Pesquisar
Close this search box.

Gestão Empresarial

Sumário

O que se entende por gestão empresarial? Do ponto de vista corporativo, uma empresa é uma forma relativamente complexa de organização. É composto por várias áreas e o foco está sempre nas pessoas: trabalham, realizam diversas tarefas e estão expostas a diversas situações.

Os colaboradores quase sempre perseguem objetivos para o futuro da sua empresa – às vezes não os mesmos – porque os funcionários de uma empresa atuam separadamente devido à divisão do trabalho.

Isso tem vantagens, mas acarreta o risco de que grupos ou indivíduos dentro da organização se destaquem.

Qual é a definição de gestão empresarial?

gestão empresarial é o processo de gestão de uma empresa, com o qual uma firma é gerida de forma estruturada.

Essa gestão deve garantir que os objetivos corporativos definidos sejam alcançados por meio de planejamento, controle e processos. A gestão corporativa também é uma pessoa ou pessoas que administram uma empresa. É assim que esse termo é definido na administração de empresas.

Como exatamente uma empresa é gerenciada depende de seus objetivos individuais.

Para além da concretização dos objetivos e da organização, os protagonistas das empresas dão cada vez mais importância ao desenvolvimento a nível social, que inclui, por exemplo, a gestão dos colaboradores.

Isso é para garantir que os valores corporativos não sejam vividos apenas externamente, mas também internamente. A questão do compromisso ecológico e social tem ganhado cada vez mais destaque na gestão das empresas nos últimos anos.

Uma cultura corporativa ecológica e sustentável e melhores condições de trabalho promovem o ambiente de trabalho e a motivação a longo prazo.

Gestão corporativa complexa: Diferentes perspectivas formam um grande todo

gestão empresarial é uma área complexa. Embora uma empresa possa ser entendida como um sistema capaz de tomar decisões autônomas ou, pelo menos, parcialmente autônomas, não funciona sem pessoas. Segue-se que uma empresa designa uma espécie de sistema sociotécnico.

A classificação em uma abordagem institucional, funcional e orientada para o processo fornece uma visão geral inicial:

Institucional

Quem Lidera? Estes incluem proprietários-empresários, corporativos e assim por diante, mas inclui o grupo social de gerentes, que é criado especificamente para a gestão corporativa. Estes últimos são particularmente importantes tendo em vista o tamanho crescente e a crescente internacionalidade das empresas.

Funcional

Quais são os meios de liderança? A administração toma decisões que garantem a continuidade da existência da empresa. Para fazer isso, recursos, pessoal, mas também responsabilidade para com terceiros deve ser combinados de maneira orientada para o objetivo.

É assim que resulta em funções concretas que são coordenadas e controladas, incluindo finanças, produção, vendas e investimentos. Planejamento, gestão e controle são os meios habituais de escolha.

Orientado para o processo

Conforme decidido, não estão apenas sujeitos ao seu planejamento. A sorte e o acaso (emergência), bem como a intuição, desempenham um papel igualmente importante.

Portanto, é recomendável que a administração de empresas complemente a administração de negócios puramente teórico-econômica com áreas da ciência comportamental.

A gestão corporativa é complexa e requer uma equipe competente

gestão empresarial inclui muitos aspectos diferentes e os fundadores esperam tarefas complexas que possam dominar com uma equipe competente, as relações comerciais e os parceiros certos.

Em resumo, pode-se dizer que a gestão corporativa moderna consiste, por um lado, nas pessoas que dirigem e, por outro, nos objetivos da empresa, que devem ser claramente definidos em detalhes de antemão.

Devido à complexidade, não é recomendado e nem possível dominar todas as tarefas completamente. Muitas coisas evoluem com o tempo.

Cursos, seminários e outras oportunidades de treinamento ajudarão a entender melhor os aspectos do negócio.  A gestão financeira é uma parte importante. O foco está na liquidez da sua empresa.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Construção de Valor

Você já ouviu falar sobre construção de valor? Se você está começando com uma marca ou deseja melhorar os seus resultados apostando em marketing digital, saiba que entender esse conceito é primordial. Promover valor para a sua marca não é colocar

Gestão de Projetos

Perseguir um objetivo em equipe, resolver um problema ou concluir uma tarefa importante – isso requer uma boa gestão de projetos. Caso contrário, o caos ameaça em vez de resultados bem-sucedidos. As empresas reconhecem as vantagens do trabalho com projetos e

Notion

Você já ouviu falar sobre o Notion? Muitas pessoas nunca ouviram falar sobre esse aplicativo, mas ele é uma das ferramentas que podem solucionar a desorganização do seu dia a dia. Qualquer tipo de empresa ou até mesmo afazeres pessoais

Mínimo Produto Viável (MVP)

Você já ouviu falar sobre MVP? Esse conceito é extremamente importante para quem está pensando em começar um negócio ou até mesmo para empresas bem consolidadas, mas que querem lançar um novo produto ou mudar processos. Nem sempre acertamos de

Como o LTV impacta em seus Projetos Digitais?

LTV significa “Lifetime Value” ou “Valor Vitalício do Cliente”. É uma métrica utilizada em projetos digitais para avaliar o valor financeiro que um cliente traz ao longo do tempo enquanto se relaciona com um negócio. O LTV é calculado levando-se