Softskill – Resolução de problemas

Sumário

resolução de problemas é um dos conceitos mais valorizados entre os empregadores. Depois de muita deliberação, funcionários competentes formam seu próprio julgamento e elaboram soluções de forma independente.

Funcionários com essas características têm uma atitude positiva em relação aos desafios e estão dispostos a assumir a responsabilidade pessoal pela resolução de problemas.

Esses profissionais mantêm a cabeça fria mesmo em situações complicadas. Em grande parte, se comunicam dentro da equipe e tentam resolver o problema de forma construtiva, em vez de jogar na “conta do outro”.

Tais colaboradores não fogem do conflito. Ou seja, candidatos que veem os problemas como oportunidades e que acreditam que resolvê-los é muito mais agradável estão sendo mais procurados do que nunca.

O que significa habilidades de resolução de problemas?

Todos os conceitos por trás da resolução de problemas descrevem a aptidão de identificar fatos e situações problemáticas e de reagir a eles rapidamente da maneira mais eficiente e eficaz possível sem mais dificuldades.

Tais aspectos para a resolução de problemas não são um traço de caráter – lidar com dificuldades é um processo de várias etapas:

Reconhecer e classificar

Para lidar com determinada situação, ele deve primeiro ser reconhecido – apenas tratar os sintomas não cura uma doença. Então: pergunte a si mesmo quando o problema surgiu e como isso poderia ter acontecido.

Então a situação precisa ser classificada: Você já conhece esse problema? Você pode fazer algo sobre isso? Você conhece alguém que consegue resolver essa situação?

Encontre soluções

Uma vez identificado o problema, é necessário criatividade: trabalhe em soluções e colete ideias.

Implementação

Suas técnicas de resolução de problemas são particularmente evidentes na prática: é preciso de coragem e autoconfiança para colocar em prática a melhor solução.

Verificação

Depois de um tempo, verifique seu sucesso novamente nessa softskill: Que efeito sua solução teve? O problema foi realmente resolvido?

Em suma, os critérios para resolução de problemas são uma soft skill que ajuda a agir com confiança – porque consegue ajudar não apenas com problemas, mas também em situações cotidianas:

Feedback crítico, um novo projeto ou uma nova rotina de trabalho. As formas para resolução de problemas tornam a pessoa mais autoconfiante e garantem uma ação organizada.

Habilidades de resolução de problemas: treinamento e exercícios

Desenvolva suas qualidades para resolução de problemas com os seguintes exercícios. Defina sub-objetivos realistas: Palavra-chave “Autoconceito – aprendendo com o sucesso!”

  • Exercício de definição de metas: Planeje as soluções desejadas, resultados e metas com base no resultado desejado.
  • Exercício de conhecimento especializado: análise com precisão quais conhecimentos possui ao resolver problemas em uma equipe, departamento ou empresa em
  • Exercício externo: Assumindo que os custos são irrelevantes: Quais provedores de serviços externos solicitaria e envolveria?
  • Exercício de Mindset: Tente adotar uma atitude de solução fundamentalmente otimista e dê o exemplo: ” Mindset Positivo “.
  • Exercício de consequências: Trabalhe as consequências e dependências de aspectos parciais.
  • Exercício de priorização: Resumir feixes temáticos de ações indispensáveis ​​”Competência de Implementação “.
  • Exercício de tolerância à frustração: Planeje os imponderáveis ​​como uma questão de princípio e também os aceites mentalmente ” Aumente a tolerância à frustração “.

Conclusões finais sobre o respectivo artigo

A estratégia de resolução de problemas requer um alto nível de comprometimento. Em nenhum caso se trata de atribuir culpas, mas sim de buscar soluções que contribuam para o sucesso do projeto, seja ele profissional ou pessoal.

Sempre olhe para situações passadas. Por que não funcionou então, o que você faria melhor hoje? Só quem aprende a refletir retrospectivamente sobre as situações também poderá se desenvolver mais e se tornar melhor do que é. Aliás, esse também é um dos valores corporativos mais importantes.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

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Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

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