Pesquisar
Close this search box.

Proposta Única de Vendas

Sumário

Se destacar em qualquer ramo do mercado atualmente tem se tornando cada vez mais trabalhoso e difícil, em razão deste motivo, é importante que o seu negócio tenha uma proposta única de vendas.

No cenário atual, é imprescindível que os negócios tenham propostas diferentes uma das outras, afinal, se você é parecido com o concorrente, por que ele iria procurar você e não terceiro?

Diante dessa necessidade de se diferenciar dos concorrentes, ao final desse texto você
saberá o que é uma proposta única de vendas e como elaborar a sua para se destacar.

O que é uma proposta única de vendas afinal?

A proposta única de vendas que também é conhecida como ponto único de venda, unique selling proposition ou USP é o diferencial que sua empresa, marca, produto ou serviço tem a oferecer aos clientes diante das suas concorrentes.

Ou seja, ela é o que torna o seu produto vantajoso ao consumidor em decorrência das outras empresas, através de suas características técnicas especiais, seu design exclusivo, a inovação ou até mesmo a mensagem que ela transmite.

A proposta única de vendas é a razão pela qual as pessoas optam por sua marca e não a de terceiros e que costumam ser muito destacadas aos consumidores pelas empresas em suas campanhas de publicidade.

Características de proposta única de vendas eficiente

Para que uma proposta única de vendas seja eficiente é necessário que os
consumidores olhem para sua marca e a reconheça por conta da USP e para isso é
necessário que ela tenha 3 requisitos:
1. Exclusividade;
2. Relevância ao público-alvo; e,
3. Comprovação.

Exclusividade

A exclusividade em uma proposta única de vendas é muito importante, pois ela faz com que o cliente procure pela sua e não por serviços e marcas genéricas, o que aumenta a busca pelo seu.

Relevância

Para que sua marca se destaque entre as concorrentes, é necessário que ela tenha relevância ao seu público-alvo, ou seja, que seus consumidores principais saibam da importância que esse produto tem e o que ele pode oferecer a eles.

Comprovação

A comprovação está estritamente ligada a relevância da sua marca com o público, isto é, se seu produto promete resolver um problema “X” em sua campanha de marketing, é preciso que ele comprove que realmente pode atender essas expectativas.

Como criar a sua proposta única de vendas

1. Estude a sua concorrência:

Se você quer se destacar, é preciso primeiro estudar a concorrência e ver o que ela oferece aos consumidores e fazer diferente e mais eficiente.

2. Conheça seu público-alvo

Para conseguir solucionar os problemas de forma eficiente e diferente dos concorrentes, você precisa estudar seu público-alvo e entendê-lo, saber o que ele está procurando no mercado e não tem encontrado.

3. Seja direto, claro e objetivo

É necessário que sua proposta única de vendas seja direta, clara e objetiva, para que o consumidor identifique de forma correta o que você está oferecendo.

4. Seja excepcional

Se você pretende se destacar no mercado, a sua proposta única de vendas tem que ser criada para ser excepcional e excelente no que ela está oferecendo e em comparação aos concorrentes.

5. Pense como o cliente

Por fim, se coloque no lugar do seu público-alvo para analisar se você está atendendo suas expectativas e necessidades. Seguindo essas 5 dicas, você irá criar uma proposta única de vendas eficiente!

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Foco

Você sabe o que é o foco ou como ele pode ser aplicado ao design? Para explicar o foco e como ele impacta decisões é preciso analisar alguns princípios. Por exemplo, como uma pessoa entende e interpreta o que está ao seu

Psicologia das cores

A psicologia das cores observa como diferentes cores têm significados, conotações e efeitos psicológicos diversos entre as pessoas. E isso pode ser utilizado a favor dos negócios. A psicologia das cores envolve o uso da teoria das cores na aplicação prática de

CAC e LTV

Conhecer seu custo de aquisição de novos clientes pode ajudá-lo a determinar a eficácia de sua estratégia de aquisição de clientes. Além disso, o CAC é uma métrica significativa para potenciais investidores usarem para estimar a escalabilidade de sua empresa.

Linhas Editoriais

A elaboração de estratégias de conteúdo que serão postados em qualquer mídia social é de extrema importância, principalmente para alcançar o resultado desejado e por isso que as linhas editoriais são muito utilizadas atualmente. Quando falamos sobre uma empresa e sua marca,

Modelo de Negócios (Business Model Canvas)

Com o Modelo de negócios (Business Model Canvas), você pode te ruma visão completa dos itens essenciais para desenvolvimento, gerenciamento e manutenção de um produto. Usar a abordagem Business Model Canvas é uma ótima ferramenta para se concentrar nos elementos estrategicamente mais