Pesquisar
Close this search box.

O poder das histórias

Sumário

Você tem ideia sobre o poder das histórias para o seu negócio? Se você nunca ouviu falar sobre storytelling ou simplesmente não pratica isso para aumentar o alcance do seu negócio, saiba que pode estar cometendo um erro.

Hoje em dia, o mercado consumidor tem diversas opções, muitas dessas opções com um bom custo x benefício, inclusive. Porém, uma das coisas que mais pesam na decisão é se identificar com a marca ou negócio.

Isso vale tanto para autônomos, quanto para grandes marcas. Histórias deixam marcas nas pessoas e quando são boas, ninguém esquece. É preciso aprender a usar isso ao seu favor.

E é exatamente isso que você vai aprender neste artigo. Entenda um pouco melhor sobre o poder das histórias.

O poder das histórias: o que é storytelling

O poder das histórias é evidente. As pessoas se conectam, se identificam e se emocionam com boas histórias.

Histórias envolventes fazem nos sentirmos um mix de sentimentos e tais sentimentos podem ser direcionados para um desfecho interessante, como uma compra.

Marcas e negócios que trazem uma carga emocional através das histórias têm maiores chances de ganhar o público, o qual já está cansado das mesmas estratégias de marketing e vendas, sempre muito frias.

No mercado, o termo técnico para isso é storytelling. É a técnica de usar o poder das histórias para fazer vendas ou qualquer outra conversão que deseja.

Como contar boas histórias

Contar boas histórias exige técnica. Você precisa de algo que seja realmente envolvente. Porém, além disso, deve ser inspirador. Uma boa história não apresenta somente coisas boas, ela traz as dificuldades, a vontade de desistir ou mudar de estratégia.

Uma boa história se desenrola entre vários altos e baixos, mas acaba bem, com uma mensagem inspiradora e que gere a empatia do público.

Supondo que você tenha escrito um e-book sobre autogestão e produtividade.

Um bom storytelling nesse caso é apresentar um problema, ou seja, mostrar que a sua vida era uma bagunça e que você não conseguia se organizar ou focar no trabalho.

Em determinado ponto de sua vida você resolveu mudar e apostar nas técnicas convencionais de organização e concentração, porém, nenhuma delas funcionou.

A falta de produtividade pode até mesmo ter levado você a perder um emprego. Mas, sem desistir, você começou – mesmo que sem intenção – a desenvolver um método a prova de falhas.

Hoje, utilizando seu próprio método, você é uma pessoa organizada e extremamente produtiva.

É preciso trazer em sua história que houve muitos tombos antes de conseguir efetivamente ficar em pé. O poder das histórias vai fazer com que o público se inspire e deseje ter o mesmo
desfecho que você. Resultado? Compraram o seu e-book.

É possível usar essa técnica em diferentes formatos a depender do seu negócio. Pense no seu público-alvo… o que gerará empatia entre eles? Use isso para envolvê-los.

Fidelize seus clientes

O Storytelling não ajuda somente no momento da compra ou conversão, também irá te ajudar muito a conseguir fidelizar os seus clientes.

A partir do momento que eles criam uma conexão com você e a sua história, darão preferência para consumir o que você tem a oferecer.

Além de aumentar o número de vendas, isso também te dá maior estabilidade e constância.

Pense em tudo o que foi dito aqui, pesquise em mais detalhes e exemplos de storytelling e monte a sua própria história. Use o poder das histórias a seu favor. Com certeza você terá bons resultados para o seu negócio e maior fidelização do seu público-alvo.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Falácias

Conquistar o coração e confiança do público-alvo da sua empresa é algo difícil de ser construído e que costuma levar tempo, por isso, é necessário tomar o maior cuidado na hora de realizar o seu marketing que ele não contenha

Customer Experience (CX)

Independente do produto, serviço ou empresa, cada interação é uma experiência para nós. Todas essas experiências são chamadas de Customer Experience e representam diretamente o sucesso do serviçoproduto. A experiência do cliente engloba e descreve todas as impressões que o cliente tem

Canvas de Vendas

O desafio envolvido no desenvolvimento de um procedimento de vendas que seja eficiente é enorme, e foi para isso que o canvas de vendas foi criado. Além de auxiliar na criação e nas organizações das vendas, o canvas exibe através

Gestão de Projetos

Perseguir um objetivo em equipe, resolver um problema ou concluir uma tarefa importante – isso requer uma boa gestão de projetos. Caso contrário, o caos ameaça em vez de resultados bem-sucedidos. As empresas reconhecem as vantagens do trabalho com projetos e

Mapa de Empatia

Conheça o que é um Mapa de Empatia e como ele pode ajudar as empresas a conhecerem seus clientes e direcionarem seus produtos e serviços para suas necessidades.