Se destacar em qualquer ramo do mercado atualmente tem se tornando cada vez mais trabalhoso e difícil, em razão deste motivo, é importante que o seu negócio tenha uma proposta única de vendas.
No cenário atual, é imprescindível que os negócios tenham propostas diferentes uma das outras, afinal, se você é parecido com o concorrente, por que ele iria procurar você e não terceiro?
Diante dessa necessidade de se diferenciar dos concorrentes, ao final desse texto você
saberá o que é uma proposta única de vendas e como elaborar a sua para se destacar.
O que é uma proposta única de vendas afinal?
A proposta única de vendas que também é conhecida como ponto único de venda, unique selling proposition ou USP é o diferencial que sua empresa, marca, produto ou serviço tem a oferecer aos clientes diante das suas concorrentes.
Ou seja, ela é o que torna o seu produto vantajoso ao consumidor em decorrência das outras empresas, através de suas características técnicas especiais, seu design exclusivo, a inovação ou até mesmo a mensagem que ela transmite.
A proposta única de vendas é a razão pela qual as pessoas optam por sua marca e não a de terceiros e que costumam ser muito destacadas aos consumidores pelas empresas em suas campanhas de publicidade.
Características de proposta única de vendas eficiente
Para que uma proposta única de vendas seja eficiente é necessário que os
consumidores olhem para sua marca e a reconheça por conta da USP e para isso é
necessário que ela tenha 3 requisitos:
1. Exclusividade;
2. Relevância ao público-alvo; e,
3. Comprovação.
Exclusividade
A exclusividade em uma proposta única de vendas é muito importante, pois ela faz com que o cliente procure pela sua e não por serviços e marcas genéricas, o que aumenta a busca pelo seu.
Relevância
Para que sua marca se destaque entre as concorrentes, é necessário que ela tenha relevância ao seu público-alvo, ou seja, que seus consumidores principais saibam da importância que esse produto tem e o que ele pode oferecer a eles.
Comprovação
A comprovação está estritamente ligada a relevância da sua marca com o público, isto é, se seu produto promete resolver um problema “X” em sua campanha de marketing, é preciso que ele comprove que realmente pode atender essas expectativas.
Como criar a sua proposta única de vendas
1. Estude a sua concorrência:
Se você quer se destacar, é preciso primeiro estudar a concorrência e ver o que ela oferece aos consumidores e fazer diferente e mais eficiente.
2. Conheça seu público-alvo
Para conseguir solucionar os problemas de forma eficiente e diferente dos concorrentes, você precisa estudar seu público-alvo e entendê-lo, saber o que ele está procurando no mercado e não tem encontrado.
3. Seja direto, claro e objetivo
É necessário que sua proposta única de vendas seja direta, clara e objetiva, para que o consumidor identifique de forma correta o que você está oferecendo.
4. Seja excepcional
Se você pretende se destacar no mercado, a sua proposta única de vendas tem que ser criada para ser excepcional e excelente no que ela está oferecendo e em comparação aos concorrentes.
5. Pense como o cliente
Por fim, se coloque no lugar do seu público-alvo para analisar se você está atendendo suas expectativas e necessidades. Seguindo essas 5 dicas, você irá criar uma proposta única de vendas eficiente!