Pesquisar
Close this search box.

Storytelling

Sumário

Você já ouviu falar de storytelling? Caso você esteja em busca de aumentar as suas vendas – quem não está? – então com certeza esse é um conceito que você não pode deixar de conhecer.

Vendas não é um dom, mas, sim, saber usar estratégias de vendas de acordo com o seu público-alvo. Uma dessas estratégias é justamente o storytelling. Além de aumentar o número de vendas, você também aumenta a fidelização de clientes.

Quer entender um pouco melhor sobre esse assunto e como usá-lo ao seu favor? Veja agora mesmo o que é, qual a importância e outros detalhes importantes sobre esse conceito primordial das vendas e do marketing.

Storytelling: o que é

Antes de mais nada, vamos entender o que é storytelling. Na verdade, é a arte de desenvolver, adaptar e, claro, contar histórias! Porém, você vai fazer isso com alguns elementos específicos, incluindo:

  • Personagem
  • Ambiente
  • Conflito
  • Mensagem

O objetivo é trazer uma mensagem que dê o gatilho para fatores emocionais, que é a conexão mais forte que uma marca pode fazer com seus potenciais clientes. O que você contar deve ficar na memória das pessoas.

Vamos dar um exemplo para que você entenda melhor o que é storytelling. Supondo que você tenha um método que irá ajudar a pessoa a melhorar as suas vendas e você comercializa isso através de cursos.

O PERSONAGEM da história pode ser você, o AMBIENTE pode ser a sua vida profissional, o CONFLITO é as diversas tentativas frustradas de ter um negócio e a MENSAGEM é como o método que você descobriu que trouxe o sucesso.

Ou seja, você era uma pessoa sem perspectiva e sem dinheiro, fracassou muitas vezes, mas em algum ponto de sua vida começou a investir em um novo método que, apesar dos desafios e tombos, fez de você o homem de sucesso que é hoje.

Isso fará com que o seu possível cliente se inspire em você e deseje ser igual a você. O resultado? Ele compra o seu curso a partir do seu storytelling!

Qual é a importância

A arte de contar boas histórias tem uma influência incrível na jornada de compra do cliente.

Não importa o quanto a história pareça comum, o importante é trazê-la sobre a sua perspectiva. É uma forma das pessoas reconhecerem que há uma pessoa por trás daquele produto e isso gera empatia com o seu público.

As histórias sempre levarão o seu público para uma jornada onde eles irão se identificar com as suas dores, vendo uma esperança em sua própria recuperação e subsequente sucesso.

A importância é justamente essa, fazer essa identificação, agregar valor aquilo que você está oferecendo e trazer ao possível consumidor que aquilo é a solução para os problemas dele, assim como foi dos seus.

A partir disso o possível consumidor desejará ter aquele produto para si e, então, a compra é finalizada. Quanto mais emocionante for o seu storytelling, mais resultados você terá – mas
lembre-se: não deve ser uma história surreal e cheia de milagres, ela deve ser verdadeira.

Como contar boas histórias

Para você convencer pessoas é preciso contar boas histórias, não é mesmo? Aqui vão algumas dicas

  • Escreva a sua história e reflita sobre ela. Dificilmente a primeira versão será a final, sempre busque aprimorar nos detalhes
  • Compartilhe com pessoas próximas e pegue feedbacks
  • História clara e sem itens fantasiosos
  • Tenha uma linguagem simples e acessível
  • Traga comentários leves e divertidos
  • Seja verdadeiro e traga uma história fluida

O storytelling é uma ferramenta muito incrível de persuasão se você souber usar a seu favor! Pense bem na sua história e traga gatilhos convincentes

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Construção de Valor

Você já ouviu falar sobre construção de valor? Se você está começando com uma marca ou deseja melhorar os seus resultados apostando em marketing digital, saiba que entender esse conceito é primordial. Promover valor para a sua marca não é colocar

Economia Laranja

Sabe a importância de uma economia laranja? Inovações tecnológicas. A criatividade tem, portanto, um aspecto econômico observável na forma como contribui para o empreendedorismo, incentiva a inovação, aumenta a produtividade e promove o crescimento econômico. A criatividade é encontrada em todas

Outbound Marketing

Imagine um mundo onde a sua empresa é uma estrela brilhante no céu da indústria. O seu negócio cresce a cada dia, e sua marca é conhecida e admirada por todos. Isso é possível com o poder do outbound marketing. Como

Falácias

Conquistar o coração e confiança do público-alvo da sua empresa é algo difícil de ser construído e que costuma levar tempo, por isso, é necessário tomar o maior cuidado na hora de realizar o seu marketing que ele não contenha