Pesquisar
Close this search box.

Marca pessoal: Crie uma identidade consistente e a fortaleça

É importante você ser capaz de transmitir ao mundo quem você é, de forma coerente, em cada ponto de contato. Você é uma marca!

Sumário

A marca pessoal é essencial para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. É através dela que você transmite seus valores e constrói uma imagem consistente, que se alinha com seus objetivos e valores. Neste texto, vamos mostrar como criar uma marca pessoal de sucesso, fortalecendo sua presença online e garantindo conexões mais fortes com seu público-alvo. Confira nossas dicas e comece hoje mesmo a construir sua identidade no mundo digital!

Você é uma marca pessoal, e o processo de criação de identidade é basicamente como você projeta seus valores para o mundo e garante que seu público-alvo saiba quem você é.

A marca pessoal não é apenas sobre marketing, mas sobre garantir que sua imagem está alinhada com os valores que quer transmitir para o seu público. Quais qualidades você quer que associem a você? A marca pessoal permite que você mostre o que é importante para VOCÊ. A imagem da sua marca se torna sobre as habilidades e interesses que você tem e entrega ao mundo.

Razões para investir na criação da sua marca pessoal

Se você é uma marca e deseja se posicionar assim, as mídias sociais são uma oportunidade para se destacar, mostrar profissionalismo e provar um valor no setor.

Essa visibilidade pode resultar em oportunidades inesperadas. Sua marca evoluirá naturalmente ao longo do tempo e, embora sua visão deva permanecer a mesma sua direção profissional pode mudar.

Há também uma chance de você querer lançar um novo empreendimento no futuro. Portanto, ter um público que você pode trazer para esses novos empreendimentos é uma grande vantagem.

Além disso, uma marca pessoal permite que seu público construa uma conexão mais forte com você e é uma maneira incrível de criar impacto positivo na vida das pessoas.

Como Criar uma Marca Pessoal

Você é uma marca e com certeza quer ter uma imagem que seja consistente e que consiga transmitir bem seus valores, mas como fazer isso? Como construir do zero a marca pessoal?

Tenha presença online e utilize seu nome

Esteja presente nas redes transmitindo sua mensagem com coerência e qualidade nos diferentes canais que se propuser: Quer seja no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, seu próprio site pessoal… Entenda o estilo de de comunicação de cada plataforma e as use conectando com links fáceis. Você é uma marca e por isso deve ser fácil de encontrar.

Posicione-se como líder

Defina-se pelo nicho em que você se destaca. Escreva conteúdo relevante, compartilhe bons posts com sua curadoria. Você precisa começar a construir uma presença online transmitindo autoridade e confiança.

Poste com consistência

Consistência é diferente de frequência. Embora a frequência possa favorecer a propagação da sua mensagem, fazer por fazer pode não ser uma boa ideia. Prefira criar conteúdo de qualidade, à simplesmente só postar. Mas não basta também só criar uma conta de mídia social. Se você é uma marca, deve encarar o marketing como uma empresa e postar com frequência, aquela que você consegue sustentar bem, entregando conteúdo relevantes. Que ofereçam valor para seus seguidores.

Crie continuidade visual

A identidade visual é essencial para a criação de uma marca pessoal, isso porque ela passa a ideia subconsciente de constância, padrão e “grava” na memória visual do público uma associação com você e seu perfil.

Existem várias maneiras de fazer isso e podem ser pontos bem simples, como utilizar a mesma foto de perfil ou fotos tiradas na mesma sessão em todas as redes sociais, ou ainda criar uma paleta de cores para seus posts.

As dicas visuais farão com que as pessoas façam associações inconscientes e criem um reconhecimento mais forte de você e da identidade visual da sua marca.

Não publique apenas atualizações de texto. Incorpore fotos, infográficos e vídeos para um feed mais completo. As pessoas gostam de informações visuais e estarão mais propensas a segui-lo se você as fornecer! Há pessoas que se conectam mais com estes formatos. A Programação Neurolinguística nos ajuda a entender que cada um tem uma forma de absorver melhor uma mensagem. Assim, se você contempla maneiras diferentes, com certeza conectará com mais pessoas. 

Crie uma mensagem clara e consistente em todos os canais

Faça uma lista das qualidades que você deseja que as pessoas associem à sua marca pessoal. Então, quando você postar, lembre-se de focar na mensagem e na identidade visual para reforçar essa mensagem.

Por exemplo, um vendedor de pode postar fotos dos produtos que vende e compartilhar postagens no blog sobre desafios de venda e metas.

Uma Marca não se constrói da noite para o dia

É preciso tempo, compromisso e consistência para criar a imagem de que você é uma marca de forma consolidada. Persista criando contribuições valiosas, você pode fortalecer sua marca pessoal e abrir um mundo de oportunidades!

Se este tema te interessa e você quer se aprofundar mais, te indico ler o livro Personal Branding, do Arthur Bender.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Outbound Marketing

Imagine um mundo onde a sua empresa é uma estrela brilhante no céu da indústria. O seu negócio cresce a cada dia, e sua marca é conhecida e admirada por todos. Isso é possível com o poder do outbound marketing. Como

ITIL

O que é ITIL? ITIL é a abreviação de Information Technology Infrastructure Library. Trata-se de um framework de gerenciamento de serviços de TI que propõe estruturas de gerenciamento. Ao definir os processos básicos, funções e termos, o ITIL descreve os tópicos

Economia 4.0

Uma economia 4.0 é uma digitalização desde a sua produção. A digitalização refere-se ao uso crescente de tecnologias automatizadas, digitalizadas e em rede em nossa sociedade. A economia 4.0 designa especificamente o desenvolvimento na indústria, seja na construção de veículos, engenharia mecânica

O bicho do empreendedorismo te mordeu?

Liberdade, ainda que a trabalho Cada vez vejo mais gente querendo abrir o próprio negócio, vincular o estilo de vida ao trabalho fazendo suas tarefas de qualquer lugar do mundo, ter liberdade de tempo, poder se dedicar mais a quem