Pesquisar
Close this search box.

Como falar bem em vídeos

Sumário

Muitas pessoas têm medo de falar em público e quando ouvem que estão sendo filmadas, o medo aumenta. Mas afinal, como falar bem em vídeos? Como desenvolver essa habilidade?

Felizmente, falar para a câmera pode ser feito com sucesso seguindo algumas dicas simples que podem ser trabalhadas ao longo do tempo e não depende de nenhum talento sobrenatural.

Dicas simples de como falar bem em vídeos

Saber como falar bem em vídeos é uma habilidade que pode ser essencial na carreira ou na vida pessoal. E com algumas dicas simples podemos melhorar muito a qualidade das gravações:

Mantenha o contato visual (“lente”).

Para desenvolver sua habilidade de como falar bem em vídeos o primeiro passo é bem simples: falar para a câmera. Isso mesmo, você deve olhar na direção da lente – ou diretamente para ela.

Este é o equivalente na câmera de manter contato visual. Olhar para a câmera fará com que você pareça mais confiante e experiente do que se estivesse falando com um entrevistador ou pessoa no mesmo ambiente.

E isso ajudará seu público a se envolver com o que você está dizendo. Eles sentirão que você está dizendo isso diretamente para eles – não para alguém fora do quadro.

Fale com uma pessoa – não com uma base de fãs.

Muitas personalidades famosas do YouTube começam seus vídeos com um alegre “Ei pessoal!” como se um grupo de 100 pessoas estivesse assistindo juntos. A maioria das pessoas assiste a vídeos sozinhos, geralmente em um smartphone ou tablet.

Isso significa que você está falando tecnicamente com apenas uma pessoa. Portanto, iniciar um vídeo com um grande aceno de braço e uma saudação em grupo quebrará a ilusão de que você está falando diretamente com o espectador.

E o espectador quer essa conexão. Falar para a câmera como se você estivesse falando apenas com uma pessoa fará com que as pessoas se sintam mais engajadas.

É quase como se você estivesse falando com elas como um amigo e não como um estranho na Internet e é um dos segredos para quem quer desenvolver a habilidade de como falar bem em vídeos

A lente não vai te machucar, então não tenha medo de ser amigável.

Às vezes, a lente da câmera pode parecer um objeto ameaçador apontado diretamente para o seu rosto. Mas não se preocupe, imagine que a lente é uma amiga próxima.

Pode parecer estranho no começo, mas ao dar o salto em sua imaginação de que a lente é alguém com quem você está falando e não um pedaço de plástico, você parecerá mais envolvente e real.

Um dos truques de como falar bem em vídeos é lembrar que você está falando com pessoas, seja amigável como seria se fosse uma conversa presencial.

Pratique, pratique, pratique (e depois pratique mais um pouco).

Você deve sempre planejar o que vai dizer antes de um evento importante, na câmera ou fora dela, e então praticar em voz alta é básico mas é essencial para quem está desenvolvendo como falar bem em vídeos

Algumas pessoas pensam que, como o vídeo será editado posteriormente, elas podem simplesmente “improvisar”. Mas nem todo editor de pós-produção saberá como montar seu discurso exatamente da maneira que você o imagina.

O hábito ajudará você a se sentir mais relaxado e pronto quando chegar a hora de gravar, reduzindo o número de tomadas necessárias. E em uma situação de conferência ao vivo, você parecerá mais confiante ao falar.

Isso solidificará as diferentes partes do seu discurso em sua mente e com certeza te ajudará a dar um passo à frente em suas habilidades de como falar bem em vídeos.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Plano de Comunicação

Saber como se comunicar com o seu consumidor é fato essencial para todas as empresas, e é por esse motivos que elas criam um plano de comunicação com seus clientes com tanto cuidado. Nesse artigo, vamos explicar o que é um plano de

Growth Hacking

O growth hacking é basicamente a aplicação de técnicas de marketing que podem ser aplicadas com poucos recursos visando expandir ou reter uma base de clientes e usuários do seu produto. O termo growth vem do inglês “crescer” e o hacking seria

Proposta de Valor

Com a globalização da internet, tem se tornado cada vez mais difícil ter uma empresa e se destacar no mercado, ante a grande quantidade de comércios que o consumidor tem acesso, logo, para destacar é preciso que o negócio tenha uma proposta

Inbound Marketing

Inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que se concentra em atrair, engajar e conversar com os clientes em potencial através de conteúdo valioso e relevante. Em vez de interromper as pessoas com anúncios invasivos, o inbound marketing se

Como lidar com clientes difíceis?

Lidar com clientes difíceis costuma fazer parte da rotina diária dos agentes de suporte ao cliente. A maioria de nós reagiria agressivamente se tivéssemos que falar com um cliente zangado ou autoritário. No entanto, é importante que os profissionais de suporte

Notion

Você já ouviu falar sobre o Notion? Muitas pessoas nunca ouviram falar sobre esse aplicativo, mas ele é uma das ferramentas que podem solucionar a desorganização do seu dia a dia. Qualquer tipo de empresa ou até mesmo afazeres pessoais