Pesquisar
Close this search box.

Falácias

Sumário

Conquistar o coração e confiança do público-alvo da sua empresa é algo difícil de ser construído e que costuma levar tempo, por isso, é necessário tomar o maior cuidado na hora de realizar o seu marketing que ele não contenha falácias.

Sabemos que na hora de divulgar um produto, serviço e uma marca, a propaganda é um fator muito importante para que o cliente opte pelo seu e não pela concorrente, no
entanto, essas publicidades devem se atentar a verdade.

Neste artigo, vamos ensinar a você o que são falácias e como evitá-las na sua estratégia de marketing, fazendo com que seu consumidor confie ainda mais em sua empresa e você não tenha qualquer prejuízo.

Antes de tudo, você precisa entender o que são falácias, o seu conceito é simples, ela está no fato de fazer um raciocínio parece lógico e verdadeiro, contudo, dentro dele existe uma falha que o torna falho.

Isto é, as falácias são lógicas enganosas que as pessoas utilizam para fazer com que aquela fala/argumento soe verdadeiro, quando na verdade não é.

Qual é a relação das falácias no marketing?

Quem nunca viu uma propaganda ou até mesmo a descrição de um produto ou serviço que o induzia a concluir que ele servia para um propósito ou atingir um objetivo, quando no final descobriu que não era verdade?

Infelizmente, a utilização de falácias é uma forma muito comum de ludibriar o consumidor para que ele escolha aquela marca, em razão da argumentação que faz você acreditar que teria um resultado, mas não obteve, pois era falso.

Pois bem, é dessa forma que as falácias estão relacionadas ao marketing e embora em um primeiro momento ela consiga influenciar o consumidor, no final, apenas arruinará a marca que enganou o consumidor.

Por que não utilizar falácias na sua estratégia de marketing

A propaganda é um fator importante para a empresa e sabemos que algumas podem ser muito apelativas, no entanto, elas não podem dar uma ideia equivocada do produto ao seu consumidor.

Alguns dos principais motivos para você não a utilizar são:
– Perda de credibilidade no mercado com seu cliente;
– Possibilidade de ser processo pelo cliente por propaganda enganosa;
– Probabilidade de receber multa por utilização de propaganda enganosa pelos órgãos públicos;
– Perda de faturamento ante a perda de clientes e muito mais.

Tipos de falácias

Para que você não cometa qualquer falácias em sua campanha de marketing vamos
explicar os tipos que existem para ficar atento e não usar.

Argumentum ad verecundiam

Essa falácia utiliza como recurso a autoridade de alguém, consistindo em legitimar seu argumento na credibilidade que essa pessoa de “autoridade” dá àquele produto, marca ou serviço.

Essa forma é muito utilizada em propagandas que colocam “testemunhos” em suas campanhas, ou seja, você deve comprar referido perfume porque alguém famoso ama ele.

Nesse caso, a dica é tomar cuidado, para que caso você use o recurso de testemunho de uma autoridade famosa na sua marca, que ela seja verdade e não mentirosa.

Argumentum ad Populum

Essa recorre a um apelo ao povo, ou seja, sua conclusão visa um apelo emocional ao povo, argumentando que suposta marca, produto ou serviço seria bom porque muitas pessoas o aprovam.

O maior exemplo seria “9 a cada 10 dentistas recomendam”, frase muito usada por propagandas de pasta dental.

Esses são dois dos tipos de falácias muito utilizadas no marketing que devem ser evitadas, pois induzem o consumidor a erro, no entanto existem outros tipos. Procure mais e evite perder credibilidade junto ao seu público-alvo.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Linhas Editoriais

A elaboração de estratégias de conteúdo que serão postados em qualquer mídia social é de extrema importância, principalmente para alcançar o resultado desejado e por isso que as linhas editoriais são muito utilizadas atualmente. Quando falamos sobre uma empresa e sua marca,

Churn

O termo churn descreve a relação entre os clientes que não utilizam mais um serviço e o número de clientes totais de uma empresa. Como regra, a taxa churn está relacionada a um certo período de tempo. O resultado é um valor

Funil de Vendas

O funil de vendas, comumente chamado de pipeline, é um dos modelos estratégicos que mostram o trajeto do cliente, desde o seu primeiro contato até a finalização do negócio. É constituído por etapas e gatilhos, que tem como objetivo dar suporte

Pitch

A ideia de atrair investidores para os negócios soa interessante para todos os empresários, mas ainda que seja algo positivo, não é tão simples de se conseguir, por isso, é importante conhecer o que é o Pitch. Saber como convencer