Criatividade

Sumário

Você sabe o quanto a criatividade é importante para que o seu negócio deslanche no mercado? Com uma concorrência extremamente acirrada, você precisa trazer bons diferenciais para conseguir o devido destaque dentre eles.

Muitos pensam que ser criativo é algo intrínseco da nossa personalidade e, de fato, há pessoas que são mais criativas que outras, mas isso não quer dizer que não é algo que possa ser aprendido e incrementado em seu negócio.

Neste artigo você vai entender um pouco melhor sobre a criatividade, bem como a sua relação com o mercado empreendedor.

Criatividade, o que é?

O que é a criatividade? O que é ser criativo? Ser criativo é ter a capacidade de CRIAR ou transformar as coisas. Pessoas criativas conseguem desenvolver ideias de novos produtos, formular teorias, encontrar soluções diferenciadas e assim por diante.

Ou seja, uma empresa criativa é uma empresa que consegue trazer para o mercado consumidor algo que ele nunca viu!

Um exemplo simples de criatividade no ramo do marketing. Uma empresa de passagem de ônibus fez uma propaganda trazendo um desenho claramente infantil e inovador para estampar a sua campanha.

A princípio pode parecer algo ruim, não é mesmo? Porém, o slogan da campanha dizia que as promoções estavam tão boas, que não sobrou dinheiro para contratar um design.

Se tornou uma publicidade cômica e convincente, sendo super criativa em relação às outras propagandas no mercado.

A criatividade gera sentimentos positivos nos consumidores que ajudam a convertê-los em clientes. 

É possível desenvolver criatividade?

A criatividade pode ser, sim, aprendida. Muitos pensam que ser criativo é um dom, que ao errar em uma ideia você automaticamente não é uma pessoa criativa…

Entretanto, errar faz parte de todo esse processo. Para trabalhar com criatividade é preciso insistir e expandir seus horizontes.

A criatividade aparece através das experiências profissionais e pessoais, não é nada de outro mundo.

Crie o hábito de olhar aquilo que é convencional e, então, trazer novas perspectivas para isso.

Ser criativo não envolve apenas marketing, envolve processos e procedimentos. Equipes criativas conseguem trazem soluções que, normalmente, economizam tempo e dinheiro – além de melhorar o processo em si.

É algo que faz toda a diferença para a sua empresa, seja internamente na questão de processos, ou nas campanhas para atrair maior conversão.

O papel dos líderes

Se você é dono do seu próprio negócio e age como autônomo, saiba que é muito importante que você cultive a sua própria criatividade para conseguir se destacar no mercado.

Agora, se você possui uma equipe que trabalha para você, é muito importante que instigue essa característica no seu pessoal.

Quando algum funcionário aparecer com alguma ideia nova, mesmo que não ache totalmente interessante, deixe ela ser explorada.

Chefes que “podam” os seus funcionários o tempo todo não conseguem cultivar um ambiente criativo e isso tem consequências muito negativas para qualquer tipo de negócio.

Aliás, é importante estimular essa característica. Inclusive, há empresas especializadas nisso! Além de trazer benefícios ao seu negócio, é uma forma de descontrair o seu time.

Nem sempre você vai acertar

Já falamos sobre isso, mas vale ressaltar. Nem sempre você vai acertar, principalmente quando o seu objetivo for ser criativo.

Porém, isso não quer dizer que essa característica não funcione para o seu tipo de negócio, você só precisa explorá-la melhor para ter os resultados que tanto deseja.

A criatividade é imprescindível para o sucesso, então não deixe de pensar fora da caixa! Há muitas empresas que seguem padrões, seja diferenciado e atraia mais clientes para o seu negócio.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

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Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

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