Pesquisar
Close this search box.

Mapa de Empatia

Conheça o que é um Mapa de Empatia e como ele pode ajudar as empresas a conhecerem seus clientes e direcionarem seus produtos e serviços para suas necessidades.

Sumário

O que é o Mapa de Empatia?

Mapa de Empatia é uma ferramenta muito usada pelo Design Thinking na fase da ideação, por gerar facilidade de ter insights sobre os clientes de uma marca.

É amplamente utilizada para aprimorar a experiência do cliente, navegar pela política organizacional, projetar ambientes de trabalho mais eficientes e para diversas outras finalidades, tais como desenvolvimento de produtos, serviços e de uma boa comunicação.

Essa ferramenta, que auxilia a empresa a se colocar no lugar do cliente através de perguntas que levam à uma reflexão ampla, profunda e significativa.

História do Mapa de Empatia

O sucesso alcançado pelo Mapa de Empatia ultrapassou todas as expectativas.

Ele foi incorporado ao currículo da Stanford D School e mencionado na Harvard Business Review, onde David Kelley, fundador da IDEO, e seu parceiro de negócios Tom Kelley, o destacaram como um dos “Três desafios de criatividade dos líderes da IDEO”.

A IDEO é uma empresa internacional de design e consultoria em inovação, fundada em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos, em 1991.

A ferramenta projetada há muitos anos por Dave Gray e a equipe da XPLANE, como parte do kit de ferramentas de design centrado no ser humano chamado Gamestorming. Ela foi atualizada em 2017 para o modelo que vamos apresentar abaixo.

Como é o Mapa de Empatia?

Há algumas perguntas centrais que norteiam a criação do Mapa de Empatia. Abaixo delas, algumas mais, para adentrar mais a questão central.

Quando conduzo sessões de facilitação da criação de Mapa de Empatia gosto de dizer que elas são ampliar o pensamento e encorajo que as pessoas digam o que está vivo nelas em torno daquelas questões centrais. Sem se preocupar em responder a todas as perguntas menores, e sem se limitar a elas.

1. Com quem estamos sendo empáticos?

  • Quem são as pessoas que queremos conhecer?
  • Em que situação ela está?
  • Qual o papel dela nesta situação?

2. O que ela precisa fazer?

  • O que ela precisa fazer de diferente?
  • Quais tarefas ela quer ou precisa fazer?
  • Qual decisão ela precisa tomar?
  • Como saberemos se ela foi bem sucedida?

3. O que ele vê?

  • O que ela vê no seu meio profissional?
  • O que ela vê no seu ambiente?
  • O que ela vê os outros falando e fazendo?
  • O que ela está lendo e assistindo?

4. O que ela fala?

  • O que escutamos ela falando?
  • O que imaginamos ela falando?

5. O que ela faz?

  • O que ela faz hoje em dia?
  • Que comportamento dele já observamos?
  • O que imaginamos ele fazendo?

6. O que ela escuta?

  • O que ele escuta outros dizerem?
  • O que ele escuta de amigos?
  • O que ele escuta de colegas?
  • O que ele escuta de segunda mão?

7. O que ela pensa e sente?

- Dores

Quais são os seus medos, frustrações e ansiedades?

- Desejos

Quais são suas vontades, necessidades, esperanças e sonhos?

Quais outros pensamentos e sentimentos motivam seu comportamento?

Quais outros pensamentos e sentimentos motivam o seu comportamento?

É preciso fazer uma pesquisa antes?

Além da estrutura mencionada anteriormente, pode ser interessante e enriquecedor para o processo realizar pesquisas, incluindo análise de redes sociais e outros meios, a fim de obter um conhecimento mais profundo do seu público.

Ao coletar e analisar os dados provenientes dessas pesquisas, será mais fácil responder às perguntas do Mapa de Empatia de maneira eficaz.

Esse passo se torna ainda mais relevante quando você não é a persona transformada do seu próprio negócio, pois permite ampliar a perspectiva do seu público, mas pode ser legal também para um entendimento que vai além da sua própria experiência quando você já vivenciou a transformação que sua solução proporciona.

Ao combinar o processo de observação e pesquisa com a busca por se colocar no lugar do outro, é possível organizar os dados e os insights no processo de fazer o Mapa de Empatia. O que favorece compreender melhor as necessidades, desejos e motivações dos seus clientes, possibilitando uma abordagem mais empática e eficaz no desenvolvimento de soluções e comunicações.

Continue a observar!

Lembre-se que o mais importante é a orientação do seu foco para compreender em profundidade o público. É este movimento interno de olhar, este direcionamento da percepção de forma profunda e estruturada, que o uso da ferramenta convida!

E vale dizer que esta busca por compreender o seu cliente não deve se encerrar neste momento. Vale cultivar um olhar atento e curioso para quem sua solução serve. Os insights podem, e devem, ser atualizados à partir de novos entendimentos futuros!

Quer que eu facilite a criação do seu Mapa de Empatia?

Tenho conduzido sessões online, individuais ou com grupos, com o objetivo de facilitar a criação de Mapa de Empatia e do Canvas Proposta de Valor para empreendedores dos mais diversos segmentos.

Se quiser contar com minha ajuda para isto, me chame no Whatsapp pelo link abaixo:

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Ideação

A ideação, apesar de não ser um dos conceitos mais populares no mundo corporativo, é extremamente importante. A procura por métodos inovadores para a criação de projetos e produtos fez com que fossem criadas metodologias para aumentar a chance de decisões

Os 6 chapéus (Edward Bono)

No momento em que se procura a resolução de um problema, seja em uma reunião ou quaisquer situações que é necessário alcançar um senso comum, são muitas as opiniões que divergem uma das outras. Neste momento entra os 6 chapéus (Edward

Círculo Cromático

Muitas vezes não nos damos conta, mas é fato que as cores desempenham um papel fundamental no nosso dia a dia, influenciando as emoções e associações mesmo inconscientes. Por isso conhecer o círculo cromático é muito importante. Estudos indicam que as cores

Falácias

Conquistar o coração e confiança do público-alvo da sua empresa é algo difícil de ser construído e que costuma levar tempo, por isso, é necessário tomar o maior cuidado na hora de realizar o seu marketing que ele não contenha

O que é posicionamento

Empresas de sucesso têm uma coisa importante em comum: uma forte estratégia de posicionamento de marca. Na verdade, seus nomes de marca tornaram-se termos genéricos para todos os produtos similares em seu nicho. Uma forte estratégia de posicionamento é uma necessidade