Pesquisar
Close this search box.

Criar Personas Funciona?

Sumário

Segmentar os clientes com precisão não é uma tarefa fácil. É preciso perspicácia empresarial para atrair e convencer o cliente certo a adotar seu produto ou serviço. A solução está em criar personas de clientes.

Elas permitem que suas equipes conheçam seus clientes em um nível mais profundo, o que ajuda a melhorar as taxas de conversão, marketing até suporte ao cliente e serviço de pós-venda.

Personas são um bloco de construção importante para expandir com sucesso sua base de clientes/usuários e entender com quem você está falando e quais motivações vão levá-lo a seu negócio.

Como criar personas de clientes?

Ao criar personas de clientes você tem a representação daquelas pessoas que podem se tornar clientes de longo prazo. Pense na persona do cliente como uma folha de dicas.

Uma página rápida que você pode usar para ajustar as decisões de negócios que afetam os clientes. A melhor parte é que uma boa persona de cliente fornecerá dados significativos sobre seus clientes-alvo que você deseja 

Dito isso, existem algumas especificidades atendem a qualquer setor quando se trata de mapear as personas de maneira eficaz. Veja alguns pontos essenciais a serem mapeados:

  • Nome: pode ser real ou pode ser um identificador descritivo fictício como “Julia, a estagiaria de economia”
  • Imagem: é muito indicado inserir imagem e dar ao cliente um rosto. Aqui os bancos de imagem funcionam muito bem, mas evite ao máximo incluir o rosto de pessoas conhecidas como famosos ou familiares pois podem incutir uma suposição prévia.
  • Uma frase característica ou lema: Da mesma forma que a imagem, gera uma proximidade e faz parecer mais real.
  • Biografia: Aqui vale traçar brevemente a história da pessoa, também com o intuito de humaniza-la e aproximar da realidade. Quais os sonhos, como foi a infância, principais dificuldades, etc
  • Demografia: Neste ponto só valem dados reais. Qual a idade média, renda, escolaridade, estado civil, localização, entre outros dados que possam ser relevantes.
  • Personalidade: É impaciente? tem facilidade com tecnologia? É averso a mudanças? Isso te ajuda a mapear as tendências em certos nichos de mercado.
  • Motivação: o que motivaria essa pessoa a comprar seu produto?

As personas são inteiramente adaptadas pare o SEU negócio e a lista anterior é apenas uma parte das características que podem ser interessantes para o seu empreendimento.

Até aqui falamos sobre criar personas para o cliente perfeito, mas também é importante falar da persona negativa, pois eles trazem aquele que estaria menos disposto a investir no seu produto.

Personas Negativas

Basicamente, eles são opostos polares de sua persona de comprador ideal. Por mais estranho que pareça, qualquer segmento demográfico para o qual você não gostaria de vender seu produto ou serviço.

Isso inclui clientes em potencial que fizeram parte do processo de vendas quase até o final, mas não fecharam, bandeiras vermelhas mostradas por clientes problemáticos ou clientes que não foram lucrativos para o seu negócio.

Criar personas negativas é importante, pois permite que você se concentre em leads de melhor qualidade que fazem parte de sua persona original do comprador e pode otimizar a estratégia de marketing e prospecção.

Não se esqueça de que a maior força de uma persona é apresentar os dados do usuário de uma maneira mais compreensível, através das lentes de um único cliente.

“É mais fácil vender para um cliente do que para um milhão” criar personas funciona porque cria uma única “pessoa” que representa o todo e ajuda a direcionar seu olhar.

O objetivo subjacente ao longo de todo o processo para criar personas de usuário ou comprador é fazer com que elas incorporem os pontos fortes proeminentes de seus principais grupos de clientes.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Criatividade

Você sabe o quanto a criatividade é importante para que o seu negócio deslanche no mercado? Com uma concorrência extremamente acirrada, você precisa trazer bons diferenciais para conseguir o devido destaque dentre eles. Muitos pensam que ser criativo é algo

Comportamento Empreendedor

Você sabe o que é comportamento empreendedor ou como isso pode te ajudar a crescer no mercado de trabalho? Muitos pensam que é uma característica intrínseca, mas, na verdade, é algo adquirido com técnicas e estudos. É claro que existem

Como falar bem em vídeos

Muitas pessoas têm medo de falar em público e quando ouvem que estão sendo filmadas, o medo aumenta. Mas afinal, como falar bem em vídeos? Como desenvolver essa habilidade? Felizmente, falar para a câmera pode ser feito com sucesso seguindo algumas

Branding e Inteligência Artificial

Vários são os produtos e serviços ofertados no mercado. Quantos anúncios de curso você viu somente hoje? Quantas marcas você vê em uma simples ida ao supermercado? O que faz você escolher uma marca em detrimento de tantas? Marca: Uma

O poder das histórias

Você tem ideia sobre o poder das histórias para o seu negócio? Se você nunca ouviu falar sobre storytelling ou simplesmente não pratica isso para aumentar o alcance do seu negócio, saiba que pode estar cometendo um erro. Hoje em

Semiótica

A melhor forma de atrair o publico e criar uma conexão com ele é através de símbolos e representações que eles irão olhar, se conectar e captar a mensagem transmitida, e é nesse momento que a semiótica ajuda. Quando o assunto é