Pesquisar
Close this search box.

Design Thinking

Sumário

design thinking surgiu com o objetivo original de ensinar os engenheiros a abordar os problemas de forma criativa, como os designers usualmente fazem e  expandir as possibilidades destes profissionais.

O termo pode ser definido basicamente como um método ou processo para resolução de problemas complexos de forma centrada no usuário final. Mas afinal, como funciona na prática?

Como surgiu o design thinking

John E. Arnold era um professor de engenharia em Stanford e foi o pioneiro a escrever sobre o tema. Ele é o autor do livro “Engenharia Criativa”, que trouxe pela primeira vez os pilares do design thinking.

A base do design thinking é bem simples e permite encontrar em situações rotineiras, aquelas tão comuns no dia a dia que às vezes não damos tanta atenção, um olhar diferente e atento.

A partir daí pensar em soluções que sejam fora de senso comum e que possam facilitar a vida dos usuários.

Inicialmente aplicada no design e na publicidade, posteriormente na engenharia até chegar a gestão, o design thinking foi ganhando espaço no mercado, partindo do entendimento de que aspectos emocionais e cognitivos andam juntos na tomada de decisão e resolução de problemas.

Hoje o design thinking é aplicado em diversos segmentos de mercado, tomando o lugar da abordagem “fria” e distante apenas de números e dados estatísticos.

A observação do ambiente e a preferência por grupos de trabalhos multidisciplinares ganham mais relevância.

De fato, a contribuição é algo essencial no design thinking, afinal, em um time diverso ideias inovadoras tendem a ser mais comuns do que em um grupo homogêneo

design thinking começou a evoluir como um “modo de pensar” nos campos da ciência e da engenharia de design em diversos setores, seja da indústria ou tecnologia.

Como o design thinking é utilizado na prática?

Empatia e o usuário no centro da solução

Um dos pontos fundamentais do design thinking é o desenvolvimento de soluções centradas no usuário e isso requer uma análise profunda e empática do problema enfrentado

As pessoas são o pilar da inovação e esta etapa demanda se colocar no lugar do usuário e criar um entendimento empático do problema a ser solucionado.

Colaboração

design thinking é uma abordagem que encoraja a colaboração de euipe diversa e heterogenea, que normalmente não trabalham juntas. Um time multidisciplinar tem mais chances de pensar fora da caixa.

Ideação

Agora sim, partindo das ideias do tópico anterior vamos escolher a solução, experimentar, prototipar e apresentá-la para que o usuário possa dar os feedbacks de melhoria

design thinking é uma abordagem que envolve melhoria contínua e questionamento constante, portanto é comum que os proecssos sejam revistos e que as soluções propostas sejam aprimoradas em diversas versoes.

Experimentação e interação

Agora sim, partindo das ideias do tópico anterior vamos escolher a solução, experimentar, prototipar e apresentá-la para que o usuário possa dar os feedbacks de melhoria

design thinking é uma abordagem que envolve melhoria contínua e questionamento constante, portanto é comum que os proecssos sejam revistos e que as soluções propostas sejam aprimoradas em diversas versoes.

Um viés para a ação

design thinking requer “mão na massa” e contato em campo com o seu cliente, ao invés de supor o problema e a solução ela é construida em conjunto com os interessados e com feedback constante ao longo do processo.

O foco é o problema do usuário e a sua solução de maneira mais efetiva possível em um contexto complexo.

Esperamos que este conteúdo sobre design thinking possa te ajudar a encarar novas formas de pensar em soluções no seu dia a dia.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Comportamento Empreendedor

Você sabe o que é comportamento empreendedor ou como isso pode te ajudar a crescer no mercado de trabalho? Muitos pensam que é uma característica intrínseca, mas, na verdade, é algo adquirido com técnicas e estudos. É claro que existem

PDCA

O ciclo PDCA é um modelo universal para otimizar a gestão da qualidade nas empresas. O ciclo prevê o processo de resolução de problemas em quatro etapas. O objetivo da aplicação a longo prazo do ciclo é criar uma base saudável para

Mapa de Empatia

Conheça o que é um Mapa de Empatia e como ele pode ajudar as empresas a conhecerem seus clientes e direcionarem seus produtos e serviços para suas necessidades.

Sucesso do cliente (CS)

O sucesso do cliente (Customer Success) está se tornando cada vez mais importante para as empresas. Afinal, os produtos e serviços não devem mais apenas satisfazer os clientes, mas também torná-los mais bem-sucedidos, ou seja, oferecer valor agregado. Como as empresas atingem

Imagem pessoal: Aliada do Empreendedor Digital

Quando você se veste bem, não está apenas se preocupando com a sua aparência. Você também está passando uma mensagem de respeito por si e pelos outros. Você está demonstrando que leva a sério a situação e busca dar o