Pesquisar
Close this search box.

Customer Experience (CX)

Sumário

Independente do produto, serviço ou empresa, cada interação é uma experiência para nós. Todas essas experiências são chamadas de Customer Experience e representam diretamente o sucesso do serviço\produto.

A experiência do cliente engloba e descreve todas as impressões que o cliente tem durante o relacionamento com sua empresa ou marca.

O que é Customer Experience?

Em termos mais simples, a Customer Experience é a percepção que os clientes têm de sua empresa e marca. Uma boa experiência do cliente é centrada no cliente e exibe alta retenção de clientes.

Uma ótima experiência do cliente é importante para garantir que você seja uma empresa na qual os clientes desejam gastar seu dinheiro e para a qual continuará voltando. Melhorar a experiência do cliente deve ser uma prioridade para sua equipe de vendas de marketing.

Independentemente de ser um cliente digital ou um visitante no site, cada interação com o cliente tem o potencial de aumentar o resultado comercial e a reputação da sua empresa. Os dois pontos de contato mais importantes da experiência do cliente são pessoas e produtos.

O ponto de contato humano é construído no atendimento ao cliente e inclui a condução do engajamento e retenção do cliente por meio de personalização e previsão. O ponto de contato do produto requer a entrega de um produto que os clientes desejam e promoverão em sua rede pessoal.

Conceitos importantes para a experiência do cliente

O primeiro passo importante para uma empresa que foca na Customer Experience é colocar as percepções e sentimentos do cliente no centro do relacionamento comercial.

Isso inclui basear a promessa da marca da empresa na compreensão das necessidades e emoções de seus clientes e obter o entendimento mais profundo possível do que cada cliente potencial e real está procurando em cada estágio — ou mesmo durante cada interação — do relacionamento.

Para muitas empresas, esta é uma transição significativa. Geralmente requer suporte da diretoria para baixo.

Para executivos e gerentes cujas carreiras não foram particularmente centradas no cliente ou que anteriormente se concentraram com sucesso em métricas transacionais ou KPIs financeiros, essa pode ser uma transição difícil.

E, como já imaginado, tal atitude envolve investimentos significativos em novas tecnologias – de aplicativos móveis a processamento de pagamentos, análises avançadas e inteligência artificial.

Mas a transição vale o esforço, porque embora o cliente nem sempre esteja certo no sentido literal, ele nunca está errado quando se trata de como se sente depois de interagir com uma empresa.

Uma má experiência do cliente – uma entrega atrasada, um mal-entendido com o suporte ao cliente ou a equipe de atendimento ao cliente – pode fazer com que os clientes sintam que estão sendo tratados de forma específica e intencional, mesmo quando isso não é justificado.

Uma boa experiência aumenta a fidelidade do cliente

Uma boa Customer Experience dá às empresas uma vantagem competitiva. Isto aplica-se sobretudo a setores caracterizados por uma grande vontade de mudança por parte dos seus clientes.

A experiência do cliente tem um impacto enorme na fidelidade do cliente. Para criar fidelidade e retenção de clientes a longo prazo, a experiência do cliente deve ser boa. Esta é a única maneira de manter os clientes existentes!

Uma boa experiência aumenta a fidelidade do cliente

Como o nome sugere, o Customer Experience Management garante que a experiência do cliente seja quase perfeita. Isso significa principalmente trabalhar de maneira orientada para o cliente.

O cliente em foco

Toda a atividade empresarial gira em torno dos desejos do cliente. No início de um novo desenvolvimento não existe o produto, mas sim as necessidades do cliente. O que exatamente ele quer, o que ele precisa? Como resolver o seu problema?

Uma vez que o produto esteja pronto, as considerações centradas no cliente continuam: como o cliente gostaria de saber mais sobre a oferta? Por quais canais ele prefere comprar? Em que ponto ele precisa de mais serviço?

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Semiótica

A melhor forma de atrair o publico e criar uma conexão com ele é através de símbolos e representações que eles irão olhar, se conectar e captar a mensagem transmitida, e é nesse momento que a semiótica ajuda. Quando o assunto é

Construção de Valor

Você já ouviu falar sobre construção de valor? Se você está começando com uma marca ou deseja melhorar os seus resultados apostando em marketing digital, saiba que entender esse conceito é primordial. Promover valor para a sua marca não é colocar

Customer Experience (CX)

Independente do produto, serviço ou empresa, cada interação é uma experiência para nós. Todas essas experiências são chamadas de Customer Experience e representam diretamente o sucesso do serviçoproduto. A experiência do cliente engloba e descreve todas as impressões que o cliente tem

O que são conteúdos de valor?

Se você conhece marketing digital ou mesmo se ainda está aprendendo sobre o assunto, com certeza já ouviu falar sobre o termo chamado conteúdos de valor e como ele é tão importante nessa área. A internet transformou o mundo, disso não temos

Modelo de Negócios (Business Model Canvas)

Com o Modelo de negócios (Business Model Canvas), você pode te ruma visão completa dos itens essenciais para desenvolvimento, gerenciamento e manutenção de um produto. Usar a abordagem Business Model Canvas é uma ótima ferramenta para se concentrar nos elementos estrategicamente mais