Pesquisar
Close this search box.

Empreendedor digital: como melhorar sua visão e prevenir problemas nos olhos

Empreendedor digital: aprenda como melhorar sua visão e prevenir problemas nos olhos com exercícios simples e dicas práticas.

Sumário

A visão é um dos sentidos mais importantes para o ser humano, e é essencial para o trabalho de qualquer empreendedor digital.

No entanto, muitas vezes, o uso excessivo de telas e a falta de conhecimento sobre os cuidados com os olhos pode levar a problemas de visão, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e até mesmo degeneração macular.

Como cuidar dos olhos

A boa notícia é que existem técnicas que podem ajudar o organismo a promover uma melhoria na visão, mesmo em casos de problemas mais graves.

Uma dessas técnicas é o Self-Healing, um método desenvolvido pelo Meir Schneider.

O Self-Healing é um método integrativo-educacional, corporal e visual que combina yoga, automassagem e movimento. O método se baseia na ideia de que a visão é um processo holístico, que envolve o corpo, a mente e as emoções.

Os princípios básicos para a visão são:

A educadora visual, Alja Lamas, nos ensina os seguinte princípios básicos para visão:

  • Relaxamento dos olhos: os olhos precisam de descanso para se recuperar do esforço diário. O palming e o sunning são dois exercícios simples que podem ajudar a relaxar os olhos.
  • Adaptação às diferentes intensidades de luz: os olhos precisam ser capazes de se adaptar à luz e à escuridão. O sunning e o palming também são úteis para isso.
  • Olhar para longe e perto: esses exercícios ajudam a fortalecer a musculatura dos olhos.
  • Olhar para detalhes: observar detalhes estimula a mácula, uma área da retina responsável pela visão central.
  • Equilíbrio dos dois olhos: é importante trabalhar os dois olhos para garantir uma visão equilibrada.
  • Estímulo da visão periférica: a visão periférica é importante para a noção de profundidade.
  • Estímulo do movimento ocular: os olhos precisam se mover livremente para manter a saúde dos músculos de sustentação.
  • Integração do corpo e dos olhos: a saúde do corpo também influencia a visão.

Vamos entender mais cada um deles?

Relaxamento dos olhos

O relaxamento dos olhos é fundamental para a saúde da visão. Quando os olhos estão relaxados, eles conseguem se concentrar melhor e evitam o cansaço.

O palming é um exercício simples que pode ajudar a relaxar os olhos. Para fazer o palming, basta fechar os olhos e colocar as palmas das mãos sobre eles, deixando os dedos entrelaçados. Mantenha as mãos sobre os olhos por 5 a 10 minutos.

O sunning é outro exercício que pode ajudar a relaxar os olhos. Para fazer o sunning, basta sentar-se em um lugar seguro e exposto ao sol. Feche os olhos e vire o rosto para o sol. Mantenha os olhos fechados por 5 a 10 minutos.

Adaptação às diferentes intensidades de luz

Os olhos precisam ser capazes de se adaptar à luz e à escuridão.

O sunning é um exercício que pode ajudar a melhorar a aclimatação dos olhos às diferentes intensidades de luz.

Olhar para longe e perto

O movimento dos olhos é essencial para a saúde da visão. O exercício de olhar para longe e perto ajuda a fortalecer a musculatura dos olhos.

Para fazer o exercício, basta sentar-se em um lugar confortável e olhar para um objeto distante por 30 segundos. Em seguida, olhe para um objeto próximo por 30 segundos. Repita o exercício por 10 vezes

Olhar para detalhes

Observar detalhes estimula a mácula, uma área da retina responsável pela visão central.

Para fazer o exercício, basta pegar um objeto pequeno, como uma moeda, e observá-lo com atenção. Foque em todos os detalhes do objeto.

Equilíbrio dos dois olhos

É importante trabalhar os dois olhos para garantir uma visão equilibrada.

Para fazer o exercício, basta fechar um olho e observar um objeto. Em seguida, troque de olho e observe o mesmo objeto. Repita o exercício por 10 vezes.

Estímulo da visão periférica

A visão periférica é importante para a noção de profundidade.

Para estimular a visão periférica, basta sentar-se em um lugar confortável e olhar para um objeto central. Em seguida, mova os olhos para a direita e para a esquerda, observando os objetos que estão ao redor do objeto central.

Estímulo do movimento ocular

Os olhos precisam se mover livremente para manter a saúde dos músculos de sustentação.

Para estimular o movimento ocular, basta fazer exercícios simples, como olhar para cima, para baixo, para os lados, na diagonal.

Integração do corpo e dos olhos

A saúde do corpo é fundamental para a saúde da visão. Quando o corpo está saudável, os olhos também estão mais saudáveis.

Algumas recomendações para melhorar a saúde do corpo e, consequentemente, da visão são:

  • Alimentação saudável: uma alimentação adequada, que supra as necessidades nutricionais do organismo,  é essencial para manter o corpo saudável e a prevenir doenças.
  • Exercício físico regular: o exercício físico pode contribuir para o condicionamento físico, para o fortalecimento dos músculos e os ossos, incluindo os músculos e ossos dos olhos.
  • Sono de qualidade: Um sono restaurador é essencial para a saúde do corpo e da mente.
  • Controlar o estresse: níveis de estresse para além do que é adaptativo, podem prejudicar a saúde geral, incluindo a saúde da visão.

Aqui estão algumas recomendações específicas para empreendedores digitais:

  • Fazer pausas regulares: É importante fazer pausas regulares para descansar os olhos. Levante-se e caminhe por alguns minutos a cada 20 ou 30 minutos para relaxar a vista.
  • Evitar a luz azul: Use filtros de luz azul ou evite o uso dos dispositivos que a emitem, sobretudo algumas horas antes de dormir pois a luz azul pode prejudicar a qualidade do sono. Isso acontece porque ela simula a luz do dia, influenciando na produção de melatonina e mantendo o organismo em estado de mais alerta. Prefira lâmpadas quentes (amarelas) em ambientes da casa que não sejam destinados a trabalho. Além de uma sensação mais aconchegante, esta é mais uma forma de evitar o espectro de luz azul.
  • Procurar ajuda profissional: Se você estiver com problemas de visão, procure um oftalmologista. Além disso, busque associar os exercícios para fortalecimento da visão aos seus cuidados.
  • Tenha uma abordagem preventiva: Mesmo que você não tenha nenhum problema visual, o yoga para os olhos pode ser benéfico para você, pois pode prevenir problemas futuros.
Espero que essas dicas ajudem você a melhorar sua visão e a ter uma vida mais saudável.


Se quiser ir mais além, conheça o Yoga Visual acompanhando o trabalho da Alja no Youtube e considere adquirir o “Ritual Matinal Boa Visão”:

"Toda pessoa toma os limites do seu proprio campo de Visão como sendo os limites do mundo."

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Jornada do Cliente

Seja você, empresário ou cliente, sem dúvidas tem conhecimento de que é muito importante conhecer o seu consumidor, principalmente para que o negócio tenha sucesso, logo, é muito importante ter a compreensão sobre a jornada do cliente. Para que um

Modelos de monetização

A monetização de um negócio é uma tarefa crucial para o sucesso de qualquer empresa. Existem diversas formas de monetizar um negócio, desde a venda de produtos ou serviços até a geração de receita através de publicidade ou assinaturas. Neste

Pitch

A ideia de atrair investidores para os negócios soa interessante para todos os empresários, mas ainda que seja algo positivo, não é tão simples de se conseguir, por isso, é importante conhecer o que é o Pitch. Saber como convencer

Semiótica

A melhor forma de atrair o publico e criar uma conexão com ele é através de símbolos e representações que eles irão olhar, se conectar e captar a mensagem transmitida, e é nesse momento que a semiótica ajuda. Quando o assunto é

Suporte ao cliente

O que realmente caracteriza um bom suporte ao cliente? O atendimento ideal ao cliente agora é obrigatório para todas as empresas bem administradas. Somente através da satisfação de clientes anteriores, muitos mais podem ser conquistados e os clientes existentes conseguem ser