Pesquisar
Close this search box.

Linhas Editoriais

Sumário

A elaboração de estratégias de conteúdo que serão postados em qualquer mídia social é de extrema importância, principalmente para alcançar o resultado desejado e por isso que as linhas editoriais são muito utilizadas atualmente.

Quando falamos sobre uma empresa e sua marca, é necessário que ela tenha uma estratégia e uma rotina muito bem definida para aproveitar todo o potencial que canais de divulgação tem para torná-la ainda mais conhecida.

Como a internet transformou a forma de marketing, neste texto vamos te explicar o que são as linhas editoriais que são usadas por grandes empresas e marcas e como ela pode de ajudar impulsionando o reconhecimento do seu negócio.  

O que são linhas editoriais?

As linhas editoriais são técnicas utilizadas pelo marketing de conteúdo que tem como objetivo definir quais temas serão abordados e utilizado nas postagens nas mídias sociais.

É no momento da elaboração dessa linha editorial que seu criador irá verificar quais temas, valores e linguagens serão abordados no desenvolvimento do seu conteúdo, fazendo assim sua estratégia de marketing de conteúdo.

Qual é a importancia de se criar linhas editoriais?

O primeiro fator que torna importante a elaboração de linhas editoriais é que facilita e muito a vida do criador de conteúdo, pois com os temas já definidos e organizados, ele consegue definir quais informações serão relevantes de serem abordadas.

Além disso, criando esse planejamento de marketing de conteúdo ele consegue criar postagens que conversem entre si, bem como o seu nicho e público-alvo.

Por fim, outro fator importante é que a criação de linhas editoriais faz com que as mídias sociais sempre tenham conteúdos relevantes ao seu nicho, aumentando exponencialmente o seu engajamento e atraindo mais o seu público-alvo.

Dicas de como elaborar linhas editoriais

Agora que você já sabe o que são linhas editorais, vamos ensinar dicas de como elaborá-las, podendo ser utilizada tanto para postagem em redes sociais quanto em sites e blogues.

Identifique o perfil do seu público

O primeiro passo para criar sua estratégia de marketing de conteúdo é identificando qual é o perfil do público que você quer comunicar, seja através das redes sociais, sites ou blogues.

Essa identificação é importante, pois ela que vai te auxiliar na hora de definir os temas e valores que estão no conteúdo elaborado para ser postado. Sendo assim, apure qual é a idade do seu público e quais são seus interesses?

Objetivos e estratégia

O segundo passo é traçar os objetivos que você quer alcançar com essas linhas editoriais e qual será sua estratégia. Portanto, análise qual é o benefício que você quer atrair com o conteúdo postado.

Em seguida, elabore uma estratégia para divulgá-lo, ou seja, optará por investir em ferramentas de divulgação pagas como Instagram, Facebook ou Google Ads?

Defina os temas

Após obter as respostas dos 2 passos dispostos acima, você irá definir os temas que estão compatíveis pelo seu publico alvo e com seus objetos, isto é, qual assunto o seu publico se mostra mais interessado em relação a sua marca?

Lembre-se de escolher temas que estejam associados à sua empresa, ao publico e que conversem entre si durante as postagens.

Defina as datas de postagens

Com os temas escolhidos, basta que você defina quando esses assuntos serão postados no seu blogue ou rede social. Descubra quais dias geram mais engajamentos e faça nesses dias, mas sempre de forma constante, não fique sem publicar durante muitos dias.

Após seguir esse passo a passo, basta que você monitore os resultados das linhas editoriais criadas.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Softskill – Negociação

O que se entende por competência para negociação? Funcionários e gerentes precisam negociar constantemente com pessoas diferentes em contextos diferentes. Competência de negociação é a capacidade de conduzir transações de forma eficaz e eficiente. O pré-requisito para isso é que consiga definir

Criar sites dá dinheiro?

Saudações a todos! Sejam bem-vindos a mais um conteúdo relevante. Aqui é Thiago Regis e neste texto, vamos explorar o intrigante mundo da criação de sites. Nos últimos tempos, minha dedicação tem sido direcionada a uma abordagem estratégica e orientada

O que são conteúdos de valor?

Se você conhece marketing digital ou mesmo se ainda está aprendendo sobre o assunto, com certeza já ouviu falar sobre o termo chamado conteúdos de valor e como ele é tão importante nessa área. A internet transformou o mundo, disso não temos

O poder das histórias

Você tem ideia sobre o poder das histórias para o seu negócio? Se você nunca ouviu falar sobre storytelling ou simplesmente não pratica isso para aumentar o alcance do seu negócio, saiba que pode estar cometendo um erro. Hoje em

Outbound Marketing

Imagine um mundo onde a sua empresa é uma estrela brilhante no céu da indústria. O seu negócio cresce a cada dia, e sua marca é conhecida e admirada por todos. Isso é possível com o poder do outbound marketing. Como