Pesquisar
Close this search box.

ITIL

Sumário

O que é ITIL?

ITIL é a abreviação de Information Technology Infrastructure Library. Trata-se de um framework de gerenciamento de serviços de TI que propõe estruturas de gerenciamento.

Ao definir os processos básicos, funções e termos, o ITIL descreve os tópicos relevantes de uma organização de serviços de TI – e ao mesmo tempo oferece uma base comum de comunicação para todos os envolvidos em um serviço.

O objetivo é projetar, implantar, operar e melhorar continuamente os serviços de TI profissionalmente. Para esse propósito, a ITIL oferece uma coleção estruturada de abordagens de melhores práticas que se provaram no gerenciamento de serviços de TI. ITIL é uma proposta, não um padrão.

O ITIL foi desenvolvido há quase 40 anos em nome do governo britânico. O objetivo na época era definir as melhores práticas para data centers e garantir uma operação comparável.

Qual é a diferença entre ITIL e ITSM?

ITSM refere-se às soluções usadas para gerenciar TI, enquanto ITIL é um conjunto de padrões e melhores práticas associadas às ferramentas de ITSM.

A vantagem de usar o ITIL é baseada no compartilhamento de padrões comuns, para que os usuários da mesma solução de ITSM compartilhem uma estrutura comum.

O ITSM frequentemente é associado ao ITIL porque este é o framework mais difundido. É por isso que as soluções de ITSM o remam, sem que isso seja imposto, porque também estão disponíveis outras boas práticas.

Em suma, o ITSM é centrado no cliente e ajuda a empresa a atingir seus objetivos, implementando os processos, serviços e infraestrutura certos, enquanto se concentra na melhoria contínua.

Envolve as atividades de planejamento, projeto, entrega, operação e controle dentro dos departamentos de TI. Por mais que sejam parecidos, suas áreas de atuação são diferentes.

Prós e contras do ITIL

Se as vantagens ou desvantagens superam as desvantagens do ITIL pode ser discutido de forma controversa. Existem bons argumentos para ambos os lados, alguns dos quais são apresentados aqui.

Prós e contras do ITIL

  • ITIL é uma boa base para um sistema de TI. Em grande parte, dispensa componentes que poderiam ser descritos como desnecessários.
  • A abordagem estruturada do sistema permite a introdução gradual tendo em conta todos os pontos relevantes.
  • O ITIL também é vantajoso do ponto de vista financeiro, pois as tarefas são definidas com precisão e os administradores precisam dominar apenas alguns desafios. Isso reduz a quantidade de trabalho e tem um efeito favorável nas taxas diárias de administradores externos.
  • A visualização dos processos facilita a solução de problemas e os processos são mais fáceis de entender. Além disso, o ITIL define um vocabulário uniforme, o que aumenta o entendimento da equipe.
  • A documentação dos processos garante uma fácil análise, a flexibilidade permite que as necessidades da empresa sejam facilmente adaptadas ao sistema.

Prós e contras do ITIL

  • Os requisitos rígidos do ITIL impedem que você desenvolva sua própria criatividade.
  • Se os executivos não forem cuidadosos, o ITIL pode construir muros dentro dos departamentos internos de TI.
  • Apesar de todo o alívio, a introdução do ITIL leva a um aumento do esforço na administração e, portanto, a mais “desempenho ocioso”.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Storytelling

Você já ouviu falar de storytelling? Caso você esteja em busca de aumentar as suas vendas – quem não está? – então com certeza esse é um conceito que você não pode deixar de conhecer. Vendas não é um dom, mas, sim,

Imagem pessoal: Aliada do Empreendedor Digital

Quando você se veste bem, não está apenas se preocupando com a sua aparência. Você também está passando uma mensagem de respeito por si e pelos outros. Você está demonstrando que leva a sério a situação e busca dar o

CAC e LTV

Conhecer seu custo de aquisição de novos clientes pode ajudá-lo a determinar a eficácia de sua estratégia de aquisição de clientes. Além disso, o CAC é uma métrica significativa para potenciais investidores usarem para estimar a escalabilidade de sua empresa.

Softskill – Pensamento Crítico

Pensamento crítico significa fazer as perguntas certas para tirar as conclusões certas. Pensadores críticos bem-sucedidos analisam informações de vários ângulos para determinar o melhor curso de ação. Não se preocupe se você não se considera um especialista em pensamento crítico (ainda).

Os 6 chapéus (Edward Bono)

No momento em que se procura a resolução de um problema, seja em uma reunião ou quaisquer situações que é necessário alcançar um senso comum, são muitas as opiniões que divergem uma das outras. Neste momento entra os 6 chapéus (Edward

Falácias

Conquistar o coração e confiança do público-alvo da sua empresa é algo difícil de ser construído e que costuma levar tempo, por isso, é necessário tomar o maior cuidado na hora de realizar o seu marketing que ele não contenha