A inteligência emocional necessita da estrutura da personalidade e do ambiente do indivíduo. Assim, a inteligência emocional e das softskills que são treinadas. Quanto mais cedo começar, mais fácil e rápido será o caminho para uma personalidade emocionalmente equilibrada.
A base para a formação e desenvolvimento de soft skills é o mindfulness. Em particular, a capacidade de perceber os próprios humores e nuances de humor, bem como os de outras pessoas, indica a qualidade da percepção.
Inteligência emocional: o que é ser emocionalmente inteligente?
Basicamente, a inteligência emocional descreve uma esperteza de sentimentos. Em seu best-seller, Daniel Goleman chegou a compará-lo com o QI. Por um lado, era primordial para ele ser inteligente no sentido clássico, ou seja, agir com direcionamento e discernimento.
Mas também ter essa habilidade de identificar os próprios sentimentos e as emoções das outras pessoas e reagir a eles. Ele definiu EQ como uma combinação de cinco áreas divergentes:
- autoconsciência: esteja ciente de seus próprios sentimentos
- auto regulação: controlar e direcionar os impulsos das próprias emoções
- empatia: perceber e entender as emoções de outras pessoas
- motivação: vontade de implementar as ações necessárias
- habilidades sociais: veja-se como parte de um sistema, pense nos relacionamentos e comporte-se com consideração
Um exemplo concreto simples: se você, como recrutador, reconhecer rapidamente quando o candidato está muito nervoso durante a entrevista, então, graças à inteligência emocional, poderá mudar seu próprio comportamento de forma a reduzir o nervosismo.
Dessa forma, é possível conduzir a conversa, inicialmente carregada de sentimentos negativos, para um clima de conversa descontraída.
O princípio também funciona para seus próprios sentimentos. Quem é emocionalmente inteligente registra seu próprio nervosismo e usa técnicas, como um método de relaxamento, para sair ativamente desse sentimento.
Quais as áreas centrais da inteligência emocional?
Na década de 1990, o psicólogo Daniel Goleman publicou seu best-seller “QI Inteligência Emocional”. Ele explica como é importante perceber, entender e influenciar os próprios sentimentos e os sentimentos dos outros.
Goleman fala que a inteligência emocional é muito mais relevante para o sucesso do que o clássico quociente de inteligência (QI), que se refere a habilidades puramente cognitivas.
A inteligência emocional se concentra nas seguintes áreas:
Habilidades de comunicação
Boas habilidades de comunicação são necessárias para a inteligência emocional. Quer dizer duas coisas: por um lado, a inteligência de se expressar de forma clara e compreensível e, assim, transmitir suas preocupações de forma clara e transparente;
Por outro lado, significa a capacidade de ouvir ativamente e atentamente às outras pessoas e de compreender e classificar o que dizem.
Competência social
Capacidade de encontrar e realizar compromissos aceitáveis entre as próprias necessidades, por um lado, e o ajustamento social, por outro.
Autoconhecimento
Pessoas com forte inteligência emocional geralmente são muito conscientes de seus sentimentos, conseguem nomeá-los e saber o que os causou.
Empatia
Vontade e aptidão de simpatizar com as atitudes dos outros e compreender o que está por trás delas. Aplica-se o seguinte: quanto mais pronunciada é a autoconsciência, mais capaz é a pessoa de interpretar corretamente os sentimentos dos outros.
Automotivação
A inteligência emocional leva ao aumento da motivação intrínseca e aumenta a disposição de abrir mão de recompensas imediatas no caso de objetivos significativos.
Autorregulação
Pessoas emocionalmente inteligentes regulam ativamente suas emoções e não se deixam dominar por elas. Dessa forma, evitam ações ou decisões impulsivas.
Inteligência emocional na gestão
A inteligência emocional é particularmente importante para os gerentes porque eles têm uma influência decisiva nos sentimentos e, portanto, no meio de trabalho e no desempenho dos colaboradores por meio de sua função de modelo.
Sem entender seus funcionários, clientes, parceiros de negócios, colegas ou superiores, é muito complicado colocar suas próprias ideias e pensamentos em prática.