Pesquisar
Close this search box.

Growth Hacking

Sumário

growth hacking é basicamente a aplicação de técnicas de marketing que podem ser aplicadas com poucos recursos visando expandir ou reter uma base de clientes e usuários do seu produto.

O termo growth vem do inglês “crescer” e o hacking seria no sentido de pequenos atalhos que poderiam otimizar este processo evitando rotas erradas e tornando o objetivo ainda mais rápido de ser alcançado.

Embora o growth hacking seja muito associado a empresas de tecnologia e em início de expansão, ainda conquistando o mercado, a verdade é que ele pode ser aplicado em qualquer negócio online.

Diferença entre growth hacking e marketing tradicional

Embora o growth hacking e o marketing tradicional tenham objetivos similares, isto é, converter consumidores e encorajar o uso de um serviço, eles possuem diferenças elementares na prática.

A premissa do growth hacking é fazer mais com menos, otimizando os recursos e o conhecimento já adquirido para fazer um marketing automatizado.

Por exemplo, e-mails de notificação automatizados, formulários de inscrição simples ou páginas iniciais direcionadas a inscrições ou integração simplificada para novos clientes.

Benefícios do growth hacking

Rastreabilidade e facilidade de mensurar resultados

Como o growth hacking otimiza e automatiza processos, ele tem como um dos seus pilares a rastreabilidade. Isto é, você consegue identificar quais campanhas, ações e outras iniciativas estão de fato gerando resultado, seja ele conversão ou receita.

Baixo custo

Iniciar uma ação de implementação de growth hacking normalmente requer poucos recursos financeiros, de pessoa ou sistema. Por isso é tão atrativo para startups e empresas iniciantes que precisam atrair usuários.

Iniciativas de growth hacking

Conforme mencionado anteriormente, o growth hacking é projetado para aplicar quaisquer recursos que já estejam disponíveis, de forma a otimizar os resultados. Isso inclui otimização de SEO e conteúdo.

A otimização de SEO assegura um melhor posicionamento na página de buscadores como o Google, Yahoo, Bing ou similares. Quanto mais acima, maiores as chances de clicar em seu site.

Otimizar suas técnicas de SEO é uma forma simples de melhorar um recurso já utilizado. Melhorar o conteúdo do material oferecido é outra forma de growth hacking que pode ser explorada pelas empresas.

Quanto mais relevante mais as pessoas tendem a consumir o que você tem a dizer, o que significa maior conversão.

Outra forma recente de otimização é a utilização de testes A/B e design aplicado em produto para otimizar a conversão de clientes ou cadastros em um site ou produto.

Polêmicas relacionadas ao growth hacking

Embora seja um conceito já muito debatido entre profissionais de tecnologia, startups e profissionais de marketing, a prática também é muito criticada por alguns profissionais.

O principal ponto indicado por aqueles que questionam o growth hacking é o fato dele se concentrar em atalhos e não em desenvolver uma estratégia de divulgação sólida e escalável ao longo do tempo.

Outros profissionais já rebatem que o termo growth hacking seria apenas um novo nome, mais bonito para algo que já está incluído no conceito de marketing tradicional.

O fato é que o termo é amplamente utilizado no mercado e em uma busca simples em sites de emprego, por exemplo, já é possível encontrar diversas vagas com termos como “Marketing Growth”, Product Growth”, Time de Growth.

Independentemente de como você escolha chamar a prática, ela é essencial para promover o melhor aproveitamento de recursos, otimizar a conversão e escalar o crescimento da sua empresa.

growth hacking veio para ficar e os profissionais que não estão familiarizados com o tema tendem a ficar para trás no mercado!

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Suporte ao cliente

O que realmente caracteriza um bom suporte ao cliente? O atendimento ideal ao cliente agora é obrigatório para todas as empresas bem administradas. Somente através da satisfação de clientes anteriores, muitos mais podem ser conquistados e os clientes existentes conseguem ser

Design Thinking

O design thinking surgiu com o objetivo original de ensinar os engenheiros a abordar os problemas de forma criativa, como os designers usualmente fazem e  expandir as possibilidades destes profissionais. O termo pode ser definido basicamente como um método ou processo para

Marketing Multinível (MMN): Vale a pena?

Busco cultivar o hábito de não julgar se algo é positivo ou negativo, e sim provocar a pensar se assim o é para o seus objetivos, seu momento e seu perfil. Para isso vou contar meus contatos com essa proposta

CAC e LTV

Conhecer seu custo de aquisição de novos clientes pode ajudá-lo a determinar a eficácia de sua estratégia de aquisição de clientes. Além disso, o CAC é uma métrica significativa para potenciais investidores usarem para estimar a escalabilidade de sua empresa.