Elaborar uma boa estratégia de conteúdo é fundamental para os empreendimentos e até pessoas que querem ter sucesso com qualquer divulgação, por isso ter conhecimento de como montá-lo é tão importante.
No dia a dia, somos invadidos por inúmeros conteúdos, principalmente nos decorrente de marketing digital feito em redes sociais e quanto mais eles são produzidos, seja por influenciadores digitais ou por empresas, mais elas são vistas.
Não é atoa que montar uma ótima estratégia de conteúdo é importante para a promoção da empresa, da marca, dos produtos, do serviço ou até mesmo de uma pessoa, sendo assim, iremos mostrar como elaborar uma da maneira correta.
O que é estratégia de conteúdo?
A estratégia de conteúdo é a obtenção de dados e informações relevantes e necessárias com o intuito de criação ações visando a qualidade de vida do cliente e um relacionamento entre ele e a marca/empresa.
Para isso, é feito uma apuração de dados sobre o mercado em que uma empresa atua como foco na persona (pessoa com quem você quer conversar) e perguntas que pode ser feitas por ela.
Posteriormente, é realizado o planejamento e criação do conteúdo que responderá esses questionamentos e desenvolverá um relacionamento com os consumidores.
Por que uma estratégia de conteúdo é importante?
A elaboração de uma estratégia de conteúdo é importante para empresa, pois é
através dela que são feitos os estudos necessários para apurar como construir uma
relação com o cliente e como realizar o marketing adequado a marca.
Sendo assim, ao criar uma estratégia de conteúdo da maneira correta, fará com que
a empresa ou marca tenha mais visibilidade como seus clientes, especialmente quando
é utilizado o marketing digital, gerando mais reconhecimentos e mais vendas.
Dicas para montar uma boa estratégia de conteúdo
Com o conhecimento sobre o que é estratégia de conteúdo e a sua importância, vamos dar 6 dicas de como montar uma que atinja os resultados esperados.
1. Defina um objetivo
O primeiro passo é definir qual é o objetivo que você quer para sua estratégia de conteúdo, isto é, qual é a situação em que sua empresa se encontra e o onde ela quer chegar com essa tática de conteúdo.
2. Conheça sua persona
Entenda quem para quem está sendo feito sua estratégia de conteúdo e quais são suas necessidades e dores, elabore um mapa de empatia para que você aborde táticas mais eficazes para essas pessoas.
3. Defina Indicadores-chave de performance
Para saber se a sua estratégia está funcionando, é informante estipular qual será o seus Indicadores-chave de performance (KPIs) para uma melhor mensuração de resultados, com sabe nos hábitos no consumo das suas peronas no conteúdo criado.
4. Planeje o conteúdo
Crie um cronograma específico para cada ação, com prazo para desenvolvimento dessas ações e de publicações, apurando qual o objetivo do conteúdo, bem como quando ele será divulgado.
5. Desenvolva e promova
Após planejar os conteúdos, bem como definir quando são utilizados, essa fase busca
colocar em pratica o seu cronograma, isto é, divulgue as ações em mídias sociais e em
Estratégia de Conteúdo 3 mecanismos de buscar para gerar um maior resultado.
6. Acompanhe e analise os resultados
Por fim, após criar a sua estratégia de conteúdo e divulgá-la, é necessário que você acompanhe os resultados e os análise, apurando se elas foram eficazes como se esperava ou se é necessário mudar a abordagem.
Seguindo essas dicas de estratégia de conteúdo, você será capaz de desenvolver uma que cumpra com o objetivo da sua empresa.