Softskill – Inteligência Emocional

Sumário

inteligência emocional necessita da estrutura da personalidade e do ambiente do indivíduo. Assim, a inteligência emocional e das softskills que são treinadas. Quanto mais cedo começar, mais fácil e rápido será o caminho para uma personalidade emocionalmente equilibrada.

A base para a formação e desenvolvimento de soft skills é o mindfulness. Em particular, a capacidade de perceber os próprios humores e nuances de humor, bem como os de outras pessoas, indica a qualidade da percepção.

Inteligência emocional: o que é ser emocionalmente inteligente?

Basicamente, a inteligência emocional descreve uma esperteza de sentimentos. Em seu best-seller, Daniel Goleman chegou a compará-lo com o QI. Por um lado, era primordial para ele ser inteligente no sentido clássico, ou seja, agir com direcionamento e discernimento.

Mas também ter essa habilidade de identificar os próprios sentimentos e as emoções das outras pessoas e reagir a eles. Ele definiu EQ como uma combinação de cinco áreas divergentes:

  • autoconsciência: esteja ciente de seus próprios sentimentos
  • auto regulação: controlar e direcionar os impulsos das próprias emoções
  • empatia: perceber e entender as emoções de outras pessoas
  • motivação: vontade de implementar as ações necessárias
  • habilidades sociais: veja-se como parte de um sistema, pense nos relacionamentos e comporte-se com consideração

Um exemplo concreto simples: se você, como recrutador, reconhecer rapidamente quando o candidato está muito nervoso durante a entrevista, então, graças à inteligência emocional, poderá mudar seu próprio comportamento de forma a reduzir o nervosismo.

Dessa forma, é possível conduzir a conversa, inicialmente carregada de sentimentos negativos, para um clima de conversa descontraída.

O princípio também funciona para seus próprios sentimentos. Quem é emocionalmente inteligente registra seu próprio nervosismo e usa técnicas, como um método de relaxamento, para sair ativamente desse sentimento.

Quais as áreas centrais da inteligência emocional?

Na década de 1990, o psicólogo Daniel Goleman publicou seu best-seller “QI Inteligência Emocional”. Ele explica como é importante perceber, entender e influenciar os próprios sentimentos e os sentimentos dos outros.

Goleman fala que a inteligência emocional é muito mais relevante para o sucesso do que o clássico quociente de inteligência (QI), que se refere a habilidades puramente cognitivas.

A inteligência emocional se concentra nas seguintes áreas:

Habilidades de comunicação

Boas habilidades de comunicação são necessárias para a inteligência emocional. Quer dizer duas coisas: por um lado, a inteligência de se expressar de forma clara e compreensível e, assim, transmitir suas preocupações de forma clara e transparente;

Por outro lado, significa a capacidade de ouvir ativamente e atentamente às outras pessoas e de compreender e classificar o que dizem.

Competência social

Capacidade de encontrar e realizar compromissos aceitáveis ​​entre as próprias necessidades, por um lado, e o ajustamento social, por outro.

Autoconhecimento

Pessoas com forte inteligência emocional geralmente são muito conscientes de seus sentimentos, conseguem nomeá-los e saber o que os causou.

Empatia

Vontade e aptidão de simpatizar com as atitudes dos outros e compreender o que está por trás delas. Aplica-se o seguinte: quanto mais pronunciada é a autoconsciência, mais capaz é a pessoa de interpretar corretamente os sentimentos dos outros.

Automotivação

A inteligência emocional leva ao aumento da motivação intrínseca e aumenta a disposição de abrir mão de recompensas imediatas no caso de objetivos significativos.

Autorregulação

Pessoas emocionalmente inteligentes regulam ativamente suas emoções e não se deixam dominar por elas. Dessa forma, evitam ações ou decisões impulsivas.

Inteligência emocional na gestão

inteligência emocional é particularmente importante para os gerentes porque eles têm uma influência decisiva nos sentimentos e, portanto, no meio de trabalho e no desempenho dos colaboradores por meio de sua função de modelo.

Sem entender seus funcionários, clientes, parceiros de negócios, colegas ou superiores, é muito complicado colocar suas próprias ideias e pensamentos em prática.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto de Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Viéses Cognitivos

Você sabe o que são vieses cognitivos? Mesmo que nunca tenha escutado o termo, saiba que você provavelmente já foi afetado por ele e está constantemente presente no seu dia a dia. Os vieses cognitivos são basicamente processos de pensamento que ocorrem de forma

Imagem pessoal: Aliada do Empreendedor Digital

Quando você se veste bem, não está apenas se preocupando com a sua aparência. Você também está passando uma mensagem de respeito por si e pelos outros. Você está demonstrando que leva a sério a situação e busca dar o

O que são as Softskills?

Os candidatos encontram softskills em quase todas as descrições de trabalho e, de acordo com especialistas em carreira, estão se tornando cada vez mais importantes. Essas características, qualificações e habilidades pessoais, juntamente com as chamadas “hard skills”, determinam o sucesso profissional. Soft

ITIL

O que é ITIL? ITIL é a abreviação de Information Technology Infrastructure Library. Trata-se de um framework de gerenciamento de serviços de TI que propõe estruturas de gerenciamento. Ao definir os processos básicos, funções e termos, o ITIL descreve os tópicos

Criar sites dá dinheiro?

Saudações a todos! Sejam bem-vindos a mais um conteúdo relevante. Aqui é Thiago Regis e neste texto, vamos explorar o intrigante mundo da criação de sites. Nos últimos tempos, minha dedicação tem sido direcionada a uma abordagem estratégica e orientada

Funil de Vendas

O funil de vendas, comumente chamado de pipeline, é um dos modelos estratégicos que mostram o trajeto do cliente, desde o seu primeiro contato até a finalização do negócio. É constituído por etapas e gatilhos, que tem como objetivo dar suporte