Pesquisar
Close this search box.

5 Plugins Fundamentais para seu site em WordPress

Neste texto você conhecerá 5 plugins que eu uso nos projetos de site em Wordpress e o motivo pelo qual os considero indispensáveis.

Sumário

Hoje eu vou te mostrar quais os 5 plugins que eu sempre utilizo na criação dos meus sites em WordPress. Tenho certeza que pelo menos 1 deles você utiliza!

Rank Math - Plugin de SEO

O Rank Math é um plugin de SEO que permite otimizar seu site para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Com ele você pode otimizar títulos, meta descriptions e estrutura de SEO para atrair mais tráfego orgânico.

Este é um dos primeiros plugins que eu instalo dentro dos meus sites feitos em WordPress.

Com ele conseguimos fazer algumas configurações no nosso site para que ele fique melhor posicionado nos mecanismos de busca. Quando alguém entra no Google e pesquisa alguma coisa, aparecem vários sites rankeados na primeira página, na segunda, na décima…

A probabilidade do seu site estar entre as primeiras páginas que aparecem é maior quanto melhor o SEO dele. Os primeiros sites que estão rankeados estão com uma estratégia de SEO muito bem feita. Entre elas há os títulos, as meta descriptions, os próprios conteúdos, a estrutura de SEO dentro de uma página… Existem vários detalhes importantes quanto a isto que conseguimos configurar através do Rank Math.

Existe outros plugins, como por exemplo o Yoast SEO, que também é muito bom! Mas eu gosto mais de usar o Rank Math e tem surtido efeito. Tenho conseguido alcançar alguns posicionamentos ao otimizar meu site e de clientes. Então ele é interessante e é fundamental. Afinal de contas, a gente quer por um site na internet para que esse site fique bem posicionado, certo?

Então esta é a minha primeira dica para você: Rank Math.

Elementor Pro - Page Builder

O Elementor é um Page Builder que oferece uma ampla variedade de ferramentas e widgets para criar sites incríveis. A versão Pro traz ainda mais funcionalidades, permitindo uma construção ágil e fácil do site.

Então minha segunda dica, e não menos importante que a primeira, é o Elementor e o Elementor Pro.

 “Ah, Regis! Mas o Elementor é um Page Builder”. Sim, ele é um Page Builder (construtor de páginas), mas ele é um plugin. E existem vários outros Page Builders no mercado, porém recomendo fortemente o Elementor e o Elementor Pro.

Com a versão Pro os desenvolvedores do Elementor trouxeram uma grande inovação nesse nosso mercado de criação de site WordPress. Porque há muitas funcionalidades. Chamamos as ferramentas dentro dele de widgets. E esses widgets nos ajudam a criar os nossos sites.

Se você for montar um site institucional dificilmente você vai precisar de outra ferramenta além do Elementor Pro. Então ele hoje para mim é uma das principais ferramentas. Um dos principais plugins que eu uso em todos os sites WordPress que eu faço porque ele me traz uma agilidade e uma facilidade no processo de construção do site.

O que é legal dele também, é: Você consegue começar a fazer um site muito básico com a versão free, que é só o Elementor. E se você quiser usar outras funcionalidades mais pesadas, se você quiser inserir um formulário de contato, se você quiser colocar de um contador ou se você quiser fazer algumas coisas mais robustas, você precisa de adquirir a versão Pro.

 Pensando nas funcionalidades que você gera para o projeto vs. o valor de investimento nesse plugin, o preço não é um absurdo. 

Então esse é o segundo plugin que eu indico para você: Elementor Pro.

WP Rocket - Otimização de Velocidade

O WP Rocket é um plugin de cache que otimiza a velocidade do seu site. Ele armazena informações no navegador e realiza minificação de CSS e JavaScript, tornando o site mais rápido e agradável para os usuários.

Basicamente o WP Rocket serve para você poder fazer com que o seu site abra de maneira mais rápida. Ele também é uma ferramenta de cache. O que é isto? O cache armazena as informações no navegador. Quando a pessoa entra uma primeira vez, ela vai ter aquelas informações armazenadas no navegador e se ela entrar uma segunda vez aquilo tudo vai carregar muito mais rápido.

O WP Rocket serve basicamente para isso. Para deixar seu site muito mais rápido. Ele também mimifica o CSS e o Java Script. “Ah Regis, o que é mimificar”? Ele pega aquele monte de linha de código que tá lá e ele faz uma varredura para deixar muito mais enxuta. Quando ela fica mais enxuta, automaticamente o site, o servidor, enfim, demora menos para ler aquelas informações e o seu site abre mais rápido. Ou seja, em dias de velocidade, em dias de Google batendo em sites que estão melhor estruturados, que estão mais leves, que estão mais rápidos, que estão com uma estrutura e com uma experiência final para o usuário muito mais aguçada o Google “pede muito disso” para quem faz site, para quem tem site na internet, essa é uma ferramenta fundamental, primordial, para podermos fazer esses sites cada vez mais rápidos.

É um plugin pago e óbvio, você tem várias outras oportunidades, vários outros plugins gratuitos também. Mas eu gosto muito desse plugin porque ele proporciona uma agilidade muito grande no projeto.

O que é importante a gente falar sobre plugins: “Ah, Regis, eu preciso investir em plugin pago, eu não posso usar um gratuito?” Na verdade você pode usar um gratuito. Às vezes há plugins gratuitos que vão entregar soluções para aquilo que você está precisando pontualmente. Mas plugins pagos geralmente entregam mais funcionalidades, mais ferramentas para você que está querendo realmente fazer um site mais rápido, mais estruturado… então é importante você avaliar com carinho na hora você montar um site. E vamos pensar pelo lado positivo. Se você está fazendo um site para o seu cliente quem tem que pagar o custo disso é o seu cliente, não é você. Então pensa com carinho na hora de colocar isso no projeto do seu cliente para você alcançar melhores resultados para ele. Beleza?

Então este é o meu terceiro plugin: Wp Rocket.

Duplicator Pro - Backup e Restauração

O Duplicator Pro é essencial para criar cópias de segurança do seu site e banco de dados. Com facilidade de backup e restauração, você pode proteger seu site contra invasões e restaurar versões anteriores, se necessário.

O quarto plugin que eu indico para você é o Duplicator Pro. Para quê ele serve? É muito simples. Você fez um site, colocou no ar. Legal. Passou essa semana, esse site foi invadido. Talvez invadiram a hospedagem. Talvez invadiram através do navegador. O fato é que invadiram o seu site ou o do seu cliente e você não tem uma cópia dele. Olha que problema, hein? Imagine por um instante este cenário: Você não tem uma cópia da estrutura. Você não tem uma cópia do banco de dados… E agora? Quem que paga o pato?

Agora pode respirar com tranquilidade se você tiver instalado o Duplicator Pro, é nessa hora que ele entra para te ajudar em todo esse processo. Eu também não abro mão desse plugin. Eu uso ele em todos os projetos que eu faço, porquê?

Porque ele cria cópias da estrutura dos sites que eu faço e do banco de dados. Então ele também, assim como o Elementor, tem a versão gratuita e tem a versão Pro que é paga. E você consegue fazer os backups. Você consegue fazer backup diário. Você consegue fazer backup semanal, quinzenal, mensal. Enfim, você configura a quantidade de backups de acordo com o que você quiser. Isso é muito legal também, por quê? Esse plugin gera muita facilidade para você fazer backup e ele também serve para você fazer restore.

Vou dar o meu exemplo aqui. Eu crio os sites dos meus clientes em um ambiente. Depois eu pego esse site, eu faço um backup com o duplicator e eu faço um restore. Ou seja, eu copio e depois eu colo no ambiente final desse cliente. Tudo com o Duplicator Pro. Sem precisar mexer em código. Sem precisar programar nada. Sem precisar acessar banco de dados. Tudo isso eu consigo fazer com ele. E o que é bom é que dependendo do tamanho do projeto, você consegue utilizar a versão free dele. Ou seja, pode usar sem pagar nada.

Agora, se for um projeto mais parrudo , mais pesado ou que tem mais informação, mais página… aí sim vale a pena você usar esse plugin na versão paga. O que é legal dele é exatamente isso, você configura e ele faz tudo de forma automática.

Então o quarto plugin que eu indico é o Duplicator Pro.

Google Analytics - Análise de Dados

O Google Analytics fornece informações valiosas sobre o desempenho do seu site. Com ele, você pode acompanhar métricas, entender o comportamento dos usuários e tomar decisões estratégicas para melhorar a experiência do usuário e alcançar resultados.

Por isto, por último mas não menos importante, o Google Analytics e as outras ferramentas Google também estão na minha lista de indicações.

Por que é importante configurar o Google Analytics no site? Pois com ele a gente consegue mostrar para o cliente o que está acontecendo dentro do site depois que a gente montou. Isso é legal principalmente para aquele cliente que tem uma estratégia por trás do negócio, que ele quer fazer uma campanha patrocinada no Google Ads, no Facebook ou no instagram. Que quer fazer alguma ação específica, com e-mail marketing… enfim!

Com o Google Analytics instalado no seu site, no site do seu cliente, você consegue levar essas informações para ele. E não só levar para ele. A informação também é boa para você, porque você sabe se aquela estrutura de site que você montou está adequada. Ou seja, se está legal, se você estruturou legal. Se quem está acessando o site está entendendo o conteúdo, está virando lead, preenchendo formulário, clicando em botão… então tudo isso é legal porque você consegue dados para analisar por meio do Google Analytics.

Então esses foram os cinco principais plugins que eu uso nos projetos dos meus clientes e nos meus também. Então espero que você tenha gostado dessas dicas. Se você gostou 

Esta é a bagagem que você leva daqui para sua jornada de criação

Neste texto você conheceu melhor os cinco principais plugins que eu uso nos projetos dos meus clientes e nos meus também. E também porque os considero indispensáveis.

São eles: Rank Math, Elementor Pro, WP Rocket, Duplicator Pro e Google Analytics. 

Espero que você tenha gostado dessas dicas. E me conte, qual destes plugins você utiliza nos seus projetos?

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Thiago Regis

Thiago Regis

Designer e Mercadólogo especializado em criação de sites e estratégias Digitais para pessoas e empresas. Atuo na área web desde 2006. Sou explorador de soluções digitais. Formado em Design Digital. Especialista em Marketing Digital. Mentor, Consultor e Palestrante. Professor na Comunidade Regis.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Branding e Inteligência Artificial

Vários são os produtos e serviços ofertados no mercado. Quantos anúncios de curso você viu somente hoje? Quantas marcas você vê em uma simples ida ao supermercado? O que faz você escolher uma marca em detrimento de tantas? Marca: Uma

Foco

Você sabe o que é o foco ou como ele pode ser aplicado ao design? Para explicar o foco e como ele impacta decisões é preciso analisar alguns princípios. Por exemplo, como uma pessoa entende e interpreta o que está ao seu

O que um cachorro pode te ensinar sobre vendas

Seja persuasivo sem ser chato Sabe quando uma reportagem de TV mostra um conflito entre grupos, a violência está a solta, o clima é de tensão e passa um cachorro tranquilo e em paz lá no fundo? Os cães costumam ser bons de relacionamento. E

Churn

O termo churn descreve a relação entre os clientes que não utilizam mais um serviço e o número de clientes totais de uma empresa. Como regra, a taxa churn está relacionada a um certo período de tempo. O resultado é um valor

Criar Personas Funciona?

Segmentar os clientes com precisão não é uma tarefa fácil. É preciso perspicácia empresarial para atrair e convencer o cliente certo a adotar seu produto ou serviço. A solução está em criar personas de clientes. Elas permitem que suas equipes conheçam seus