Pesquisar
Close this search box.

Search Engine Optimization (SEO)

Sumário

Dominar as técnicas de SEO é fator crucial para qualquer empreendimento ou qualquer profissional de marketing digital. Mas você sabe o que é e como ele funciona na prática?

SEO é a abreviação do termo em inglês “Search Engine Optimization” que pode ser simplificado como o processo de obtenção de tráfego de resultados de pesquisa gratuitos, também chamado de tráfego orgânico.

O objetivo da aplicação de uma boa técnica de SEO é sempre levar novos visitantes melhorando a posição do seu site nas páginas dos buscadores de pesquisa.

Como o SEO funciona?

Todos nós utilizamos um buscador de sites com certa frequência, o mais comum é o Google, mas todos eles funcionam de forma similar e o SEO é necessário para que você esteja listado nas primeiras páginas.

Estes buscadores fazem uso de regras específicas para encontrar entre todo o conteúdo disponível na internet, apenas aqueles que se aproximam mais da busca executada.

Para isso eles fazem um trabalho de três etapas: rastreamento, indexação e classificação.

Rastreamento SEO

O primeiro passo dos mecanismos de busca e classificação de SEO é encontrar os conteúdos. Alguns programas específicos, chamados de “crawler” tem objetivo de encontrar as novas páginas da web de forma periódica.

Eles também visitam páginas já existentes para analisar se algo foi alterado ou atualizado.

Estes mecanismos de busca também rastreiam novas páginas analisando links que já eram conhecidos. Por exemplo, se você tem um blog e tem uma nova postagem vinculada a página principal desse blog ele vai identificar este link vinculado.

Indexação para classificação SEO

A segunda etapa da busca é a indexação. Não basta criar um conteúdo e colocá-lo na web e não basta que o SEO saiba que ele existe, é preciso que seu conteúdo tenha relevância.

A indexação é quando o mecanismo de busca avaliar se vale a pena ou não incluir aquela página em seu índice. Aqueles que são selecionados são armazenados em um banco e podem ser recuperados rapidamente.

Em alguns casos o conteúdo é descartado, quando por exemplo é algo duplicado, de baixo valor ou com características de SPAM, a página inicial não oferecia domínio de entrada e assim por diante.

Classificação SEO

Na primeira etapa ele identifica, na segunda ele seleciona o que acha interessante, agora ele pega essa lista e classifica do mais para o menos relevante para o usuário de acordo com alguns critérios.

Os mecanismos de busca utilizam centenas de dados e sinais para a classificação do conteúdo, mas todos se baseiam em otimização técnica, otimização da página e dos links associados.

Alguns exemplos de sinais que os mecanismos de pesquisa usam para classificar o SEO as páginas da web são:

  • Uso de palavras chave: devem aparecer no título, ao longo do conteúdo, nos subtítulos.
  • Velocidade de carregamento: Velocidade de carregamento do conteúdo e compatibilidade com dispositivos mobile.
  • Reputação do site – Se a página da web e o site são considerados confiáveis para o tópico que está sendo pesquisado

Por isso o cuidado com o conteúdo é essencial para qualquer empresa que queira aumentar a sua conversão e aumentar sua posição nos mecanismos de busca e é por isso que o marketing de conteúdo ganha território.

Não basta apenas postar e não basta apenas ter conteúdo de qualidade. É preciso encontrar um meio termo.

É importante ter um conteúdo que agregue ao leitor e que possa entregar informações relevantes, mas também é preciso se preocupar com as técnicas de SEO para que possam te encontrar.

Refinar o material para melhorar o SEO é um trabalho constante e que precisa estar sempre sendo analisado pelo seu time.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Como lidar com clientes difíceis?

Lidar com clientes difíceis costuma fazer parte da rotina diária dos agentes de suporte ao cliente. A maioria de nós reagiria agressivamente se tivéssemos que falar com um cliente zangado ou autoritário. No entanto, é importante que os profissionais de suporte

Churn

O termo churn descreve a relação entre os clientes que não utilizam mais um serviço e o número de clientes totais de uma empresa. Como regra, a taxa churn está relacionada a um certo período de tempo. O resultado é um valor

Mínimo Produto Viável (MVP)

Você já ouviu falar sobre MVP? Esse conceito é extremamente importante para quem está pensando em começar um negócio ou até mesmo para empresas bem consolidadas, mas que querem lançar um novo produto ou mudar processos. Nem sempre acertamos de

Growth Hacking

O growth hacking é basicamente a aplicação de técnicas de marketing que podem ser aplicadas com poucos recursos visando expandir ou reter uma base de clientes e usuários do seu produto. O termo growth vem do inglês “crescer” e o hacking seria

Criar sites dá dinheiro?

Saudações a todos! Sejam bem-vindos a mais um conteúdo relevante. Aqui é Thiago Regis e neste texto, vamos explorar o intrigante mundo da criação de sites. Nos últimos tempos, minha dedicação tem sido direcionada a uma abordagem estratégica e orientada

O que um cachorro pode te ensinar sobre vendas

Seja persuasivo sem ser chato Sabe quando uma reportagem de TV mostra um conflito entre grupos, a violência está a solta, o clima é de tensão e passa um cachorro tranquilo e em paz lá no fundo? Os cães costumam ser bons de relacionamento. E