Você já ouviu falar de storytelling? Caso você esteja em busca de aumentar as suas vendas – quem não está? – então com certeza esse é um conceito que você não pode deixar de conhecer.
Vendas não é um dom, mas, sim, saber usar estratégias de vendas de acordo com o seu público-alvo. Uma dessas estratégias é justamente o storytelling. Além de aumentar o número de vendas, você também aumenta a fidelização de clientes.
Quer entender um pouco melhor sobre esse assunto e como usá-lo ao seu favor? Veja agora mesmo o que é, qual a importância e outros detalhes importantes sobre esse conceito primordial das vendas e do marketing.
Storytelling: o que é
Antes de mais nada, vamos entender o que é storytelling. Na verdade, é a arte de desenvolver, adaptar e, claro, contar histórias! Porém, você vai fazer isso com alguns elementos específicos, incluindo:
- Personagem
- Ambiente
- Conflito
- Mensagem
O objetivo é trazer uma mensagem que dê o gatilho para fatores emocionais, que é a conexão mais forte que uma marca pode fazer com seus potenciais clientes. O que você contar deve ficar na memória das pessoas.
Vamos dar um exemplo para que você entenda melhor o que é storytelling. Supondo que você tenha um método que irá ajudar a pessoa a melhorar as suas vendas e você comercializa isso através de cursos.
O PERSONAGEM da história pode ser você, o AMBIENTE pode ser a sua vida profissional, o CONFLITO é as diversas tentativas frustradas de ter um negócio e a MENSAGEM é como o método que você descobriu que trouxe o sucesso.
Ou seja, você era uma pessoa sem perspectiva e sem dinheiro, fracassou muitas vezes, mas em algum ponto de sua vida começou a investir em um novo método que, apesar dos desafios e tombos, fez de você o homem de sucesso que é hoje.
Isso fará com que o seu possível cliente se inspire em você e deseje ser igual a você. O resultado? Ele compra o seu curso a partir do seu storytelling!
Qual é a importância
A arte de contar boas histórias tem uma influência incrível na jornada de compra do cliente.
Não importa o quanto a história pareça comum, o importante é trazê-la sobre a sua perspectiva. É uma forma das pessoas reconhecerem que há uma pessoa por trás daquele produto e isso gera empatia com o seu público.
As histórias sempre levarão o seu público para uma jornada onde eles irão se identificar com as suas dores, vendo uma esperança em sua própria recuperação e subsequente sucesso.
A importância é justamente essa, fazer essa identificação, agregar valor aquilo que você está oferecendo e trazer ao possível consumidor que aquilo é a solução para os problemas dele, assim como foi dos seus.
A partir disso o possível consumidor desejará ter aquele produto para si e, então, a compra é finalizada. Quanto mais emocionante for o seu storytelling, mais resultados você terá – mas
lembre-se: não deve ser uma história surreal e cheia de milagres, ela deve ser verdadeira.
Como contar boas histórias
Para você convencer pessoas é preciso contar boas histórias, não é mesmo? Aqui vão algumas dicas
- Escreva a sua história e reflita sobre ela. Dificilmente a primeira versão será a final, sempre busque aprimorar nos detalhes
- Compartilhe com pessoas próximas e pegue feedbacks
- História clara e sem itens fantasiosos
- Tenha uma linguagem simples e acessível
- Traga comentários leves e divertidos
- Seja verdadeiro e traga uma história fluida
O storytelling é uma ferramenta muito incrível de persuasão se você souber usar a seu favor! Pense bem na sua história e traga gatilhos convincentes