No momento em que se procura a resolução de um problema, seja em uma reunião ou quaisquer situações que é necessário alcançar um senso comum, são muitas as opiniões que divergem uma das outras. Neste momento entra os 6 chapéus (Edward Bono), organizando a dinâmica das discussões desde a definição dos problemas até o plano de ação.
O problema é dividido nos mais diferentes aspectos (os chapéus), e a cada oportunidade o grupo escolhe um desses chapéus e vai direcionando os pensamentos baseando-se nos pontos que foram definidos pela cor desse chapéu.
Os 6 chapéus (Edward Bono) são separados por seis cores diferentes, onde cada uma das cores possui uma definição de onde determinado aspecto deve ser trabalhado na dinâmica. Que é o que veremos a seguir.
Definição das cores dos 6 chapéus
A aplicação do método os 6 chapéus (Edward Bono) é bem simples, se quiser usar este método ou precisa utilizá-lo, abaixo você entenderá o que representa a cor de cada um.
O chapéu branco
Este chapéu simboliza os dados, os números e as figuras. É o chapéu que representa os fatos, apresenta uma visão de todo o problema. Direciona para todas as informações, aquelas que estão disponíveis ou aquelas que são imprescindíveis.
O chapéu vermelho
É o chapéu que representa o palpite, os sentimentos e a intuição. Nele são colocadas as informações pessoais e emocionais de cada indivíduo, sendo dispensadas as justificativas. Podendo ser utilizado depois de uma tomada de decisão, mas por um tempo curto, para que não atrapalhe a parte racional.
O chapéu verde
Este chapéu é relativo à criatividade e à produção de ideias novas. Esta fase se assemelha a um brainstorming, que tem como finalidade produzir soluções alternativas e a apresentação de possibilidades. É importante que todos apresentem suas possíveis soluções para o problema, mesmo que soe como ideias absurdas e fora da realidade.
O chapéu amarelo
Enquanto o chapéu verde serve para apresentar ideias, o chapéu amarelo serve para a apresentação de críticas. Neste caso, críticas construtivas. Os participantes indicam os pontos positivos e benefícios de modo geral. Servindo também para a motivação de pessoas, influenciando-as a enxergar as mudanças e fazê-las com que sigam mesmo quando o problema parecer sem solução.
O chapéu preto
Este chapéu é o contrário do chapéu amarelo, ele representa a parte negativa. Relaciona-se com o julgamento, com a visão crítica ampliada, identificando todos os riscos. Nesta fase, é necessário que se pense no cenário mais desastroso possível, e nas razões de não funcionar. Esta fase é muito importante, para o processo pois fortalece todos os planos e que estes se tornem funcionais.
O chapéu azul
É o chapéu que serve para orientação, é utilizado durante todo o processo. Ele representa a visão geral, os planos a serem seguidos e todas as orientações. O foco dele não é direcionado especificamente ao tema, mas sim da forma em que ele é discutido, e sempre mantendo o direcionamento do grupo. Com este chapéu também são realizados os resumos dos questionamentos levantados, as soluções e conclusão de todo o processo.
Sempre antes da inicialização do método os 6 chapéus (Edward Bono), é preciso definir quais são os objetivos e os resultados que são esperados.
Lembrando que não existe uma ordem exata para a utilização dos 6 chapéus (Edward Bono), eles podem ser requisitados a qualquer momento do processo. Mas é preciso que se evite a mistura dos momentos de cada um. Isso evita que o processo se torne ineficaz.
Os 6 chapéus (Edward Bono) é uma técnica muito completa, que é capaz de auxiliar nas mais variadas situações em que se tem como missão final, a solução dos problemas ou para criação de novos serviços e produtos.