O design thinking surgiu com o objetivo original de ensinar os engenheiros a abordar os problemas de forma criativa, como os designers usualmente fazem e expandir as possibilidades destes profissionais.
O termo pode ser definido basicamente como um método ou processo para resolução de problemas complexos de forma centrada no usuário final. Mas afinal, como funciona na prática?
Como surgiu o design thinking
John E. Arnold era um professor de engenharia em Stanford e foi o pioneiro a escrever sobre o tema. Ele é o autor do livro “Engenharia Criativa”, que trouxe pela primeira vez os pilares do design thinking.
A base do design thinking é bem simples e permite encontrar em situações rotineiras, aquelas tão comuns no dia a dia que às vezes não damos tanta atenção, um olhar diferente e atento.
A partir daí pensar em soluções que sejam fora de senso comum e que possam facilitar a vida dos usuários.
Inicialmente aplicada no design e na publicidade, posteriormente na engenharia até chegar a gestão, o design thinking foi ganhando espaço no mercado, partindo do entendimento de que aspectos emocionais e cognitivos andam juntos na tomada de decisão e resolução de problemas.
Hoje o design thinking é aplicado em diversos segmentos de mercado, tomando o lugar da abordagem “fria” e distante apenas de números e dados estatísticos.
A observação do ambiente e a preferência por grupos de trabalhos multidisciplinares ganham mais relevância.
De fato, a contribuição é algo essencial no design thinking, afinal, em um time diverso ideias inovadoras tendem a ser mais comuns do que em um grupo homogêneo
O design thinking começou a evoluir como um “modo de pensar” nos campos da ciência e da engenharia de design em diversos setores, seja da indústria ou tecnologia.
Como o design thinking é utilizado na prática?
Empatia e o usuário no centro da solução
Um dos pontos fundamentais do design thinking é o desenvolvimento de soluções centradas no usuário e isso requer uma análise profunda e empática do problema enfrentado
As pessoas são o pilar da inovação e esta etapa demanda se colocar no lugar do usuário e criar um entendimento empático do problema a ser solucionado.
Colaboração
O design thinking é uma abordagem que encoraja a colaboração de euipe diversa e heterogenea, que normalmente não trabalham juntas. Um time multidisciplinar tem mais chances de pensar fora da caixa.
Ideação
Agora sim, partindo das ideias do tópico anterior vamos escolher a solução, experimentar, prototipar e apresentá-la para que o usuário possa dar os feedbacks de melhoria
O design thinking é uma abordagem que envolve melhoria contínua e questionamento constante, portanto é comum que os proecssos sejam revistos e que as soluções propostas sejam aprimoradas em diversas versoes.
Experimentação e interação
Agora sim, partindo das ideias do tópico anterior vamos escolher a solução, experimentar, prototipar e apresentá-la para que o usuário possa dar os feedbacks de melhoria
O design thinking é uma abordagem que envolve melhoria contínua e questionamento constante, portanto é comum que os proecssos sejam revistos e que as soluções propostas sejam aprimoradas em diversas versoes.
Um viés para a ação
O design thinking requer “mão na massa” e contato em campo com o seu cliente, ao invés de supor o problema e a solução ela é construida em conjunto com os interessados e com feedback constante ao longo do processo.
O foco é o problema do usuário e a sua solução de maneira mais efetiva possível em um contexto complexo.
Esperamos que este conteúdo sobre design thinking possa te ajudar a encarar novas formas de pensar em soluções no seu dia a dia.