Conhecer seu custo de aquisição de novos clientes pode ajudá-lo a determinar a eficácia de sua estratégia de aquisição de clientes.
Além disso, o CAC é uma métrica significativa para potenciais investidores usarem para estimar a escalabilidade de sua empresa.
O termo LTV representa a relação entre o valor do empréstimo e o valor de mercado ou de mercado de uma propriedade. Portanto, indica quanto crédito obtém com base no valor do objeto.
Como calcular o CAC e o LTV?
O CAC é calculado dividindo o gasto de aquisição de clientes pelo número de clientes adquiridos.
Portanto, se você adquiriu 10 novos clientes por meio de gastos de marketing e vendas de R$1.000 durante um período de tempo, a fórmula seria: CAC = 1.000/10 = R$ 100.
É uma importante métrica do marketing especialmente útil quando a relaciona com o valor da vida útil do cliente (também conhecido como LTV ou CLV).
No entanto, como acontece com a maioria dos aspectos da análise de dados, há algumas armadilhas a serem observadas.
O LTV pode ser calculado de várias maneiras. Em um modelo de assinatura, um método simples é pegar o valor médio mensal esperado de cada cliente e dividi-lo pelo número de clientes que perde a cada mês.
Por exemplo, caso esteja cobrando R$ 500 por mês e sua taxa de perda seja de 5%, seu LTV para um novo cliente é (500/0,05) ou R$ 10.000. Nesse caso, o tempo de vida esperado pelo seu cliente é de 20 meses.
Otimizando seus custos de aquisição de clientes
Como mencionado anteriormente, é importante ficar de olho nos custos de aquisição para garantir a lucratividade de longo prazo do seu negócio e o máximo benefício de seus esforços.
As empresas estão sempre procurando maneiras de manter seus gastos sob controle e, ao mesmo tempo, manter seus objetivos de negócios. Aqui estão algumas maneiras de otimizar seus custos de lead e seus resultados.
Aumente as conversões do site
A empresa quer ter certeza de que está aproveitando ao máximo seu site. Afinal, quaisquer pontos fracos em sua presença online não devem arruinar suas oportunidades de vendas.
Certifique-se de que suas frases de chamariz sejam eficazes, seu site seja responsivo para dispositivos móveis, suas páginas de destino sejam otimizadas e suas mensagens sejam claras e fáceis de entender.
Aumento do benefício para o cliente
Trata-se de tornar seu produto conceitualmente mais valioso para seus clientes. É possível adicionar recursos ou funcionalidades adicionais nos quais os clientes manifestaram interesse.
Outra opção seria oferecer um novo produto ou adicionar opções de atualização. Essas táticas conseguem tornar seu produto mais atraente, permitindo que atraia mais novos clientes.
Ao mesmo tempo, eles conseguem envolver apenas custos mínimos de desenvolvimento e ainda aumentar o tamanho médio do pedido.
Além disso, essa abordagem tem um efeito positivo na aquisição de novos clientes e na fidelização de clientes em muitos casos, além de aumentar o número de recomendações.
Conclusões finais sobre o respectivo artigo
O LTV também é usado para determinar o orçamento de marketing de uma empresa. Adicionar segmentos de LTV ao seu perfil de cliente ajuda a obter uma imagem melhor da importância de cada cliente.
Em particular, o custo de aquisição do cliente (CAC), adquirido um novo cliente, para cada segmento deve ser sempre inferior ao valor vitalício de um novo cliente.
Outra área chave onde o LTV é aplicado é a alocação de recursos para clientes atuais. Depois de conseguir segmentar seus clientes de acordo com o LTV, é possível alocar mais recursos para adquirir e gerenciar clientes específicos.