Pesquisar
Close this search box.

Os 6 chapéus (Edward Bono)

Sumário

No momento em que se procura a resolução de um problema, seja em uma reunião ou quaisquer situações que é necessário alcançar um senso comum, são muitas as opiniões que divergem uma das outras. Neste momento entra os 6 chapéus (Edward Bono), organizando a dinâmica das discussões desde a definição dos problemas até o plano de ação.

O problema é dividido nos mais diferentes aspectos (os chapéus), e a cada oportunidade o grupo escolhe um desses chapéus e vai direcionando os pensamentos baseando-se nos pontos que foram definidos pela cor desse chapéu.

Os 6 chapéus (Edward Bono) são separados por seis cores diferentes, onde cada uma das cores possui uma definição de onde determinado aspecto deve ser trabalhado na dinâmica. Que é o que veremos a seguir.

Definição das cores dos 6 chapéus

A aplicação do método os 6 chapéus (Edward Bono) é bem simples, se quiser usar este método ou precisa utilizá-lo, abaixo você entenderá o que representa a cor de cada um.

O chapéu branco

Este chapéu simboliza os dados, os números e as figuras. É o chapéu que representa os fatos, apresenta uma visão de todo o problema. Direciona para todas as informações, aquelas que estão disponíveis ou aquelas que são imprescindíveis.

O chapéu vermelho

É o chapéu que representa o palpite, os sentimentos e a intuição. Nele são colocadas as informações pessoais e emocionais de cada indivíduo, sendo dispensadas as justificativas. Podendo ser utilizado depois de uma tomada de decisão, mas por um tempo curto, para que não atrapalhe a parte racional.

O chapéu verde

Este chapéu é relativo à criatividade e à produção de ideias novas. Esta fase se assemelha a um brainstorming, que tem como finalidade produzir soluções alternativas e a apresentação de possibilidades. É importante que todos apresentem suas possíveis soluções para o problema, mesmo que soe como ideias absurdas e fora da realidade.

O chapéu amarelo

Enquanto o chapéu verde serve para apresentar ideias, o chapéu amarelo serve para a apresentação de críticas. Neste caso, críticas construtivas. Os participantes indicam os pontos positivos e benefícios de modo geral. Servindo também para a motivação de pessoas, influenciando-as a enxergar as mudanças e fazê-las com que sigam mesmo quando o problema parecer sem solução.

O chapéu preto

Este chapéu é o contrário do chapéu amarelo, ele representa a parte negativa. Relaciona-se com o julgamento, com a visão crítica ampliada, identificando todos os riscos. Nesta fase, é necessário que se pense no cenário mais desastroso possível, e nas razões de não funcionar. Esta fase é muito importante, para o processo pois fortalece todos os planos e que estes se tornem funcionais.

O chapéu azul

É o chapéu que serve para orientação, é utilizado durante todo o processo. Ele representa a visão geral, os planos a serem seguidos e todas as orientações. O foco dele não é direcionado especificamente ao tema, mas sim da forma em que ele é discutido, e sempre mantendo o direcionamento do grupo. Com este chapéu também são realizados os resumos dos questionamentos levantados, as soluções e conclusão de todo o processo.

Sempre antes da inicialização do método os 6 chapéus (Edward Bono), é preciso definir quais são os objetivos e os resultados que são esperados.

Lembrando que não existe uma ordem exata para a utilização dos 6 chapéus (Edward Bono), eles podem ser requisitados a qualquer momento do processo. Mas é preciso que se evite a mistura dos momentos de cada um. Isso evita que o processo se torne ineficaz.

Os 6 chapéus (Edward Bono) é uma técnica muito completa, que é capaz de auxiliar nas mais variadas situações em que se tem como missão final, a solução dos problemas ou para criação de novos serviços e produtos.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Softskill – Resolução de problemas

A resolução de problemas é um dos conceitos mais valorizados entre os empregadores. Depois de muita deliberação, funcionários competentes formam seu próprio julgamento e elaboram soluções de forma independente. Funcionários com essas características têm uma atitude positiva em relação aos desafios e

Branding e Inteligência Artificial

Vários são os produtos e serviços ofertados no mercado. Quantos anúncios de curso você viu somente hoje? Quantas marcas você vê em uma simples ida ao supermercado? O que faz você escolher uma marca em detrimento de tantas? Marca: Uma

PDCA

O ciclo PDCA é um modelo universal para otimizar a gestão da qualidade nas empresas. O ciclo prevê o processo de resolução de problemas em quatro etapas. O objetivo da aplicação a longo prazo do ciclo é criar uma base saudável para

Linhas Editoriais

A elaboração de estratégias de conteúdo que serão postados em qualquer mídia social é de extrema importância, principalmente para alcançar o resultado desejado e por isso que as linhas editoriais são muito utilizadas atualmente. Quando falamos sobre uma empresa e sua marca,

Psicologia das cores

A psicologia das cores observa como diferentes cores têm significados, conotações e efeitos psicológicos diversos entre as pessoas. E isso pode ser utilizado a favor dos negócios. A psicologia das cores envolve o uso da teoria das cores na aplicação prática de

Criar sites dá dinheiro?

Saudações a todos! Sejam bem-vindos a mais um conteúdo relevante. Aqui é Thiago Regis e neste texto, vamos explorar o intrigante mundo da criação de sites. Nos últimos tempos, minha dedicação tem sido direcionada a uma abordagem estratégica e orientada