Pesquisar
Close this search box.

Comportamento Empreendedor

Sumário

Você sabe o que é comportamento empreendedor ou como isso pode te ajudar a crescer no mercado de trabalho? Muitos pensam que é uma característica intrínseca, mas, na verdade, é algo adquirido com técnicas e estudos.

É claro que existem pessoas que crescem sendo mais instigadas a serem visionárias e, por isso, têm maior facilidade em encontrar oportunidades. Entretanto, qualquer um pode desenvolver esse “que” de empreendedor.

Neste artigo você vai entender um pouco melhor sobre o que se trata o tal comportamento empreendedor e como isso pode ajudar o seu negócio. Vamos lá?

Comportamento Empreendedor: O que é empreender

Antes de saber mais sobre o comportamento empreendedor é importante entender o que é, de fato, empreender.

Obviamente, o termo tem diversos significados, os quais variam de acordo com as experiências e motivações de cada indivíduo.

Alguns definem empreender como gerir um negócio ou começar um negócio do zero, para outros, é uma questão de contribuir com a evolução da sociedade.

Outros dizem que é algo relacionado com a forma com que você trabalha, buscando assumir riscos, ser líder, definir processos e assim por diante.

Não há resposta certa ou errada sobre isso, mas é importante entender que empreender se trata de identificar oportunidades, trazendo soluções para a resolução de problemas.

O que é o Comportamento Empreendedor

Mas, afinal de contas, o que é o comportamento empreendedor? De modo geral podemos dizer que é um conjunto de habilidades e competências importantes para aumentar as chances de sucesso no seu empreendimento ou projeto.

Ou seja, uma pessoa que possui um comportamento empreendedor sabe avaliar os cenários de modo a encontrar oportunidades.

Considerando que oportunidades, nesses casos, é a identificação de problemas que podem ser resolvidos com algum produto ou serviço, ser empreendedor é conseguir ter essa visão do todo.

É saber avaliar esse cenário e desenhar caminhos que possam ser seguidos pela empresa.

Ao mesmo tempo em que é um comportamento extremamente analítico, também é preciso ter as soft skills para entender onde se encontram as verdadeiras oportunidades e como lidar com elas.

Como desenvolver um Comportamento Empreendedor

Logo no início desse artigo falamos que é possível desenvolver um comportamento empreendedor e, de fato, isso é verdade.

O primeiro passo é você entender o conceito, tanto a teoria quanto a prática. Há, inclusive, cursos que tratam sobre o assunto para que você desenvolva as oportunidades.

Uma boa atividade para você ter um comportamento tendendo para um lado mais empreendedor é começar a observar mais as situações, buscar oportunidades, soluções, ou seja, começar a tentar resolver os problemas – mesmo que os mais simples.

É importante ter uma visão panorâmica sobre o seu nicho e sempre, SEMPRE estudar o mercado. A partir disso você consegue avaliar se pode ou não dar certo.

O comportamento empreendedor é algo que você aprende com o tempo, mas é preciso dedicação, afinal, não é um “dom”, como as pessoas costumam achar.

Benefícios de uma mente empreendedora

Ter um comportamento empreendedor traz diversos benefícios para a sua empresa.

O primeiro deles é a questão do diferencial. Pessoas empreendedoras sabem encontrar as melhores oportunidades, mesmo onde não costumam ver potencial algum.

Elas também têm uma visão melhor do processo, encontrando formas de otimizar os procedimentos de modo geral.

Também costumam ser pessoas mais abertas às ideias, o que é ótimo para um bom network com outros do nicho.

Enfim, o comportamento empreendedor não é um dom e você pode instigá-lo no seu negócio. Tudo é aprendido no meio corporativo, basta você se dedicar e consumir omaterial correto.

Quem chega primeiro bebe água limpa!

Receba em primeira mão nossos conteúdos e atualizações sobre sites, marketing digital, elementor e mais!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Picture of Nathalia Wilke

Nathalia Wilke

Nathalia é uma profissional criativa, que ama pesquisar, escrever, conhecer as histórias dos empreendedores e negócios. Possui experiência relevante em atendimento do cliente, empreende no mercado digital desde 2017, é estrategista digital e especializou em comunicação para processos de vendas.

Ele criou um modelo de recorrência que permitiu receber mais de R$ 8.000,00 todos os meses, através da criação de sites, fazendo praticamente nada...

Para você que quer empreender através da criação de sites.

Um documento a prova de falhas para você fazer o briefing de criação de sites IDEAL para seu projeto!

Veja Também

Os 6 chapéus (Edward Bono)

No momento em que se procura a resolução de um problema, seja em uma reunião ou quaisquer situações que é necessário alcançar um senso comum, são muitas as opiniões que divergem uma das outras. Neste momento entra os 6 chapéus (Edward

Marca

Você realmente sabe o que é uma marca? O nome é realmente muito familiar em nosso dia a dia, mas tenho certeza de que poucas foram as vezes que você parou para refletir sobre ele. Se você está começando o seu

Canvas de Vendas

O desafio envolvido no desenvolvimento de um procedimento de vendas que seja eficiente é enorme, e foi para isso que o canvas de vendas foi criado. Além de auxiliar na criação e nas organizações das vendas, o canvas exibe através

Outbound Marketing

Imagine um mundo onde a sua empresa é uma estrela brilhante no céu da indústria. O seu negócio cresce a cada dia, e sua marca é conhecida e admirada por todos. Isso é possível com o poder do outbound marketing. Como

O que um cachorro pode te ensinar sobre vendas

Seja persuasivo sem ser chato Sabe quando uma reportagem de TV mostra um conflito entre grupos, a violência está a solta, o clima é de tensão e passa um cachorro tranquilo e em paz lá no fundo? Os cães costumam ser bons de relacionamento. E