Pesquisar
Close this search box.

Suporte ao cliente

Sumário

O que realmente caracteriza um bom suporte ao cliente? O atendimento ideal ao cliente agora é obrigatório para todas as empresas bem administradas. Somente através da satisfação de clientes anteriores, muitos mais podem ser conquistados e os clientes existentes conseguem ser mantidos.

Não importa em que setor ou posição trabalha, não importa com que tipo de cliente entra em contato diariamente, existem aquelas habilidades e conhecimentos universais que todo funcionário deve ter para fornecer um serviço excelente a seus clientes.

O que é o suporte ao cliente?

suporte ao cliente é o departamento de uma empresa cuja função é ouvir as preocupações dos clientes e ajudá-los da melhor maneira possível. Sua atividade também é conhecida como atendimento ao cliente.

O serviço de apoio ao cliente aconselha, responde a questões, resolve problemas, aceita reclamações e pedidos e oferece serviços adicionais gratuitos ou sujeitos a pagamento. Ele presta serviços ao cliente e, portanto, também é chamado de atendimento ao cliente.

Esses serviços podem ser antes, durante e depois da compra de um produto ou serviço, é possível ser de natureza técnica ou comercial, ou conseguem ser separados dos bens (por exemplo, pedir um táxi ou dar um presente de Natal).

Nos últimos anos, não só o suporte ao cliente em si tem se tornado cada vez mais importante para as empresas, mas também uma forma específica: o atendimento proativo.

Ao contrário do atendimento ao cliente reativo tradicional, que só entra em ação depois que o cliente contata a empresa com suas preocupações, o atendimento ao cliente proativo antecipa suas necessidades. Ele tenta não deixar os problemas surgirem em primeiro lugar.

Benefícios de um bom atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente pode fazer pender a balança. Decide sobre o sucesso a longo prazo, hoje mais do que nunca. Os consumidores agora esperam um serviço impecável tanto quanto boa qualidade do produto.

Entre produtos equivalentes, o nível de serviço pode ser o fator decisivo na compra e se os clientes permanecem com um fornecedor.   

Os principais benefícios de um bom suporte ao cliente são:

  • diferenciação da concorrência
  • maior satisfação e fidelização do cliente
  • manter a reputação
  • receba feedback valioso

Não tenha medo de se comunicar com os clientes

Se o cliente encontra um problema que não consegue resolver sozinho, ele recorre à empresa. Mas na agitação da vida cotidiana, os clientes às vezes não sabem mais por que o contataram originalmente.

Use um sistema de CRM para acompanhar todas as conversas com os clientes. Inclua o histórico de e-mail para que possa entender mais tarde por que o cliente entrou em contato com você e qual é a solução para o problema.

Envie um resumo por e-mail e informe quais ações foram tomadas para resolver o problema. Isso aumenta a eficiência de suas interações e faz com que o cliente se sinta em boas mãos.

Ofereça aos seus clientes várias formas de entrar em contato com você

Hoje em dia, é difícil entrar em contato com o departamento de atendimento ao cliente para resolver um pequeno problema.

Diferentes formas de contato são cruciais para tornar mais fácil e direto para o cliente entrar em contato com sua empresa.

O objetivo deve ser que todos os clientes possam entrar em contato por telefone, e-mail, chat ao vivo, web etc. Além disso, os clientes não devem esperar mais do que o necessário para falar com um representante e o ideal é responder preferencialmente pelo mesmo canal que o cliente te acionou.

Confirme o recebimento da solicitação

A maioria dos clientes espera horas a fio para entrar em contato com o suporte ao cliente por telefone. Porque eles assumem que seu pedido será atendido se falarem com um funcionário. Infelizmente, nem sempre é esse o caso.

Independentemente de receber uma consulta por telefone, e-mail ou Internet: confirme o recebimento da consulta e forneça um número de protocolo e uma outra opção de contato. Porque é bom saber que chegou uma mensagem.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Feedback e Feedforward

Feedback e feedforward são dois meios muito utilizados par fornecer apoio aos seus funcionários, em todo processo do desenvolvimento profissional através da comunicação. Quando essas técnicas são utilizadas de forma combinada, são capazes de guiar os funcionários rumo aos seus principais

Softskill – Negociação

O que se entende por competência para negociação? Funcionários e gerentes precisam negociar constantemente com pessoas diferentes em contextos diferentes. Competência de negociação é a capacidade de conduzir transações de forma eficaz e eficiente. O pré-requisito para isso é que consiga definir

Psicologia das cores

A psicologia das cores observa como diferentes cores têm significados, conotações e efeitos psicológicos diversos entre as pessoas. E isso pode ser utilizado a favor dos negócios. A psicologia das cores envolve o uso da teoria das cores na aplicação prática de

ITIL

O que é ITIL? ITIL é a abreviação de Information Technology Infrastructure Library. Trata-se de um framework de gerenciamento de serviços de TI que propõe estruturas de gerenciamento. Ao definir os processos básicos, funções e termos, o ITIL descreve os tópicos

O bicho do empreendedorismo te mordeu?

Liberdade, ainda que a trabalho Cada vez vejo mais gente querendo abrir o próprio negócio, vincular o estilo de vida ao trabalho fazendo suas tarefas de qualquer lugar do mundo, ter liberdade de tempo, poder se dedicar mais a quem