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Modelo de Negócios (Business Model Canvas)

Sumário

Com o Modelo de negócios (Business Model Canvas), você pode te ruma visão completa dos itens essenciais para desenvolvimento, gerenciamento e manutenção de um produto.

Usar a abordagem Business Model Canvas é uma ótima ferramenta para se concentrar nos elementos estrategicamente mais importantes do seu produto no primeiro momento

Esses modelos tornam os elementos principais de um plano de negócios mais palatáveis e fáceis de entender, ao mesmo tempo em que fornecem visualizações rápidas dessas informações.

Quais são os tópicos mapeados no modelo de negócios (Business Model Canvas)

O Modelo de negócios (Business model Canvas) se concentra em alguns tópicos que são padronizados para que você possa ter clareza de cada um dos segmentos chave:

  • Proposta de valor (o que seu produto promete e entrega ao cliente)
  • Segmentação de clientes
  • Atividades-chave (as etapas que a equipe deve concluir para torná-la bem-sucedida)
  • Recursos-chave (recurso humano, financeiro ou insumos)
  • Canais de comercialização
  • Relacionamento com o cliente (como a equipe apoiará e trabalhará com sua base de clientes)
  • Parceiros essenciais (empresas ou terceiros necessários para funcionamento da sua proposta de negócios)
  • Estrutura de custos (o que custa construir o produto e como vendê-lo e apoiá-lo)
  • Fonte de receita (como o seu produto vai gerar lucro)

É claro que existem outros fatores que podem impactar na estratégia, mas preencher estas informações já proporcionam um guia para o empreendedor desenvolver seu negócio e garantir que está no caminho certo.

Por que devo usar um Business Model Canvas?

Neste ponto você pode estar se perguntando qual é o benefício de construir um Modelo de negócios (Business model Canvas) para guiar seu roteiro de produto. Os benefícios são diversos, mas podemos destacar:

Formato Visual

Uma das partes mais difíceis de compreender um modelo de negócios tradicional é simplesmente seu formato longo, complexo, com linguagem mais rebuscada e cheio de detalhes.

Quando os modelos de negócios são longos e incorporam todos os detalhes, é muito mais difícil obter uma compreensão completa dos componentes importantes.

Utilizando o Modelo de negócios (Business model Canvas) no entanto, esses componentes são todos exibidos de forma centralizada e são acompanhados por elementos visuais para ajudar na compreensão.

Isso também torna as partes importantes do modelo de negócios facilmente compreensíveis por qualquer pessoa. Essas vantagens tornam o uso muito mais acessível e fácil e digerir do que um modelo mais tradicional.

Flexibilidade

A capacidade de criar um modelo de negócios sólido, independentemente do tipo de organização ou empresa em que você está operando, é um bom exemplo de quão flexível e aplicável é o Modelo de negócios (Business model Canvas).

Além de permitir que muitas organizações diferentes utilizem o modelo, ele também permite visualizar as diferentes interações dos componentes. Isso permite uma aplicação mais abrangente para praticamente qualquer setor.

A maior razão para o fracasso de uma empresa ou negócio não é o produto em si. Muitas vezes nos esquecemos disso e direcionamos nossa energia para construir um produto incrível. “Construa e eles virão” é um mantra falho.

O Modelo de negócios (Business model Canvas). Faz você a pensar além do seu produto. Afinal, um produto incrível não se mantém se não vender, sem chegar ao cliente e sem ter lucro.

Quando você visualiza como vai vender seu produto, que tipo de recursos você precisa, bem como os diferentes segmentos de clientes que você pode atender, o negócio se torna lúcido.

O Modelo de negócios (Business model Canvas) permite documentar tudo isso e oferece clareza quando você fala com seus clientes, o que é fundamental para prosperar seu negócio.

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Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

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