ITIL

Sumário

O que é ITIL?

ITIL é a abreviação de Information Technology Infrastructure Library. Trata-se de um framework de gerenciamento de serviços de TI que propõe estruturas de gerenciamento.

Ao definir os processos básicos, funções e termos, o ITIL descreve os tópicos relevantes de uma organização de serviços de TI – e ao mesmo tempo oferece uma base comum de comunicação para todos os envolvidos em um serviço.

O objetivo é projetar, implantar, operar e melhorar continuamente os serviços de TI profissionalmente. Para esse propósito, a ITIL oferece uma coleção estruturada de abordagens de melhores práticas que se provaram no gerenciamento de serviços de TI. ITIL é uma proposta, não um padrão.

O ITIL foi desenvolvido há quase 40 anos em nome do governo britânico. O objetivo na época era definir as melhores práticas para data centers e garantir uma operação comparável.

Qual é a diferença entre ITIL e ITSM?

ITSM refere-se às soluções usadas para gerenciar TI, enquanto ITIL é um conjunto de padrões e melhores práticas associadas às ferramentas de ITSM.

A vantagem de usar o ITIL é baseada no compartilhamento de padrões comuns, para que os usuários da mesma solução de ITSM compartilhem uma estrutura comum.

O ITSM frequentemente é associado ao ITIL porque este é o framework mais difundido. É por isso que as soluções de ITSM o remam, sem que isso seja imposto, porque também estão disponíveis outras boas práticas.

Em suma, o ITSM é centrado no cliente e ajuda a empresa a atingir seus objetivos, implementando os processos, serviços e infraestrutura certos, enquanto se concentra na melhoria contínua.

Envolve as atividades de planejamento, projeto, entrega, operação e controle dentro dos departamentos de TI. Por mais que sejam parecidos, suas áreas de atuação são diferentes.

Prós e contras do ITIL

Se as vantagens ou desvantagens superam as desvantagens do ITIL pode ser discutido de forma controversa. Existem bons argumentos para ambos os lados, alguns dos quais são apresentados aqui.

Prós e contras do ITIL

  • ITIL é uma boa base para um sistema de TI. Em grande parte, dispensa componentes que poderiam ser descritos como desnecessários.
  • A abordagem estruturada do sistema permite a introdução gradual tendo em conta todos os pontos relevantes.
  • O ITIL também é vantajoso do ponto de vista financeiro, pois as tarefas são definidas com precisão e os administradores precisam dominar apenas alguns desafios. Isso reduz a quantidade de trabalho e tem um efeito favorável nas taxas diárias de administradores externos.
  • A visualização dos processos facilita a solução de problemas e os processos são mais fáceis de entender. Além disso, o ITIL define um vocabulário uniforme, o que aumenta o entendimento da equipe.
  • A documentação dos processos garante uma fácil análise, a flexibilidade permite que as necessidades da empresa sejam facilmente adaptadas ao sistema.

Prós e contras do ITIL

  • Os requisitos rígidos do ITIL impedem que você desenvolva sua própria criatividade.
  • Se os executivos não forem cuidadosos, o ITIL pode construir muros dentro dos departamentos internos de TI.
  • Apesar de todo o alívio, a introdução do ITIL leva a um aumento do esforço na administração e, portanto, a mais “desempenho ocioso”.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto de Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

8 Estratégias para não perder leads em seu site.

Perder leads em seu site pode ser frustrante e impactar negativamente seus esforços de marketing e vendas.
Neste conteúdo estão algumas estratégias para ajudá-lo a não perder leads em seu site. Aproveite a leitura!

ITIL

O que é ITIL? ITIL é a abreviação de Information Technology Infrastructure Library. Trata-se de um framework de gerenciamento de serviços de TI que propõe estruturas de gerenciamento. Ao definir os processos básicos, funções e termos, o ITIL descreve os tópicos

Criar Personas Funciona?

Segmentar os clientes com precisão não é uma tarefa fácil. É preciso perspicácia empresarial para atrair e convencer o cliente certo a adotar seu produto ou serviço. A solução está em criar personas de clientes. Elas permitem que suas equipes conheçam seus

Softskill – Resolução de problemas

A resolução de problemas é um dos conceitos mais valorizados entre os empregadores. Depois de muita deliberação, funcionários competentes formam seu próprio julgamento e elaboram soluções de forma independente. Funcionários com essas características têm uma atitude positiva em relação aos desafios e

Duplo Diamante

A técnica chamada Duplo Diamante é o modelo de design que forma a base da metodologia Design Thinking. Ele garante que o tempo e o esforço sejam alocados adequadamente e geralmente aumenta a eficiência e a eficácia do processo criativo. O Double