Softskill – Empatia

Sumário

empatia ajuda a evitar conflitos na vida cotidiana do trabalho ou a evitar que os conflitos existentes aumentem. Dessa forma, ela contribui para um bom ambiente de trabalho. Esse softskill possibilita compreender os problemas dos outros e encontrar soluções adequadas.

Menos problemas e conflitos no trabalho significam também funcionários mais satisfeitos e um ambiente de trabalho em que se pode trabalhar de forma eficaz e eficiente, pois as energias não são desperdiçadas com problemas menores.

A capacidade empática aumenta a capacidade de comunicação e cria consenso. Quem consegue argumentar e se comunicar a partir da perspectiva do outro tem mais condições de se colocar no lugar do seu interlocutor e de encontrar argumentos que o convençam.

O que é empatia, essa soft skill altamente procurada?

A palavra “empatia” vem do grego “pathos”, que significa “sentir de dentro ou experimentar no outro”. No dicionário, essa palavra é a “capacidade de se identificar com os outros no que eles sentem”.

Em outras palavras, uma pessoa empática tem essa capacidade intuitiva de ouvir seu interlocutor de forma ativa e positiva, sem julgamentos. Ela sabe reconhecer e entender suas emoções, seus sentimentos, e se colocar no lugar deles.

Existem três formas de empatia:

  • a empatia cognitiva consiste em compreender as ideias do interlocutor;
  • empatia emocional para compartilhar seus sentimentos;
  • a empatia comportamental, elemento da comunicação não verbal, corresponde à mímica inconsciente e natural dos gestos e posturas do seu interlocutor (cruzar os braços, modo de sentar, postura em pé, etc.).

Entendemos assim porque a empatia é uma qualidade humana apreciada no mundo profissional, e uma das softskills mais procuradas.

Um gestor que se comunica com empatia quase automaticamente estabelece um clima de confiança com seus colaboradores, que então se sentem ouvidos e compreendidos.

A arte de ouvir e compreender os outros

Aqui está o ponto realmente decisivo: Não se trata de avaliar os pensamentos, declarações e emoções da outra pessoa a partir de sua própria perspectiva ou de um ponto de vista pseudo-racional / pseudo-objetivo.

No entanto, é necessário entender o que a outra pessoa pensa sobre sua visão de mundo e moveu-se para determinadas ações e opiniões.

A empatia é uma softskills fundamental. Aqueles que são surdos aos desejos, preocupações e sentimentos de outras pessoas são geralmente vistos como “socialmente incompetentes”.

Por outro lado, aqueles que são bons ouvintes, respeitam seus interlocutores e respondem a eles “com empatia” são vivenciados como pessoas muito simpáticas – não só na parceria, mas também na vida profissional.

A falta de empatia, por outro lado, é percebida por muitas pessoas como falta de humanidade.

A empatia não se encaminha necessariamente apenas na direção do consolo, apoio na dor e nas preocupações, como muitas vezes se entende à primeira vista. Em vez disso, a empatia se estende ao amplo campo da compreensão.

Isso também inclui, além de conversas íntimas entre duas pessoas, uma das quais pode estar reclamando de um problema específico, entender outras pessoas e seus motivos na vida cotidiana.

Na prática, tal ato implica, por exemplo, entender a vaidade, os passatempos pessoais e certos comportamentos como desejo de reconhecimento, presunção, dogmatismo, arrogância.

Como treinar a empatia?

Caso deseje aprender ou expandir a capacidade de empatia, é orientado treiná-la. Os seguintes aspectos são de fundamental importância:

  • Escuta ativa e comunicação: pratique a escuta ativa, pratique técnicas de questionamento e tente entender os motivos do seu interlocutor.
  • Conhecimento da natureza humana: o objetivo aqui é obter uma avaliação inicial de seu interlocutor com base em tipologias.

Além disso, treine-se para prestar atenção à sua primeira impressão de uma pessoa e ver se ela é verdadeira.

Ao observar, tente sempre ver a linguagem corporal da outra pessoa, pois muitas vezes, inconscientemente, ela diz mais do que muitas palavras.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto de Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

ITIL

O que é ITIL? ITIL é a abreviação de Information Technology Infrastructure Library. Trata-se de um framework de gerenciamento de serviços de TI que propõe estruturas de gerenciamento. Ao definir os processos básicos, funções e termos, o ITIL descreve os tópicos

Construção de Valor

Você já ouviu falar sobre construção de valor? Se você está começando com uma marca ou deseja melhorar os seus resultados apostando em marketing digital, saiba que entender esse conceito é primordial. Promover valor para a sua marca não é colocar

Criar sites dá dinheiro?

Saudações a todos! Sejam bem-vindos a mais um conteúdo relevante. Aqui é Thiago Regis e neste texto, vamos explorar o intrigante mundo da criação de sites. Nos últimos tempos, minha dedicação tem sido direcionada a uma abordagem estratégica e orientada

Feedback e Feedforward

Feedback e feedforward são dois meios muito utilizados par fornecer apoio aos seus funcionários, em todo processo do desenvolvimento profissional através da comunicação. Quando essas técnicas são utilizadas de forma combinada, são capazes de guiar os funcionários rumo aos seus principais

Duplo Diamante

A técnica chamada Duplo Diamante é o modelo de design que forma a base da metodologia Design Thinking. Ele garante que o tempo e o esforço sejam alocados adequadamente e geralmente aumenta a eficiência e a eficácia do processo criativo. O Double