Pesquisar
Close this search box.

PDCA

Sumário

O ciclo PDCA é um modelo universal para otimizar a gestão da qualidade nas empresas. O ciclo prevê o processo de resolução de problemas em quatro etapas. O objetivo da aplicação a longo prazo do ciclo é criar uma base saudável para a gestão interna da qualidade da empresa.

O modelo PDCA remonta ao físico americano William Edwards Deming. Com o seu método, ele ainda hoje é considerado um importante pioneiro na gestão da qualidade para as pequenas e grandes empresas.

O que é o ciclo PDCA e como ele funciona?

O ciclo PDCA (Deming Cycle) é utilizado para otimizar a gestão interna da qualidade. Esse ciclo aborda o processo de resolução de problemas nas etapas “Planejar – Fazer – Checar – Agir”.

Após a Segunda Guerra Mundial, William Edwards Deming serviu como conselheiro econômico do comando do General MacArthur, que supervisionou a reconstrução da economia do Japão.

No decorrer dos esforços para transmitir uma atitude básica de sucesso aos gerentes japoneses, Deming usou o chamado ciclo PDCA – também conhecido como círculo de Deming – para tornar transparentes suas ideias de uma organização orientada para a melhoria.

Quais são as quatro fases do ciclo PDCA?

Planejar

Na primeira etapa, descreve-se o problema e a situação atual. As causas do problema são então discutidas e o estado alvo é derivado.

Além disso, são definidos números-chave para atingir a meta. Revise cuidadosamente as informações disponíveis.

Gerar ideias e desenvolver um plano de implementação sólido. Certifique-se de declarar seus critérios de sucesso e torná-los o mais mensuráveis ​​possível. Você voltará a isso mais tarde na fase de checar.

Fazer

Segue-se a fase de implementação. Agora todas as medidas necessárias para a realização do estado de destino são definidas e idealmente testadas em um pequeno projeto piloto.

Isso permite que você determine se as alterações propostas produzirão o resultado desejado com o mínimo de interrupção em outras operações.

Durante a implementação do projeto piloto, colete dados que mostrem se a mudança funcionou ou não. Você precisará desses dados na próxima fase.

Checar

Na terceira fase, ocorre uma avaliação. São avaliadas as experiências que as empresas fazem durante a implementação e os resultados alcançados.

Se necessário, é possível adaptar e realinhar as medidas, ou seja, retornar à fase de planejamento.

Agir

Na fase final do ciclo PDCA, os resultados são refletidos. Os processos aprimorados agora são padrão e devem ser implementados por todos os funcionários.

Ao mesmo tempo, é preciso continuar procurando maneiras de otimizar ainda mais o processo. Na fase agir, caso perceba que não atingiu o objetivo, o ciclo PDCA será executado novamente.

Quais são as quatro fases do ciclo PDCA?

É notável que o ciclo PDCA se presta a uma variedade de tópicos:

  • Melhoria de qualquer produto ou processo
  • Apoio na introdução de projetos de Total Quality Management (TQM) ou Seis Sigma
  • Experimentar diferentes soluções possíveis antes de serem implementadas em toda a linha
  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Introdução de novos processos de negócios
  • Aperfeiçoamento em Gestão de Fornecedores

Ao percorrer ciclicamente, experimentar e coletar conhecimento, economizam-se recursos, pois as ideias são testadas apenas em pequena escala, em vez de serem lançadas diretamente em grande escala.

Conclusões finais sobre o respectivo artigo

O ciclo PDCA descreve um processo iterativo no qual as ideias são planejadas, implementadas, analisadas e as medidas são derivadas. É particularmente adequado para novos desenvolvimentos e melhorias de produtos e processos.

Em vez de considerá-lo como sendo um método complicado para a implementação, é preciso avaliar esse sistema como uma maneira lógica de agir: se você quiser tentar algo novo, primeiro pense em um conceito, experimente, aprenda com ele e obtenha medidas. Lógico, certo?

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Softskill – Resolução de problemas

A resolução de problemas é um dos conceitos mais valorizados entre os empregadores. Depois de muita deliberação, funcionários competentes formam seu próprio julgamento e elaboram soluções de forma independente. Funcionários com essas características têm uma atitude positiva em relação aos desafios e

Pitch

A ideia de atrair investidores para os negócios soa interessante para todos os empresários, mas ainda que seja algo positivo, não é tão simples de se conseguir, por isso, é importante conhecer o que é o Pitch. Saber como convencer

Suporte ao cliente

O que realmente caracteriza um bom suporte ao cliente? O atendimento ideal ao cliente agora é obrigatório para todas as empresas bem administradas. Somente através da satisfação de clientes anteriores, muitos mais podem ser conquistados e os clientes existentes conseguem ser

Semiótica

A melhor forma de atrair o publico e criar uma conexão com ele é através de símbolos e representações que eles irão olhar, se conectar e captar a mensagem transmitida, e é nesse momento que a semiótica ajuda. Quando o assunto é