Customer Experience (CX)

Sumário

Independente do produto, serviço ou empresa, cada interação é uma experiência para nós. Todas essas experiências são chamadas de Customer Experience e representam diretamente o sucesso do serviço\produto.

A experiência do cliente engloba e descreve todas as impressões que o cliente tem durante o relacionamento com sua empresa ou marca.

O que é Customer Experience?

Em termos mais simples, a Customer Experience é a percepção que os clientes têm de sua empresa e marca. Uma boa experiência do cliente é centrada no cliente e exibe alta retenção de clientes.

Uma ótima experiência do cliente é importante para garantir que você seja uma empresa na qual os clientes desejam gastar seu dinheiro e para a qual continuará voltando. Melhorar a experiência do cliente deve ser uma prioridade para sua equipe de vendas de marketing.

Independentemente de ser um cliente digital ou um visitante no site, cada interação com o cliente tem o potencial de aumentar o resultado comercial e a reputação da sua empresa. Os dois pontos de contato mais importantes da experiência do cliente são pessoas e produtos.

O ponto de contato humano é construído no atendimento ao cliente e inclui a condução do engajamento e retenção do cliente por meio de personalização e previsão. O ponto de contato do produto requer a entrega de um produto que os clientes desejam e promoverão em sua rede pessoal.

Conceitos importantes para a experiência do cliente

O primeiro passo importante para uma empresa que foca na Customer Experience é colocar as percepções e sentimentos do cliente no centro do relacionamento comercial.

Isso inclui basear a promessa da marca da empresa na compreensão das necessidades e emoções de seus clientes e obter o entendimento mais profundo possível do que cada cliente potencial e real está procurando em cada estágio — ou mesmo durante cada interação — do relacionamento.

Para muitas empresas, esta é uma transição significativa. Geralmente requer suporte da diretoria para baixo.

Para executivos e gerentes cujas carreiras não foram particularmente centradas no cliente ou que anteriormente se concentraram com sucesso em métricas transacionais ou KPIs financeiros, essa pode ser uma transição difícil.

E, como já imaginado, tal atitude envolve investimentos significativos em novas tecnologias – de aplicativos móveis a processamento de pagamentos, análises avançadas e inteligência artificial.

Mas a transição vale o esforço, porque embora o cliente nem sempre esteja certo no sentido literal, ele nunca está errado quando se trata de como se sente depois de interagir com uma empresa.

Uma má experiência do cliente – uma entrega atrasada, um mal-entendido com o suporte ao cliente ou a equipe de atendimento ao cliente – pode fazer com que os clientes sintam que estão sendo tratados de forma específica e intencional, mesmo quando isso não é justificado.

Uma boa experiência aumenta a fidelidade do cliente

Uma boa Customer Experience dá às empresas uma vantagem competitiva. Isto aplica-se sobretudo a setores caracterizados por uma grande vontade de mudança por parte dos seus clientes.

A experiência do cliente tem um impacto enorme na fidelidade do cliente. Para criar fidelidade e retenção de clientes a longo prazo, a experiência do cliente deve ser boa. Esta é a única maneira de manter os clientes existentes!

Uma boa experiência aumenta a fidelidade do cliente

Como o nome sugere, o Customer Experience Management garante que a experiência do cliente seja quase perfeita. Isso significa principalmente trabalhar de maneira orientada para o cliente.

O cliente em foco

Toda a atividade empresarial gira em torno dos desejos do cliente. No início de um novo desenvolvimento não existe o produto, mas sim as necessidades do cliente. O que exatamente ele quer, o que ele precisa? Como resolver o seu problema?

Uma vez que o produto esteja pronto, as considerações centradas no cliente continuam: como o cliente gostaria de saber mais sobre a oferta? Por quais canais ele prefere comprar? Em que ponto ele precisa de mais serviço?

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Construção de Valor

Você já ouviu falar sobre construção de valor? Se você está começando com uma marca ou deseja melhorar os seus resultados apostando em marketing digital, saiba que entender esse conceito é primordial. Promover valor para a sua marca não é colocar

O poder das histórias

Você tem ideia sobre o poder das histórias para o seu negócio? Se você nunca ouviu falar sobre storytelling ou simplesmente não pratica isso para aumentar o alcance do seu negócio, saiba que pode estar cometendo um erro. Hoje em

Viéses Cognitivos

Você sabe o que são vieses cognitivos? Mesmo que nunca tenha escutado o termo, saiba que você provavelmente já foi afetado por ele e está constantemente presente no seu dia a dia. Os vieses cognitivos são basicamente processos de pensamento que ocorrem de forma

Economia 4.0

Uma economia 4.0 é uma digitalização desde a sua produção. A digitalização refere-se ao uso crescente de tecnologias automatizadas, digitalizadas e em rede em nossa sociedade. A economia 4.0 designa especificamente o desenvolvimento na indústria, seja na construção de veículos, engenharia mecânica