A resolução de problemas é um dos conceitos mais valorizados entre os empregadores. Depois de muita deliberação, funcionários competentes formam seu próprio julgamento e elaboram soluções de forma independente.
Funcionários com essas características têm uma atitude positiva em relação aos desafios e estão dispostos a assumir a responsabilidade pessoal pela resolução de problemas.
Esses profissionais mantêm a cabeça fria mesmo em situações complicadas. Em grande parte, se comunicam dentro da equipe e tentam resolver o problema de forma construtiva, em vez de jogar na “conta do outro”.
Tais colaboradores não fogem do conflito. Ou seja, candidatos que veem os problemas como oportunidades e que acreditam que resolvê-los é muito mais agradável estão sendo mais procurados do que nunca.
O que significa habilidades de resolução de problemas?
Todos os conceitos por trás da resolução de problemas descrevem a aptidão de identificar fatos e situações problemáticas e de reagir a eles rapidamente da maneira mais eficiente e eficaz possível sem mais dificuldades.
Tais aspectos para a resolução de problemas não são um traço de caráter – lidar com dificuldades é um processo de várias etapas:
Reconhecer e classificar
Para lidar com determinada situação, ele deve primeiro ser reconhecido – apenas tratar os sintomas não cura uma doença. Então: pergunte a si mesmo quando o problema surgiu e como isso poderia ter acontecido.
Então a situação precisa ser classificada: Você já conhece esse problema? Você pode fazer algo sobre isso? Você conhece alguém que consegue resolver essa situação?
Encontre soluções
Uma vez identificado o problema, é necessário criatividade: trabalhe em soluções e colete ideias.
Implementação
Suas técnicas de resolução de problemas são particularmente evidentes na prática: é preciso de coragem e autoconfiança para colocar em prática a melhor solução.
Verificação
Depois de um tempo, verifique seu sucesso novamente nessa softskill: Que efeito sua solução teve? O problema foi realmente resolvido?
Em suma, os critérios para resolução de problemas são uma soft skill que ajuda a agir com confiança – porque consegue ajudar não apenas com problemas, mas também em situações cotidianas:
Feedback crítico, um novo projeto ou uma nova rotina de trabalho. As formas para resolução de problemas tornam a pessoa mais autoconfiante e garantem uma ação organizada.
Habilidades de resolução de problemas: treinamento e exercícios
Desenvolva suas qualidades para resolução de problemas com os seguintes exercícios. Defina sub-objetivos realistas: Palavra-chave “Autoconceito – aprendendo com o sucesso!”
- Exercício de definição de metas: Planeje as soluções desejadas, resultados e metas com base no resultado desejado.
- Exercício de conhecimento especializado: análise com precisão quais conhecimentos possui ao resolver problemas em uma equipe, departamento ou empresa em
- Exercício externo: Assumindo que os custos são irrelevantes: Quais provedores de serviços externos solicitaria e envolveria?
- Exercício de Mindset: Tente adotar uma atitude de solução fundamentalmente otimista e dê o exemplo: ” Mindset Positivo “.
- Exercício de consequências: Trabalhe as consequências e dependências de aspectos parciais.
- Exercício de priorização: Resumir feixes temáticos de ações indispensáveis ”Competência de Implementação “.
- Exercício de tolerância à frustração: Planeje os imponderáveis como uma questão de princípio e também os aceites mentalmente ” Aumente a tolerância à frustração “.
Conclusões finais sobre o respectivo artigo
A estratégia de resolução de problemas requer um alto nível de comprometimento. Em nenhum caso se trata de atribuir culpas, mas sim de buscar soluções que contribuam para o sucesso do projeto, seja ele profissional ou pessoal.
Sempre olhe para situações passadas. Por que não funcionou então, o que você faria melhor hoje? Só quem aprende a refletir retrospectivamente sobre as situações também poderá se desenvolver mais e se tornar melhor do que é. Aliás, esse também é um dos valores corporativos mais importantes.