais de marca ao descobrir sua mensagem. O importante é que estejam alinhadas com a experiência real.

E se você não está seguro sobre o que inserir, pergunte aos seus clientes anteriores como é essa experiência. Em seguida, use essas palavras para informar a mensagem da sua marca. Lembre-se de seu público o tempo todo, não inclua coisas que não são importantes para eles ou que não os beneficiarão ou trarão impacto de alguma forma.

Descobrir sua mensagem é importante para o sucesso online. Esses são os primeiros passos para garantir que a comunicação no seu site e em outras plataformas seja efetiva!

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Softskill – Negociação

O que se entende por competência para negociação? Funcionários e gerentes precisam negociar constantemente com pessoas diferentes em contextos diferentes. Competência de negociação é a capacidade de conduzir transações de forma eficaz e eficiente. O pré-requisito para isso é que consiga definir

ITIL

O que é ITIL? ITIL é a abreviação de Information Technology Infrastructure Library. Trata-se de um framework de gerenciamento de serviços de TI que propõe estruturas de gerenciamento. Ao definir os processos básicos, funções e termos, o ITIL descreve os tópicos

O que é posicionamento

Empresas de sucesso têm uma coisa importante em comum: uma forte estratégia de posicionamento de marca. Na verdade, seus nomes de marca tornaram-se termos genéricos para todos os produtos similares em seu nicho. Uma forte estratégia de posicionamento é uma necessidade

Softskill – Pensamento Crítico

Pensamento crítico significa fazer as perguntas certas para tirar as conclusões certas. Pensadores críticos bem-sucedidos analisam informações de vários ângulos para determinar o melhor curso de ação. Não se preocupe se você não se considera um especialista em pensamento crítico (ainda).

Design Thinking

O design thinking surgiu com o objetivo original de ensinar os engenheiros a abordar os problemas de forma criativa, como os designers usualmente fazem e  expandir as possibilidades destes profissionais. O termo pode ser definido basicamente como um método ou processo para