Pesquisar
Close this search box.

Modelo de Negócios (Business Model Canvas)

Sumário

Com o Modelo de negócios (Business Model Canvas), você pode te ruma visão completa dos itens essenciais para desenvolvimento, gerenciamento e manutenção de um produto.

Usar a abordagem Business Model Canvas é uma ótima ferramenta para se concentrar nos elementos estrategicamente mais importantes do seu produto no primeiro momento

Esses modelos tornam os elementos principais de um plano de negócios mais palatáveis e fáceis de entender, ao mesmo tempo em que fornecem visualizações rápidas dessas informações.

Quais são os tópicos mapeados no modelo de negócios (Business Model Canvas)

O Modelo de negócios (Business model Canvas) se concentra em alguns tópicos que são padronizados para que você possa ter clareza de cada um dos segmentos chave:

  • Proposta de valor (o que seu produto promete e entrega ao cliente)
  • Segmentação de clientes
  • Atividades-chave (as etapas que a equipe deve concluir para torná-la bem-sucedida)
  • Recursos-chave (recurso humano, financeiro ou insumos)
  • Canais de comercialização
  • Relacionamento com o cliente (como a equipe apoiará e trabalhará com sua base de clientes)
  • Parceiros essenciais (empresas ou terceiros necessários para funcionamento da sua proposta de negócios)
  • Estrutura de custos (o que custa construir o produto e como vendê-lo e apoiá-lo)
  • Fonte de receita (como o seu produto vai gerar lucro)

É claro que existem outros fatores que podem impactar na estratégia, mas preencher estas informações já proporcionam um guia para o empreendedor desenvolver seu negócio e garantir que está no caminho certo.

Por que devo usar um Business Model Canvas?

Neste ponto você pode estar se perguntando qual é o benefício de construir um Modelo de negócios (Business model Canvas) para guiar seu roteiro de produto. Os benefícios são diversos, mas podemos destacar:

Formato Visual

Uma das partes mais difíceis de compreender um modelo de negócios tradicional é simplesmente seu formato longo, complexo, com linguagem mais rebuscada e cheio de detalhes.

Quando os modelos de negócios são longos e incorporam todos os detalhes, é muito mais difícil obter uma compreensão completa dos componentes importantes.

Utilizando o Modelo de negócios (Business model Canvas) no entanto, esses componentes são todos exibidos de forma centralizada e são acompanhados por elementos visuais para ajudar na compreensão.

Isso também torna as partes importantes do modelo de negócios facilmente compreensíveis por qualquer pessoa. Essas vantagens tornam o uso muito mais acessível e fácil e digerir do que um modelo mais tradicional.

Flexibilidade

A capacidade de criar um modelo de negócios sólido, independentemente do tipo de organização ou empresa em que você está operando, é um bom exemplo de quão flexível e aplicável é o Modelo de negócios (Business model Canvas).

Além de permitir que muitas organizações diferentes utilizem o modelo, ele também permite visualizar as diferentes interações dos componentes. Isso permite uma aplicação mais abrangente para praticamente qualquer setor.

A maior razão para o fracasso de uma empresa ou negócio não é o produto em si. Muitas vezes nos esquecemos disso e direcionamos nossa energia para construir um produto incrível. “Construa e eles virão” é um mantra falho.

O Modelo de negócios (Business model Canvas). Faz você a pensar além do seu produto. Afinal, um produto incrível não se mantém se não vender, sem chegar ao cliente e sem ter lucro.

Quando você visualiza como vai vender seu produto, que tipo de recursos você precisa, bem como os diferentes segmentos de clientes que você pode atender, o negócio se torna lúcido.

O Modelo de negócios (Business model Canvas) permite documentar tudo isso e oferece clareza quando você fala com seus clientes, o que é fundamental para prosperar seu negócio.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Mínimo Produto Viável (MVP)

Você já ouviu falar sobre MVP? Esse conceito é extremamente importante para quem está pensando em começar um negócio ou até mesmo para empresas bem consolidadas, mas que querem lançar um novo produto ou mudar processos. Nem sempre acertamos de

ITIL

O que é ITIL? ITIL é a abreviação de Information Technology Infrastructure Library. Trata-se de um framework de gerenciamento de serviços de TI que propõe estruturas de gerenciamento. Ao definir os processos básicos, funções e termos, o ITIL descreve os tópicos

Mapa de Empatia

Conheça o que é um Mapa de Empatia e como ele pode ajudar as empresas a conhecerem seus clientes e direcionarem seus produtos e serviços para suas necessidades.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Imagine um mundo onde suas informações pessoais são tratadas com o devido cuidado e respeito. Um mundo onde você tem o controle sobre quem tem acesso aos seus dados e como eles são utilizados. Esse mundo já existe e se

PDCA

O ciclo PDCA é um modelo universal para otimizar a gestão da qualidade nas empresas. O ciclo prevê o processo de resolução de problemas em quatro etapas. O objetivo da aplicação a longo prazo do ciclo é criar uma base saudável para

Os 6 chapéus (Edward Bono)

No momento em que se procura a resolução de um problema, seja em uma reunião ou quaisquer situações que é necessário alcançar um senso comum, são muitas as opiniões que divergem uma das outras. Neste momento entra os 6 chapéus (Edward