A ideação, apesar de não ser um dos conceitos mais populares no mundo corporativo, é extremamente importante.
A procura por métodos inovadores para a criação de projetos e produtos fez com que fossem criadas metodologias para aumentar a chance de decisões ainda mais assertivas.
Dentre esses métodos, há o design thinking, uma das abordagens voltadas para a resolução de problemas empresariais. E o que isso tem a ver com ideação? Bem, isso é algo que você irá descobrir neste artigo!
Design Thinking e ideação
Antes de falar sobre ideação propriamente dita precisamos abordar um pouco mais
sobre o que chamamos de design thinking, cujo objetivo é ajudar a criar e desenvolver
projetos, mas através de uma visão de design.
É uma forma de resolver problemas, sendo que as ações estão relacionadas com a
colaboração, multidisciplinaridade, processos desenhados e estruturação de ideias.
O design thinking é segmentado em quatro etapas, sendo uma delas a ideação. Veja
todas elas:
- Imersão
- Análise e Síntese
- Ideação
- Prototipagem e teste
Cada uma dessas etapas possui as suas características e particularidades, mas, neste artigo, vamos tratar mais sobre a ideação.
O que é ideação?
Como você pôde notar, a ideação é a terceira etapa do método de Design Thinking.
Essa etapa é marcada pelo brainstorming sobre o projeto que está sendo idealizado e suas respectivas propostas de soluções.
As duas primeiras etapas consistem em trazer uma análise das possibilidades, além de necessidades do seu público-alvo. A etapa de ideação é para avaliar se é possível colocar essas ideias em prática, trazer diferentes soluções e assim por diante.
Todos os envolvidos no projeto terão que propor novas ações e ideias, de modo que haja possibilidades distintas de posicionamentos que podem ser tomados.
E qual seria o resultado ideal de tudo isso? O objetivo da ideação é trabalhar com todas essas possibilidades e, a partir de diferentes perspectivas, chegar a um consenso comum, que seria a melhor ideia para seguir o projeto.
Como colocar na prática
A ideação é uma etapa extremamente importante dentro de um projeto, mas simplesmente se reunir e começar a bater papo não é o melhor direcionamento.
É importante que antes dessa “reunião” haja uma preparação por parte da equipe. Quanto mais ideias e novas experiências ocorrerem antes, maiores são as chances de boas ideias surgirem.
Então, para colocar essa etapa do Design Thinking em prática, uma dica é participar de workshops relacionados com o tema, ver palestras ou até mesmo contar com alguém mais experiente no nicho para trazer perspectivas diferentes.
Aqui, não há certo ou errado. Um dos maiores erros daqueles que participam da etapa de ideação é ficar com vergonha em expor as suas ideias por não achá-las boas demais. Todas as ideias são
válidas! Até mesmo as que parecem mais absurdas.
Isso porque é possível pegar um pouquinho de cada ideia e transformar todas aquelas informações em algo excelente. Por isso, é um momento que todos devem deixar a criatividade alerta – e, lembre-se, não tenha medo ou constrangimento de se expor.
A importância da troca de ideias
O processo de ideação é muito importante, mesmo quando não há necessariamente um projeto novo para ser elaborado.
Essa troca de ideias faz com que todos pensem fora da caixa, indo além de uma perspectiva óbvia e tradicional. Em um mercado extremamente competitivo, ter diferencial é o que irá lhe destacar de seus concorrentes.
Não deixe de se inteirar sobre as outras etapas do Design Thinking além da ideação. Coloque essa metodologia em prática e veja os resultados surgindo!