Pesquisar
Close this search box.

Ideação

Sumário

A ideação, apesar de não ser um dos conceitos mais populares no mundo corporativo, é extremamente importante.

A procura por métodos inovadores para a criação de projetos e produtos fez com que fossem criadas metodologias para aumentar a chance de decisões ainda mais assertivas.

Dentre esses métodos, há o design thinking, uma das abordagens voltadas para a resolução de problemas empresariais. E o que isso tem a ver com ideação? Bem, isso é algo que você irá descobrir neste artigo!

Design Thinking e ideação

Antes de falar sobre ideação propriamente dita precisamos abordar um pouco mais
sobre o que chamamos de design thinking, cujo objetivo é ajudar a criar e desenvolver
projetos, mas através de uma visão de design.
É uma forma de resolver problemas, sendo que as ações estão relacionadas com a
colaboração, multidisciplinaridade, processos desenhados e estruturação de ideias.
O design thinking é segmentado em quatro etapas, sendo uma delas a ideação. Veja
todas elas:

  • Imersão
  • Análise e Síntese
  • Ideação
  • Prototipagem e teste

Cada uma dessas etapas possui as suas características e particularidades, mas, neste artigo, vamos tratar mais sobre a ideação.

O que é ideação?

Como você pôde notar, a ideação é a terceira etapa do método de Design Thinking.

Essa etapa é marcada pelo brainstorming sobre o projeto que está sendo idealizado e suas respectivas propostas de soluções.

As duas primeiras etapas consistem em trazer uma análise das possibilidades, além de necessidades do seu público-alvo. A etapa de ideação é para avaliar se é possível colocar essas ideias em prática, trazer diferentes soluções e assim por diante.

Todos os envolvidos no projeto terão que propor novas ações e ideias, de modo que haja possibilidades distintas de posicionamentos que podem ser tomados.

E qual seria o resultado ideal de tudo isso? O objetivo da ideação é trabalhar com todas essas possibilidades e, a partir de diferentes perspectivas, chegar a um consenso comum, que seria a melhor ideia para seguir o projeto.

Como colocar na prática

A ideação é uma etapa extremamente importante dentro de um projeto, mas simplesmente se reunir e começar a bater papo não é o melhor direcionamento. 

É importante que antes dessa “reunião” haja uma preparação por parte da equipe. Quanto mais ideias e novas experiências ocorrerem antes, maiores são as chances de boas ideias surgirem.

Então, para colocar essa etapa do Design Thinking em prática, uma dica é participar de workshops relacionados com o tema, ver palestras ou até mesmo contar com alguém mais experiente no nicho para trazer perspectivas diferentes.

Aqui, não há certo ou errado. Um dos maiores erros daqueles que participam da etapa de ideação é ficar com vergonha em expor as suas ideias por não achá-las boas demais. Todas as ideias são
válidas! Até mesmo as que parecem mais absurdas.

Isso porque é possível pegar um pouquinho de cada ideia e transformar todas aquelas informações em algo excelente. Por isso, é um momento que todos devem deixar a criatividade alerta – e, lembre-se, não tenha medo ou constrangimento de se expor. 

A importância da troca de ideias

O processo de ideação é muito importante, mesmo quando não há necessariamente um projeto novo para ser elaborado.

Essa troca de ideias faz com que todos pensem fora da caixa, indo além de uma perspectiva óbvia e tradicional. Em um mercado extremamente competitivo, ter diferencial é o que irá lhe destacar de seus concorrentes.

Não deixe de se inteirar sobre as outras etapas do Design Thinking além da ideação. Coloque essa metodologia em prática e veja os resultados surgindo!

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Softskill – Negociação

O que se entende por competência para negociação? Funcionários e gerentes precisam negociar constantemente com pessoas diferentes em contextos diferentes. Competência de negociação é a capacidade de conduzir transações de forma eficaz e eficiente. O pré-requisito para isso é que consiga definir

Economia Laranja

Sabe a importância de uma economia laranja? Inovações tecnológicas. A criatividade tem, portanto, um aspecto econômico observável na forma como contribui para o empreendedorismo, incentiva a inovação, aumenta a produtividade e promove o crescimento econômico. A criatividade é encontrada em todas

Círculo Cromático

Muitas vezes não nos damos conta, mas é fato que as cores desempenham um papel fundamental no nosso dia a dia, influenciando as emoções e associações mesmo inconscientes. Por isso conhecer o círculo cromático é muito importante. Estudos indicam que as cores

Softskill – Inteligência Emocional

A inteligência emocional necessita da estrutura da personalidade e do ambiente do indivíduo. Assim, a inteligência emocional e das softskills que são treinadas. Quanto mais cedo começar, mais fácil e rápido será o caminho para uma personalidade emocionalmente equilibrada. A base para a formação

Feedback e Feedforward

Feedback e feedforward são dois meios muito utilizados par fornecer apoio aos seus funcionários, em todo processo do desenvolvimento profissional através da comunicação. Quando essas técnicas são utilizadas de forma combinada, são capazes de guiar os funcionários rumo aos seus principais