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Branding e Inteligência Artificial

Sumário

Vários são os produtos e serviços ofertados no mercado. Quantos anúncios de curso você viu somente hoje? Quantas marcas você vê em uma simples ida ao supermercado?

O que faz você escolher uma marca em detrimento de tantas?

Marca: Uma Expressão Além do Logo

Produtos são criados na fábrica, marcas são criadas na mente das pessoas.

Quando o assunto é marca, existe uma tendência a pensar em logo. A logo é uma, dentre várias, representações visuais para uma marca. Marca vai muito além de um único símbolo. A Ana Couto, uma das maiores especialistas no assunto tem uma frase assim: “Uma marca é, faz e fala”.

Ela pode ser entendida como a alma de um negócio, é um ativo intangível e guia as decisões, os posicionamentos de um negócio. Sua concepção passa por aspectos estratégicos, como uma percepção de mercado e posicionamento estratégico em função de um diferencial estabelecido. E também passa por aspectos intangíveis, como os valores e princípios inegociáveis que a guiam, a história e razão de existir.

Uma marca tem uma forma única de se expressar, que compreende sim cores, fontes, tom de voz… Mas vai muito além disso! Uma marca tem um vínculo profundo com um significado, um propósito maior e busca a consistência com o que abraça nos mínimos detalhes.

O Poder de uma Marca Bem Construída

Uma marca bem construída tem o poder de gerar encantamento, magnetismo, tem uma força de arrasto! Nos identificamos com marcas que são uma expressão daquilo que nós mesmos acreditamos.

Nos identificamos com marcas que reforçam o que é importante para nós. E quando as consumimos estamos reafirmando quem somos ao mundo, o que valorizamos e em que acreditamos.

O Branding pode ser entendido como a “a marca em movimento”, interagindo com os clientes internos e externos para gerar uma conexão forte,  despertar boas sensações que os influenciam, criam desejo e admiração.

O Branding Como Uma Experiência Viva

Um dos principais desafios de toda empresa é fazer com que sua marca se destaque no mercado e conquiste os corações dos clientes, por esse motivo elas têm investido em Branding.

Mas se engana quem acha que ele é um conjunto de fórmulas. O Branding é uma espécie de autoconhecimento aplicado a uma marca, para ela navegar sem se perder da sua essência. Ele está mais para uma bússola para guiar decisões e precisa estar vivo em cada pessoa da organização em suas ações. Ele é um potente gerador de cultura!

Gestão do Significado da Marca

É preciso ter coerência para gerar confiança e branding é sobre isto. É sobre firmar no que é inegociável para uma marca e desdobrar isto para tudo o que ela faz.

Vamos supor que você compre de uma marca que se posicione como sustentável, você espera isto dela em diferentes aspectos do dia a dia, e não apenas no rótulo da embalagem, certo? É sobre isto!

Como criar sua Plataforma de Marca?

Plataforma de Marca é um conjunto de componentes únicos e fundamentais que definem a identidade de uma marca, sua personalidade, valores e promessa de valor.

Não existe uma única maneira de desenvolver a sua, mas me inspiro na forma que o Juan Vince, que é expert no tema, desenvolveu à partir dos seus estudos e práticas. A sequência que ele estabeleceu é:

Ferramentas de Diagnóstico e Análise

Ou seja, uma pesquisa das boas! É possível que você já saiba, a criatividade pode ser entendida como “combinatividade”, como diz o especialista no assunto, Murilo Gun. 

Para ter criatividade é preciso ter repertório. E quanto melhores as suas fontes de pesquisa, de entrada de informações, consequentemente melhor tende a ser o que isto vai gerar. Melhore suas referências, seu ambiente, e é praticamente certo que você melhorará o que saí dali.

É como diz uma velha máxima da Tecnologia da Informação: “Lixo entra, lixo sai”. Deixe entrar o que é bom caprichando na etapa inicial, de pesquisa, que sustenta todas as demais.

Definição de Estratégia

Nesta etapa você vai estabelecer a estratégia, tendo por base os dados coletados na etapa anterior é hora de criar a Brand Persona, o DNA da marca, a mensagem e  a buyer persona.

São vários passos envolvidos para cada um destes itens, em síntese a ideia é você entender como você fala, qual a sua mensagem e com quem você fala.

Marketing

E por fim chegamos ao marketing! Se branding é a alma da marca, tudo que está por trás do que a faz movimentar na sua força e qualidade, marketing é quando ela se projeta para o mundo, caminhando rumo aos seus objetivos, alcançando mais pessoas e propagando seus ideais.

A estrutura do Branding permite a marca conseguir estar firme para lidar com os aprendizados e decisões que o dia a dia demanda. Mantendo sua unidade, sua integridade.

Quanto mais você entendeu como a marca deve se colocar, maiores as chances de permanecer fiel a isto e obter sucesso quando você precisa encarar os desafios da realidade.

Branding e Inteligência Artificial

O branding requer um olhar sensível, um envolvimento humano e artesanal. Será que a inteligência artificial pode substituir um profissional de branding? Certamente não substituirá um bom profissional, mas será uma aliada em seu trabalho.

Se você trabalha nessa área e deseja saber como o ChatGPT pode ajudar com a parte operacional do trabalho de branding, reduzindo drasticamente o tempo necessário para um projeto, ou se deseja realizar seu processo de branding, mas não tem condições de contratar um profissional para orientá-lo no momento, sugiro clicar aqui e conferir o Branding IA 2.0.

A Marca que Você Construirá

  • Como você transmitirá os valores e propósitos da empresa para desenvolver uma conexão forte com os clientes?

  • Que personalidade a marca deseja transmitir?

  • Qual será a forma de comunicação da marca? Será descontraída? Mais profissional e especializada?

Tudo isso pode parecer subjetivo agora, mas ficará mais claro ao longo de uma jornada incrível e inspiradora que você pode percorrer no caminho do branding.

Agora que você entende a importância do branding para as empresas, não tenho dúvidas de que está um passo à frente em sua jornada!

Quem chega primeiro bebe água limpa!

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Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

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