Os candidatos encontram softskills em quase todas as descrições de trabalho e, de acordo com especialistas em carreira, estão se tornando cada vez mais importantes.
Essas características, qualificações e habilidades pessoais, juntamente com as chamadas “hard skills”, determinam o sucesso profissional. Soft skills são habilidades pessoais, sociais e metódicas. Saiba mais a seguir.
Como funcionam os softskills?
O google define softskills como “competência na área interpessoal, capacidade de lidar com outras pessoas”.
As competências sociais formam um complexo de habilidades que servem para dar ao indivíduo a oportunidade de assumir o controle da realidade em situações de comunicação e interação, de acordo com as necessidades dos envolvidos.
Soft Skills é um termo coletivo que resume uma grande variedade de habilidades e características. Eles também podem ser sentidos como competências-chave, fatores suaves ou competências sociais.
As soft skills podem ser divididas em três áreas:
- Habilidades sociais: inclui a capacidade de se comunicar e cooperar com outras pessoas, de convencê-las e conquistá-las, de moldar com sucesso.
- Competência pessoal: significa habilidades relacionadas ao trato consigo mesmo: autoconfiança, autorreflexão ou autocrítica, por exemplo. As habilidades pessoais também influenciam as habilidades sociais e metodológicas.
- Competência metódica: essas habilidades ajudam a resolver tarefas e problemas. A autodisciplina e a resistência ao estresse se enquadram nessa categoria. Habilidades metodológicas são particularmente fáceis de aprender, como falar livremente na frente de um grande número de pessoas.
Hard skills, por outro lado, são competências especializadas para as quais possui comprovação, por exemplo, formação profissional, um certificado de estudo, certificados ou formação contínua.
Por exemplo, um carpinteiro precisa de hard skills e softskills para construir uma mesa. Ele precisa tanto do conhecimento técnico do que faz como e quando com quais ferramentas, quanto de fatores suaves como disciplina, perseverança, tolerância à obediência – e persuasão, para que depois venda a mesa.
Como as soft skills diferem das hard skills?
Enquanto soft skills são traços de personalidade, hard skills são habilidades técnicas que são aprendidas, comprovadas (geralmente por meio de certificados após exames) e demonstradas.
Exemplos de hard skills são habilidades de linguagem, habilidades de programação, treinamento, diplomas, certificados ou conhecimento metodológico. Via de regra, as hard skills são comprovadas por currículos e certificados.
Quais soft skills são particularmente necessárias no gerenciamento de projetos?
Os softskills são particularmente importantes para os gerentes. Isso inclui habilidades motivacionais, habilidades de negociação, escuta ativa, vontade de cooperar, habilidades de pensamento econômico e empreendedor.
Também engloba a iniciativa, talento organizacional, criatividade, habilidades de negociação, habilidades sociais e comunicativas e, é claro, habilidades de liderança.
Empregadores, organizações de projetos e gerentes de RH descrevem algumas soft skills como indispensáveis para o gerenciamento de projetos:
- A capacidade de trabalhar em conjunto / colaboração
- A capacidade de comunicar, tanto oralmente como por escrito
- Habilidades organizacionais para acompanhar
- Habilidades de liderança e força de liderança
- habilidades para resolver problemas
- Compromisso e automotivação: indo além do dever
O que se espera: A capacidade de se motivar e contribuir de forma orientada para o objetivo
Aplicação de softskills no trabalho diário: os gerentes estão lá para motivar seus funcionários. Mas como funcionário, é necessário saber como se motivar.
Estar motivado significa que sente vontade de fazer algo. Quando conhece seus próprios objetivos, isso, por sua vez, libera motivação para alcançá-los.
Por exemplo, tenha em mente seus objetivos profissionais e divida-os em sub-objetivos menores que consiga abordar semana a semana. Como resultado, é liberado energia que lhe permite superar as expectativas de seus colegas e superiores.
Em vez de trabalhar silenciosamente em suas tarefas, você aponta como os projetos poderiam ser realizados com mais eficiência do seu ponto de vista.